Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/178 |
Resumo: | Este trabalho teve como finalidade analisar a formação de pedagogos por meio das vivências formativas ocorridas em um curso de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta norteadora foi: É POSSÍVEL A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA? Teve como foco as vivências formativas de acordo com o conceito de Monteiro; segundo o autor, vivências são experiências de vida que deixaram marcas nos indivíduos e que interferiram nas concepções, crenças e atitudes, influenciando nas escolhas e transformações que ocorreram durante o seu percurso de vida. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa/formação, fundamentada em Formosinho, tendo como instrumentos de coleta de dados os memoriais de formação, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas, no sétimo semestre do referido curso. Para a análise dos dados foram utilizados os estudos de Lefèvre e Febrônio, referentes ao discurso do sujeito coletivo, e de Monteiro sobre a otobiografia. A análise das vivências formativas indica que a graduação, para além do conhecimento formal pedagógico, é, também, percebida pelos alunos como espaço de socialização, de transposição do cotidiano e de status social. Essas percepções permearam as novas relações com os saberes, apontando a importância do espaço institucional de formação como ressignificação da identidade do Pedagogo. |
id |
SANT_5aede626da5f8e9a13edd4c530b1e172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/178 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593CPF:12884975802http://lattes.cnpq.br/5446376516288700Silva, Lisley Cristina Gomes da2015-02-04T21:22:34Z2011-05-052010-05-23SILVA, Lisley Cristina Gomes da. Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/178Este trabalho teve como finalidade analisar a formação de pedagogos por meio das vivências formativas ocorridas em um curso de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta norteadora foi: É POSSÍVEL A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA? Teve como foco as vivências formativas de acordo com o conceito de Monteiro; segundo o autor, vivências são experiências de vida que deixaram marcas nos indivíduos e que interferiram nas concepções, crenças e atitudes, influenciando nas escolhas e transformações que ocorreram durante o seu percurso de vida. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa/formação, fundamentada em Formosinho, tendo como instrumentos de coleta de dados os memoriais de formação, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas, no sétimo semestre do referido curso. Para a análise dos dados foram utilizados os estudos de Lefèvre e Febrônio, referentes ao discurso do sujeito coletivo, e de Monteiro sobre a otobiografia. A análise das vivências formativas indica que a graduação, para além do conhecimento formal pedagógico, é, também, percebida pelos alunos como espaço de socialização, de transposição do cotidiano e de status social. Essas percepções permearam as novas relações com os saberes, apontando a importância do espaço institucional de formação como ressignificação da identidade do Pedagogo.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãopedagogiaformação de pedagogosvivências formativasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLisley da Silva.pdfapplication/pdf2364440https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/1/Lisley%20da%20Silva.pdf13744bf5d9162ad1a05971ba53968999MD51THUMBNAILLisley da Silva.pdf.jpgLisley da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/3/Lisley%20da%20Silva.pdf.jpg99b4fe0fd3721d08c45f79c824010b05MD53TEXTLisley da Silva.pdf.txtLisley da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain284059https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/2/Lisley%20da%20Silva.pdf.txtbda3c504406d25aaaffad99f1d2dcd2aMD52tede/1782021-10-04 18:33:23.0oai:tede.unisantos.br:tede/178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:33:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
title |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
spellingShingle |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas Silva, Lisley Cristina Gomes da pedagogia formação de pedagogos vivências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
title_full |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
title_fullStr |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
title_full_unstemmed |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
title_sort |
Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas |
author |
Silva, Lisley Cristina Gomes da |
author_facet |
Silva, Lisley Cristina Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47595426804 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mazzilli, Sueli |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:02778221816 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2968698836617593 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:12884975802 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5446376516288700 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lisley Cristina Gomes da |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro Mazzilli, Sueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia formação de pedagogos vivências formativas |
topic |
pedagogia formação de pedagogos vivências formativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho teve como finalidade analisar a formação de pedagogos por meio das vivências formativas ocorridas em um curso de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta norteadora foi: É POSSÍVEL A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA? Teve como foco as vivências formativas de acordo com o conceito de Monteiro; segundo o autor, vivências são experiências de vida que deixaram marcas nos indivíduos e que interferiram nas concepções, crenças e atitudes, influenciando nas escolhas e transformações que ocorreram durante o seu percurso de vida. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa/formação, fundamentada em Formosinho, tendo como instrumentos de coleta de dados os memoriais de formação, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas, no sétimo semestre do referido curso. Para a análise dos dados foram utilizados os estudos de Lefèvre e Febrônio, referentes ao discurso do sujeito coletivo, e de Monteiro sobre a otobiografia. A análise das vivências formativas indica que a graduação, para além do conhecimento formal pedagógico, é, também, percebida pelos alunos como espaço de socialização, de transposição do cotidiano e de status social. Essas percepções permearam as novas relações com os saberes, apontando a importância do espaço institucional de formação como ressignificação da identidade do Pedagogo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Lisley Cristina Gomes da. Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/178 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lisley Cristina Gomes da. Formação de pedagogos : um olhar a partir de vivências formativas. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/1/Lisley%20da%20Silva.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/3/Lisley%20da%20Silva.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/178/2/Lisley%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13744bf5d9162ad1a05971ba53968999 99b4fe0fd3721d08c45f79c824010b05 bda3c504406d25aaaffad99f1d2dcd2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587616526336 |