Social Representations of the Media on Celebrity-Manager's Performance in an Unsuccesful Merger Strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Singh, Ananda Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oviedo, Ana Beatriz Murillo, Borges, Jacquelaine Florindo, Junqueira, Murilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16198
Resumo: Objetivo do estudo: Analisar como se configuram as representações sociais da mídia acerca de um gestor-celebridade antes, durante e depois do processo de tentativa malsucedida de uma fusão. A pesquisa foi fundamentada nos estudos sobre gestores-celebridades, gestor- estrategista e processos de fusões e aquisições, representações sociais e a mídia. Metodologia/abordagem: Técnicas de pesquisa da mídia, pesquisa em internet e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta de reportagens publicadas pela mídia. A partir de uma abordagem qualitativa e longitudinal, foi conduzida a análise temática de conteúdo dessas reportagens. Originalidade/Relevância: Não foram evidenciados estudos contemplando a forma que as representações sociais se desenvolvem antes, durante e depois de um processo de fusão. Principais resultados: Esta pesquisa mostrou que as representações do gestor-celebridade Abilio Diniz construídas pela mídia antes, durante e após o processo de tentativa malsucedida de fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour mudaram ao longo do processo. Contribuições teóricas/metodológicas: Uma abordagem da psicossociologia sobre papéis e comportamentos de gestores-celebridades abre a possibilidade de estudos tanto da dimensão simbólica, quanto histórica, cultural e política dos arquétipos que orientam a liderança estratégica. Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa mostrou a natureza dinâmica e coletiva das representações sociais do gestor-celebridade na mídia, representações que guiam os participantes e orientam as ações e práticas dos próprios gestores em processos de fusão e aquisição. 
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spelling Social Representations of the Media on Celebrity-Manager's Performance in an Unsuccesful Merger StrategyRepresentações Sociais da Mídia sobre a Atuação de um Gestor-Celebridade em uma Estratégia Malsucedida de Fusãoestratégia; estrategistaEstrategista; Fusões e aquisições; Gestor-celebridade; Representações sociaisObjetivo do estudo: Analisar como se configuram as representações sociais da mídia acerca de um gestor-celebridade antes, durante e depois do processo de tentativa malsucedida de uma fusão. A pesquisa foi fundamentada nos estudos sobre gestores-celebridades, gestor- estrategista e processos de fusões e aquisições, representações sociais e a mídia. Metodologia/abordagem: Técnicas de pesquisa da mídia, pesquisa em internet e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta de reportagens publicadas pela mídia. A partir de uma abordagem qualitativa e longitudinal, foi conduzida a análise temática de conteúdo dessas reportagens. Originalidade/Relevância: Não foram evidenciados estudos contemplando a forma que as representações sociais se desenvolvem antes, durante e depois de um processo de fusão. Principais resultados: Esta pesquisa mostrou que as representações do gestor-celebridade Abilio Diniz construídas pela mídia antes, durante e após o processo de tentativa malsucedida de fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour mudaram ao longo do processo. Contribuições teóricas/metodológicas: Uma abordagem da psicossociologia sobre papéis e comportamentos de gestores-celebridades abre a possibilidade de estudos tanto da dimensão simbólica, quanto histórica, cultural e política dos arquétipos que orientam a liderança estratégica. Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa mostrou a natureza dinâmica e coletiva das representações sociais do gestor-celebridade na mídia, representações que guiam os participantes e orientam as ações e práticas dos próprios gestores em processos de fusão e aquisição. Purpose: To analyze how the social representations of the media about a celebrity manager are configured before, during and after the process of an unsuccessful merger attempt. The research was based on studies on celebrity managers, strategist managers and merger and acquisition processes, social representations and the media.Methodology / approach: Techniques of media research, internet research and documentary research were used to collect reports published by the media. From a qualitative and longitudinal approach, we performed a thematic analysis of the content of these reports.Originality / Relevance: No studies were found addressing the way social representations develop before, during and after a merger process.Results: This research showed that representations of celebrity manager Abilio Diniz, built by the media before, during and after the process of an unsuccessful attempt to merge Pão de Açúcar with Carrefour, changed throughout the process.Theoretical / methodological contributions: A psychosociology approach to the roles and behaviors of celebrity managers opens the possibility of studying both the symbolic, historical, cultural and political dimensions of the archetypes that guide strategic leadership. Social / managerial contributions: The research showed the dynamic and collective nature of the celebrity manager's social representations in the media, which guide participants and the managers' own actions and practices in merger and acquisition processes.Universidade Nove de Julho - UNINOVESingh, Ananda SilvaOviedo, Ana Beatriz MurilloBorges, Jacquelaine FlorindoJunqueira, Murilo2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1619810.5585/riae.v18i4.16198Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 4 (2019): oct./dec.; 556-575Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 4 (2019): oct./dec.; 556-5752176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16198/7828Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T14:58:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16198Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T14:58:11Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
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