'Eu, não, nós!' : o humanismo relacional de Paulo Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/7939 |
Resumo: | Esta tese de Doutorado em Educação com o título "Eu, não, nós!" O humanismo relacional de Paulo Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica, inscrita no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, teve como pergunta orientadora: Quais os limites e possibilidades da teoria humanista de Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica no contexto da sociedade cibernética neoliberal? E como objeto da investigação a teoria humanista de Freire: princípio epistemológico. Foi estabelecido como objetivo geral: compreender limites e possibilidades da teoria humanista de Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica no contexto da sociedade cibernética neoliberal. A Tese que norteou a investigação estruturou-se na seguinte formulação: a humanização como princípio epistemológico para a elaboração de conhecimentos emancipatórios é um pressuposto ético-político da Pedagogia Crítica de Paulo Freire que requer certas condições materiais e simbólicas. Dentre elas, a fundamental é uma relação educativa dialógica, dialética, emancipatória, intencionada pela problematização das situações existenciais dos educandos, em que cada sujeito epistêmico se reconheça em sua condição de sujeito livre e possa pronunciar a sua palavra como expressão de sua humanização. De abordagem qualitativa, o delineamento da questão de pesquisa, os objetivos, a tese, a revisão da literatura, os resultados e a análise dos dados foram desenvolvidos a partir do método Dialético Materialista Histórico (DMH), de Marx/Engels, com enfoque na Epistemologia da Educação, contando com aportes teóricos interdisciplinar da Teoria Crítica, da Pedagogia Crítica de Freire e das Epistemologias do Sul, de Boaventura de Sousa Santos. Foram constituídos como campo de investigação os dados empíricos encontrados em bibliografia de Paulo Freire e sobre Freire. Para tanto, foram usadas técnicas de pesquisa bibliográfica para a coleta e seleção dos dados, com aporte teórico na Teoria Fundamentada em Dados para a análise de conteúdo, segundo Strauss-Corbin (2008). E, para a interpretação dos resultados, recorri à hermenêutica dialético-crítica segundo Ghedin-Franco (2015). Os resultados da pesquisa, mediante a técnica da Investigação Temática, de Paulo Freire nos textos "Papel da Educação na Humanização", "Educação como prática da liberdade", Educação como uma situação gnosiológica e À sombra desta mangueira, evidenciaram as dimensões positivas do objeto, caracterizadas nas declarações explanatórias de Freire organizadas conceitualmente nas macro categorias Axiologia, Ontologia, Epistemologia, Metodologia e na categoria-síntese final poder dizer a sua palavra. Nas considerações finais, foram apontados como limites a lógica de epistemicídio que ainda persiste nas nossas práticas educativas oficiais, caracterizada pela subserviência epistêmica da monocultura cientificista com o pressuposto do conhecimento verdadeiro nos currículos, nas didáticas, nas metodologias, e pelo silenciamento de tudo o que não se encaixa no conceito de conhecimento ortodoxo; a crise permanente da teleologia da educação, isto é, por ser a educação um ato social humano, entre humanos, para a formação do humano na criação do mundo humano, esta crise será sempre o acionador de disputas entre grupos com concepções distintas em relação à finalidade da ação educativa; e, neste tempo identificado como Antropoceno, temos de nos perguntar novamente qual o lugar do humano (na pesquisa identificado como o sujeito epistêmico autônomo) na aventura da educação como processo de humanização de si e do mundo. E como possibilidades foram apontadas: o direito à imaginação criadora de mundos alternativos não baseados na lógica mercantilista neoliberal; a atenção vigilante na luta coletiva (sindicatos, movimentos, coletivos etc); e a necessidade de refazer um processo de fé no ser humano como companheiro de aventura na jornada da construção do mundo humano. Diante desse quadro em que o ser humano parece estar sendo desterritorializado, desmaterializado na ubiquidade digital, reafirmo a validade da opção ético-política humanista proposta por Freire e o lugar imprescindível do humano na produção de conhecimentos crítico-emancipatórios no contexto da sociedade cibernética neoliberal. |
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O humanismo relacional de Paulo Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica, inscrita no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, teve como pergunta orientadora: Quais os limites e possibilidades da teoria humanista de Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica no contexto da sociedade cibernética neoliberal? E como objeto da investigação a teoria humanista de Freire: princípio epistemológico. Foi estabelecido como objetivo geral: compreender limites e possibilidades da teoria humanista de Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica no contexto da sociedade cibernética neoliberal. A Tese que norteou a investigação estruturou-se na seguinte formulação: a humanização como princípio epistemológico para a elaboração de conhecimentos emancipatórios é um pressuposto ético-político da Pedagogia Crítica de Paulo Freire que requer certas condições materiais e simbólicas. Dentre elas, a fundamental é uma relação educativa dialógica, dialética, emancipatória, intencionada pela problematização das situações existenciais dos educandos, em que cada sujeito epistêmico se reconheça em sua condição de sujeito livre e possa pronunciar a sua palavra como expressão de sua humanização. De abordagem qualitativa, o delineamento da questão de pesquisa, os objetivos, a tese, a revisão da literatura, os resultados e a análise dos dados foram desenvolvidos a partir do método Dialético Materialista Histórico (DMH), de Marx/Engels, com enfoque na Epistemologia da Educação, contando com aportes teóricos interdisciplinar da Teoria Crítica, da Pedagogia Crítica de Freire e das Epistemologias do Sul, de Boaventura de Sousa Santos. Foram constituídos como campo de investigação os dados empíricos encontrados em bibliografia de Paulo Freire e sobre Freire. Para tanto, foram usadas técnicas de pesquisa bibliográfica para a coleta e seleção dos dados, com aporte teórico na Teoria Fundamentada em Dados para a análise de conteúdo, segundo Strauss-Corbin (2008). E, para a interpretação dos resultados, recorri à hermenêutica dialético-crítica segundo Ghedin-Franco (2015). Os resultados da pesquisa, mediante a técnica da Investigação Temática, de Paulo Freire nos textos "Papel da