A importância e a formação do professor-leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Antônia Aparecida Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794
Resumo: Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor.
id UFAC-1_f8b240d3fb6d670162185271695ebd6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling A importância e a formação do professor-leitorFormação. Professor-leitor. Leitura. Docência.Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor.Nepan Editora2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/379410.29327/210932.8.2-18Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades2525-59241807-185610.29327/210932.8.2-1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794/2599Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Cynthia de Fátima Sousa OliveiraLopes, Antônia Aparecida Lima 2021-09-06T23:14:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância e a formação do professor-leitor
title A importância e a formação do professor-leitor
spellingShingle A importância e a formação do professor-leitor
Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira
Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência.
title_short A importância e a formação do professor-leitor
title_full A importância e a formação do professor-leitor
title_fullStr A importância e a formação do professor-leitor
title_full_unstemmed A importância e a formação do professor-leitor
title_sort A importância e a formação do professor-leitor
author Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira
author_facet Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira
Lopes, Antônia Aparecida Lima
author_role author
author2 Lopes, Antônia Aparecida Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira
Lopes, Antônia Aparecida Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência.
topic Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência.
description Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794
10.29327/210932.8.2-18
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.2-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794/2599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.2-1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506898903040