Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/111 |
Resumo: | O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani. |
id |
SANT_54b3a80bfc48b1ca4cd720c5a912748a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/111 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:70370567072http://lattes.cnpq.br/7592948395261222Oliveira, Liliane Soares de2015-02-04T21:22:10Z2008-03-132007-12-18OLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/111O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducaçãoeducação físicacurrículocomponente curricularidentidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLiliane Oliveira.pdfapplication/pdf1628280https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/1/Liliane%20Oliveira.pdf3cc5f013ad0ce2e4f42b80e7a8f02b2fMD51TEXTLiliane Oliveira.pdf.txtLiliane Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain463760https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/2/Liliane%20Oliveira.pdf.txt4a36af5b306223e05b1b3692aff289abMD52THUMBNAILLiliane Oliveira.pdf.jpgLiliane Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/3/Liliane%20Oliveira.pdf.jpg441d9956d482b84a42d71d891707933bMD53tede/1112021-10-04 18:28:11.0oai:tede.unisantos.br:tede/111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
title |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
spellingShingle |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP Oliveira, Liliane Soares de educação educação física currículo componente curricular identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
title_full |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
title_fullStr |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
title_full_unstemmed |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
title_sort |
Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP |
author |
Oliveira, Liliane Soares de |
author_facet |
Oliveira, Liliane Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37785664820 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:70370567072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7592948395261222 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Liliane Soares de |
contributor_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação educação física currículo componente curricular identidade |
topic |
educação educação física currículo componente curricular identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-03-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/111 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/1/Liliane%20Oliveira.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/2/Liliane%20Oliveira.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/3/Liliane%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cc5f013ad0ce2e4f42b80e7a8f02b2f 4a36af5b306223e05b1b3692aff289ab 441d9956d482b84a42d71d891707933b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587441414144 |