Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liliane Soares de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/111
Resumo: O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani.
id SANT_54b3a80bfc48b1ca4cd720c5a912748a
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/111
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:70370567072http://lattes.cnpq.br/7592948395261222Oliveira, Liliane Soares de2015-02-04T21:22:10Z2008-03-132007-12-18OLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/111O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducaçãoeducação físicacurrículocomponente curricularidentidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLiliane Oliveira.pdfapplication/pdf1628280https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/1/Liliane%20Oliveira.pdf3cc5f013ad0ce2e4f42b80e7a8f02b2fMD51TEXTLiliane Oliveira.pdf.txtLiliane Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain463760https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/2/Liliane%20Oliveira.pdf.txt4a36af5b306223e05b1b3692aff289abMD52THUMBNAILLiliane Oliveira.pdf.jpgLiliane Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/3/Liliane%20Oliveira.pdf.jpg441d9956d482b84a42d71d891707933bMD53tede/1112021-10-04 18:28:11.0oai:tede.unisantos.br:tede/111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
title Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
spellingShingle Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
Oliveira, Liliane Soares de
educação
educação física
currículo
componente curricular
identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
title_full Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
title_fullStr Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
title_full_unstemmed Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
title_sort Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP
author Oliveira, Liliane Soares de
author_facet Oliveira, Liliane Soares de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saviani, Nereide
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37785664820
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1203911603561619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:70370567072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7592948395261222
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Liliane Soares de
contributor_str_mv Saviani, Nereide
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação física
currículo
componente curricular
identidade
topic educação
educação física
currículo
componente curricular
identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/111
identifier_str_mv OLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/1/Liliane%20Oliveira.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/2/Liliane%20Oliveira.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/111/3/Liliane%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cc5f013ad0ce2e4f42b80e7a8f02b2f
4a36af5b306223e05b1b3692aff289ab
441d9956d482b84a42d71d891707933b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587441414144