Aumento da competição no varejo e seu impacto na indústria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13072 |
Resumo: | Durante muito tempo as indústrias, principalmente as detentoras de marcas fortes e com atuação multinacional, impuseram suas condições aos varejistas que eram, em sua maioria, pequenas empresas com atuação regional. Em pesquisa realizada com dez executivos das áreas de marketing, trade marketing e vendas de fabricantes com faturamento acima de 100 milhões de reais por ano, detectou-se que recentes mudanças verificadas no varejo, como a globalização de supermercados, a consolidação das redes supermercadistas, o fortalecimento de marcas próprias, a expansão de novos formatos varejistas, a organização de centrais de negócios, a concorrência entre varejos de for-matos distintos e o varejo on-line, inverteram essa relação de força. Pressionadas pelos varejistas, agora mais fortes, as indústrias estão tendo queda em seus resultados. Com o objetivo de reverter essa situação, o marketing mix está sendo revisto, para torná-lo mais adequado à necessidade dos varejistas, com produtos e preços confeccionados por canal de distribuição e maiores investimentos em trade marketing. As estruturas dos fabricantes também sofreram alterações, com destaque para realização da pesquisa, foram entrevistados, no primeiro semestre de 2006, 20 executivos das áreas de marketing, trade marketing e vendas de fabricantes com faturamento acima de 100 milhões de reais por ano. Essas indústrias foram escolhidas por serem maiores e, supostamente, disporem de recursos humanos e financeiros necessários para enfrentar as mudanças. Foi utilizado um questionário semi-estruturado, com roteiro preestabelecido e testado, que investigou as transformações ocorridas, sua interferência no resultado industrial, os impactos nas estratégias de marketing e as modificações na estrutura de marketing e de vendas. |
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Aumento da competição no varejo e seu impacto na indústriaIncrease of retail competition and its impact in the industryCompetição. Indústria. Varejo.Competition. Industry. Retail.Durante muito tempo as indústrias, principalmente as detentoras de marcas fortes e com atuação multinacional, impuseram suas condições aos varejistas que eram, em sua maioria, pequenas empresas com atuação regional. Em pesquisa realizada com dez executivos das áreas de marketing, trade marketing e vendas de fabricantes com faturamento acima de 100 milhões de reais por ano, detectou-se que recentes mudanças verificadas no varejo, como a globalização de supermercados, a consolidação das redes supermercadistas, o fortalecimento de marcas próprias, a expansão de novos formatos varejistas, a organização de centrais de negócios, a concorrência entre varejos de for-matos distintos e o varejo on-line, inverteram essa relação de força. Pressionadas pelos varejistas, agora mais fortes, as indústrias estão tendo queda em seus resultados. Com o objetivo de reverter essa situação, o marketing mix está sendo revisto, para torná-lo mais adequado à necessidade dos varejistas, com produtos e preços confeccionados por canal de distribuição e maiores investimentos em trade marketing. As estruturas dos fabricantes também sofreram alterações, com destaque para realização da pesquisa, foram entrevistados, no primeiro semestre de 2006, 20 executivos das áreas de marketing, trade marketing e vendas de fabricantes com faturamento acima de 100 milhões de reais por ano. Essas indústrias foram escolhidas por serem maiores e, supostamente, disporem de recursos humanos e financeiros necessários para enfrentar as mudanças. Foi utilizado um questionário semi-estruturado, com roteiro preestabelecido e testado, que investigou as transformações ocorridas, sua interferência no resultado industrial, os impactos nas estratégias de marketing e as modificações na estrutura de marketing e de vendas.For a long time, the industries were stronger than retailers, due to its strong brands and multinational range, while retailers were small national companies. A research made with ten executives from the industries showed that in recent years this situation has changed. Pressured for the retailers, now stronger, the industries are having fall in its results. In order to improve this situation, industries reviewed the marketing mix, customizing it to retailers needs. Products and prices were developed for each channel and trade marketing investments increased its values. Organizational structure was adapted to this approach, and industries implemented trade marketing.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2007-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1307210.5585/ijsm.v5i2.135Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 101-108Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 101-1082176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13072/6523Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, RodrigoSilva, Antonio Vitorino da2019-09-20T13:39:59Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/13072Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:39:59Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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