A importância e a formação do professor-leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794 |
Resumo: | Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor. |
id |
UFAC-1_f8b240d3fb6d670162185271695ebd6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância e a formação do professor-leitorFormação. Professor-leitor. Leitura. Docência.Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor.Nepan Editora2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/379410.29327/210932.8.2-18Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades2525-59241807-185610.29327/210932.8.2-1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794/2599Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Cynthia de Fátima Sousa OliveiraLopes, Antônia Aparecida Lima 2021-09-06T23:14:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância e a formação do professor-leitor |
title |
A importância e a formação do professor-leitor |
spellingShingle |
A importância e a formação do professor-leitor Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência. |
title_short |
A importância e a formação do professor-leitor |
title_full |
A importância e a formação do professor-leitor |
title_fullStr |
A importância e a formação do professor-leitor |
title_full_unstemmed |
A importância e a formação do professor-leitor |
title_sort |
A importância e a formação do professor-leitor |
author |
Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira |
author_facet |
Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira Lopes, Antônia Aparecida Lima |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Antônia Aparecida Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira Lopes, Antônia Aparecida Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência. |
topic |
Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência. |
description |
Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794 10.29327/210932.8.2-18 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.8.2-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794/2599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades 2525-5924 1807-1856 10.29327/210932.8.2-1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329506898903040 |