Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/168 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores. |
id |
SANT_645f1d2b652bc1691cac13ff7d13d593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/168 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:00245271813http://lattes.cnpq.br/1720160932948130Dias, Cristina Maria da Conceição2015-02-04T21:22:31Z2010-05-192010-04-14DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/168O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoliteraturarepresentações de professoresformação de leitoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALCristina Maria Dias.pdfapplication/pdf1003559https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/1/Cristina%20Maria%20Dias.pdf3c2491bc84fcf3fb7c04320c86f77690MD51THUMBNAILCristina Maria Dias.pdf.jpgCristina Maria Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/3/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.jpgbff62cce91bddbb575cc129b4b087d63MD53TEXTCristina Maria Dias.pdf.txtCristina Maria Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain268186https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/2/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.txt243e6eeb59dde738303f0c0011b1fd7fMD52tede/1682021-10-04 18:33:21.0oai:tede.unisantos.br:tede/168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:33:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
title |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
spellingShingle |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores Dias, Cristina Maria da Conceição literatura representações de professores formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
title_full |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
title_fullStr |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
title_sort |
Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores |
author |
Dias, Cristina Maria da Conceição |
author_facet |
Dias, Cristina Maria da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:67205089891 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00245271813 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1720160932948130 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Cristina Maria da Conceição |
contributor_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura representações de professores formação de leitores |
topic |
literatura representações de professores formação de leitores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/168 |
identifier_str_mv |
DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/1/Cristina%20Maria%20Dias.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/3/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/168/2/Cristina%20Maria%20Dias.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c2491bc84fcf3fb7c04320c86f77690 bff62cce91bddbb575cc129b4b087d63 243e6eeb59dde738303f0c0011b1fd7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1815437926730825728 |