Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisley Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/178
Resumo: Este trabalho teve como finalidade analisar a formação de pedagogos por meio das vivências formativas ocorridas em um curso de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta norteadora foi: É POSSÍVEL A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA? Teve como foco as vivências formativas de acordo com o conceito de Monteiro; segundo o autor, vivências são experiências de vida que deixaram marcas nos indivíduos e que interferiram nas concepções, crenças e atitudes, influenciando nas escolhas e transformações que ocorreram durante o seu percurso de vida. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa/formação, fundamentada em Formosinho, tendo como instrumentos de coleta de dados os memoriais de formação, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas, no sétimo semestre do referido curso. Para a análise dos dados foram utilizados os estudos de Lefèvre e Febrônio, referentes ao discurso do sujeito coletivo, e de Monteiro sobre a otobiografia. A análise das vivências formativas indica que a graduação, para além do conhecimento formal pedagógico, é, também, percebida pelos alunos como espaço de socialização, de transposição do cotidiano e de status social. Essas percepções permearam as novas relações com os saberes, apontando a importância do espaço institucional de formação como ressignificação da identidade do Pedagogo.
id SANT_5aede626da5f8e9a13edd4c530b1e172
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/178
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593CPF:12884975802http://lattes.cnpq.br/5446376516288700Silva, Lisley Cristina Gomes da2015-02-04T21:22:34Z2011-05-052010-05-23SILVA, Lisley Cristina Gomes da. Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/178Este trabalho teve como finalidade analisar a formação de pedagogos por meio das vivências formativas ocorridas em um curso de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta norteadora foi: É POSSÍVEL A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA? Teve como foco as vivências formativas de acordo com o conceito de Monteiro; segundo o autor, vivências são experiências de vida que deixaram marcas nos indivíduos e que interferiram nas concepções, crenças e atitudes, influenciando nas escolhas e transformações que ocorreram durante o seu percurso de vida. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa/formação, fundamentada em Formosinho, tendo como instrumentos de coleta de dados os memoriais de formação, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas, no sétimo semestre do referido curso. Para a análise dos dados foram utilizados os estudos de Lefèvre e Febrônio, referentes ao discurso do sujeito coletivo, e de Monteiro sobre a otobiografia. A análise das vivências formativas indica que a graduação, para além do conhecimento formal pedagógico, é, também, percebida pelos alunos como espaço de socialização, de transposição do cotidiano e de status social. Essas percepções permearam as novas relações com os saberes, apontando a importância do espaço institucional de formação como ressignificação da identidade do Pedagogo.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãopedagogiaformação de pedagogosvivências formativasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLisley da Silva.pdfapplication/pdf2364440https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/1/Lisley%20da%20Silva.pdf13744bf5d9162ad1a05971ba53968999MD51THUMBNAILLisley da Silva.pdf.jpgLisley da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/3/Lisley%20da%20Silva.pdf.jpg99b4fe0fd3721d08c45f79c824010b05MD53TEXTLisley da Silva.pdf.txtLisley da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain284059https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/2/Lisley%20da%20Silva.pdf.txtbda3c504406d25aaaffad99f1d2dcd2aMD52tede/1782021-10-04 18:33:23.0oai:tede.unisantos.br:tede/178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:33:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
title Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
spellingShingle Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
Silva, Lisley Cristina Gomes da
pedagogia
formação de pedagogos
vivências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
title_full Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
title_fullStr Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
title_full_unstemmed Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
title_sort Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
author Silva, Lisley Cristina Gomes da
author_facet Silva, Lisley Cristina Gomes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47595426804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3600560690195448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mazzilli, Sueli
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:02778221816
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2968698836617593
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:12884975802
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5446376516288700
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisley Cristina Gomes da
contributor_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Mazzilli, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
formação de pedagogos
vivências formativas
topic pedagogia
formação de pedagogos
vivências formativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho teve como finalidade analisar a formação de pedagogos por meio das vivências formativas ocorridas em um curso de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta norteadora foi: É POSSÍVEL A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA? Teve como foco as vivências formativas de acordo com o conceito de Monteiro; segundo o autor, vivências são experiências de vida que deixaram marcas nos indivíduos e que interferiram nas concepções, crenças e atitudes, influenciando nas escolhas e transformações que ocorreram durante o seu percurso de vida. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa/formação, fundamentada em Formosinho, tendo como instrumentos de coleta de dados os memoriais de formação, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas, no sétimo semestre do referido curso. Para a análise dos dados foram utilizados os estudos de Lefèvre e Febrônio, referentes ao discurso do sujeito coletivo, e de Monteiro sobre a otobiografia. A análise das vivências formativas indica que a graduação, para além do conhecimento formal pedagógico, é, também, percebida pelos alunos como espaço de socialização, de transposição do cotidiano e de status social. Essas percepções permearam as novas relações com os saberes, apontando a importância do espaço institucional de formação como ressignificação da identidade do Pedagogo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-23
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lisley Cristina Gomes da. Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/178
identifier_str_mv SILVA, Lisley Cristina Gomes da. Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/1/Lisley%20da%20Silva.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/3/Lisley%20da%20Silva.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/2/Lisley%20da%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13744bf5d9162ad1a05971ba53968999
99b4fe0fd3721d08c45f79c824010b05
bda3c504406d25aaaffad99f1d2dcd2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587616526336