Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristina Maria da Conceição
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/168
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores.
id SANT_645f1d2b652bc1691cac13ff7d13d593
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/168
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:00245271813http://lattes.cnpq.br/1720160932948130Dias, Cristina Maria da Conceição2015-02-04T21:22:31Z2010-05-192010-04-14DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/168O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoliteraturarepresentações de professoresformação de leitoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALCristina Maria Dias.pdfapplication/pdf1003559https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/1/Cristina%20Maria%20Dias.pdf3c2491bc84fcf3fb7c04320c86f77690MD51THUMBNAILCristina Maria Dias.pdf.jpgCristina Maria Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/3/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.jpgbff62cce91bddbb575cc129b4b087d63MD53TEXTCristina Maria Dias.pdf.txtCristina Maria Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain268186https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/2/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.txt243e6eeb59dde738303f0c0011b1fd7fMD52tede/1682021-10-04 18:33:21.0oai:tede.unisantos.br:tede/168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:33:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
title Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
spellingShingle Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
Dias, Cristina Maria da Conceição
literatura
representações de professores
formação de leitores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
title_full Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
title_fullStr Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
title_full_unstemmed Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
title_sort Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
author Dias, Cristina Maria da Conceição
author_facet Dias, Cristina Maria da Conceição
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:67205089891
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7099315868609771
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00245271813
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1720160932948130
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristina Maria da Conceição
contributor_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
representações de professores
formação de leitores
topic literatura
representações de professores
formação de leitores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/168
identifier_str_mv DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/1/Cristina%20Maria%20Dias.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/3/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/2/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c2491bc84fcf3fb7c04320c86f77690
bff62cce91bddbb575cc129b4b087d63
243e6eeb59dde738303f0c0011b1fd7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1815437926730825728