Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia |
Texto Completo: | https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/699 |
Resumo: | Partindo dos modelos de atuação dos pesquisadores no campo da Arqueologia Pública, identificados por Cornellius Holtorf e associados às premissas da Teoria de Educação e Trabalho Docente Conscientizador, cunhada por Paulo Freire, este artigo apresenta resultados do trabalho desenvolvido em sete projetos de Educação Patrimonial, entre 2009 e 2018, elaborados no âmbito do licenciamento ambiental. Foram consideradas informações relativas ao público envolvido, à contribuição das atividades para a construção do conhecimento, reconhecimento e apropriação do patrimônio, através da observação de quatro aspectos: categorias dos projetos, região geográfica onde o projeto foi realizado, transição entre público-alvo e público participante, e metodologia de realização. |
id |
SAB-1_7a4031152ef8e0c08ac61250b02d6965 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.sabnet.org:article/699 |
network_acronym_str |
SAB-1 |
network_name_str |
Revista de Arqueologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimentoEducação PatrimonialArqueologia PúblicaRede de ConhecimentosPartindo dos modelos de atuação dos pesquisadores no campo da Arqueologia Pública, identificados por Cornellius Holtorf e associados às premissas da Teoria de Educação e Trabalho Docente Conscientizador, cunhada por Paulo Freire, este artigo apresenta resultados do trabalho desenvolvido em sete projetos de Educação Patrimonial, entre 2009 e 2018, elaborados no âmbito do licenciamento ambiental. Foram consideradas informações relativas ao público envolvido, à contribuição das atividades para a construção do conhecimento, reconhecimento e apropriação do patrimônio, através da observação de quatro aspectos: categorias dos projetos, região geográfica onde o projeto foi realizado, transição entre público-alvo e público participante, e metodologia de realização.Sociedade de Arqueologia Brasileira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/69910.24885/sab.v32i2.699Revista de Arqueologia; Vol. 32 No. 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255Revista de Arqueologia; Vol. 32 Núm. 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255Revista de Arqueologia; Vol. 32 No 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255Revista de Arqueologia; v. 32 n. 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-2551982-19990102-042010.24885/sab.v32i2reponame:Revista de Arqueologiainstname:Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)instacron:SABporhttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/699/70Copyright (c) 2019 Cilcair Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Cilcair2021-02-03T17:02:56Zoai:ojs2.revista.sabnet.org:article/699Revistahttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sabPUBhttps://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/oairevistadearqueologia@gmail.com || revistasab.ojs@gmail.com1982-19990102-0420opendoar:2021-02-03T17:02:56Revista de Arqueologia - Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
title |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
spellingShingle |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento Andrade, Cilcair Educação Patrimonial Arqueologia Pública Rede de Conhecimentos |
title_short |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
title_full |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
title_fullStr |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
title_sort |
Educação Patrimonial em Arqueologia: a dinâmica das práticas evidenciando redes de conhecimento |
author |
Andrade, Cilcair |
author_facet |
Andrade, Cilcair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cilcair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial Arqueologia Pública Rede de Conhecimentos |
topic |
Educação Patrimonial Arqueologia Pública Rede de Conhecimentos |
description |
Partindo dos modelos de atuação dos pesquisadores no campo da Arqueologia Pública, identificados por Cornellius Holtorf e associados às premissas da Teoria de Educação e Trabalho Docente Conscientizador, cunhada por Paulo Freire, este artigo apresenta resultados do trabalho desenvolvido em sete projetos de Educação Patrimonial, entre 2009 e 2018, elaborados no âmbito do licenciamento ambiental. Foram consideradas informações relativas ao público envolvido, à contribuição das atividades para a construção do conhecimento, reconhecimento e apropriação do patrimônio, através da observação de quatro aspectos: categorias dos projetos, região geográfica onde o projeto foi realizado, transição entre público-alvo e público participante, e metodologia de realização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/699 10.24885/sab.v32i2.699 |
url |
https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/699 |
identifier_str_mv |
10.24885/sab.v32i2.699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/699/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cilcair Andrade https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cilcair Andrade https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Arqueologia Brasileira |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Arqueologia Brasileira |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Arqueologia; Vol. 32 No. 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255 Revista de Arqueologia; Vol. 32 Núm. 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255 Revista de Arqueologia; Vol. 32 No 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255 Revista de Arqueologia; v. 32 n. 2 (2019): Museu Nacional (volume 1); 239-255 1982-1999 0102-0420 10.24885/sab.v32i2 reponame:Revista de Arqueologia instname:Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) instacron:SAB |
instname_str |
Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) |
instacron_str |
SAB |
institution |
SAB |
reponame_str |
Revista de Arqueologia |
collection |
Revista de Arqueologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Arqueologia - Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadearqueologia@gmail.com || revistasab.ojs@gmail.com |
_version_ |
1754639282410094592 |