Educação na Humanização", "Educação como prática da liberdade", Educação como uma situação gnosiológica e À sombra desta mangueira, evidenciaram as dimensões positivas do objeto, caracterizadas nas declarações explanatórias de Freire organizadas conceitualmente nas macro categorias Axiologia, Ontologia, Epistemologia, Metodologia e na categoria-síntese final poder dizer a sua palavra. Nas considerações finais, foram apontados como limites a lógica de epistemicídio que ainda persiste nas nossas práticas educativas oficiais, caracterizada pela subserviência epistêmica da monocultura cientificista com o pressuposto do conhecimento verdadeiro nos currículos, nas didáticas, nas metodologias, e pelo silenciamento de tudo o que não se encaixa no conceito de conhecimento ortodoxo; a crise permanente da teleologia da educação, isto é, por ser a educação um ato social humano, entre humanos, para a formação do humano na criação do mundo humano, esta crise será sempre o acionador de disputas entre grupos com concepções distintas em relação à finalidade da ação educativa; e, neste tempo identificado como Antropoceno, temos de nos perguntar novamente qual o lugar do humano (na pesquisa identificado como o sujeito epistêmico autônomo) na aventura da educação como processo de humanização de si e do mundo. E como possibilidades foram apontadas: o direito à imaginação criadora de mundos alternativos não baseados na lógica mercantilista neoliberal; a atenção vigilante na luta coletiva (sindicatos, movimentos, coletivos etc); e a necessidade de refazer um processo de fé no ser humano como companheiro de aventura na jornada da construção do mundo humano. Diante desse quadro em que o ser humano parece estar sendo desterritorializado, desmaterializado na ubiquidade digital, reafirmo a validade da opção ético-política humanista proposta por Freire e o lugar imprescindível do humano na produção de conhecimentos crítico-emancipatórios no contexto da sociedade cibernética neoliberal.This Doctoral thesis in Education with the title “Me, no, we!” Paulo Freire's relational humanism as an epistemological principle for a critical pedagogy", enrolled in the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Catholic University of Santos, had as a guiding question: What are the limits and possibilities of Freire's humanist theory as an epistemological principle for a critical pedagogy in the context of neoliberal cybernetic society? And as object of investigation the "humanist theory of Freire: epistemological principle". It was established as a general objective: to understand the limits and possibilities of Freire's humanist theory as an epistemological principle for a critical pedagogy in the context of neoliberal cybernetic society. The thesis that guided the investigation was structured in the following formulation: humanization as an epistemological principle for the elaboration of emancipatory knowledge is an ethical-political presupposition of Paulo Freire's Critical Pedagogy that requires certain material and symbolic conditions. Among them, the fundamental one is a dialogical, dialectical, emancipatory educational relationship, intended for the problematization of the existential situations of the students, in which each epistemic subject recognizes himself in his condition as a free subject and can pronounce his word as an expression of his humanization. From a qualitative approach, the design of the research question, objectives, thesis, literature review, results and data analysis were developed from the Marx/Engels Dialectical Historical Materialist (DMH) method, focusing on the Epistemology of Education, with interdisciplinary theoretical contributions from Critical Theory, from Freire's Critical Pedagogy and from the Epistemologies of the South, from Boaventura de Sousa Santos. Empirical data found in bibliography by Paulo Freire and about Freire were constituted as a field of investigation. To this end, bibliographic research techniques were used for the collection and selection of data, with theoretical support in the Grounded Theory for content analysis, according to Strauss-Corbin (2008). And, for the interpretation of the results, I resorted to dialectical-critical hermeneutics according to Ghedin-Franco (2015). The results of the research, through the technique of Thematic Investigation, by Paulo Freire in the texts “Role of Education in Humanization”, “Education as a practice of freedom”, “Education as a gnosiological situation” and “In the shadow of this mango tree”, highlighted the positive dimensions of the object, characterized in Freire's explanatory statements conceptually organized into the macro categories Axiology, Ontology, Epistemology, Methodology and in the final synthesis category “being able to say your word”. In the final considerations, were appointed as a limit the logic of epistemicide that still persists in our official educational practices, characterized by the epistemic subservience of the scientistic monoculture with the assumption of 'true knowledge' in the curricula, in the didactics, in the methodologies, and by the silencing of everything which does not fit the concept of 'orthodox knowledge'; the permanent crisis of the teleology of education, that is, because education is a human social act, among humans, for the formation of the human in the creation of the human world, this crisis will always be the trigger of disputes between groups with different conceptions in relation to purpose of the educational action; and, in this time identified as Anthropocene, we have to ask ourselves again what is the place of the human (in the research identified as the “autonomous epistemic person”) in the adventure of education as a process of humanization of the self and the world. And as possibilities were pointed out: the right to the creative imagination of alternative worlds not based on neoliberal mercantilist logic; vigilant attention to the collective struggle (unions, movements, collectives etc.); and the need to remake a process of faith in the human being as fellows in the journey of building the human world. According to this situation in which the human being seems to be being deterritorialized, dematerialized in the digital ubiquity, I reaffirm the validity of the humanist ethical-political option proposed by Freire and the essential place of the human in the production of critical-emancipatory knowledge in the context of the neoliberal cybernetic society.Universidade Católica de Santos - Católica de SantosporUniversidade Católica de SantosDoutorado em EducaçãoCatólica de SantosBrasilCentro de Ciências da Educação e ComunicaçãoMOTA, Guadalupe Correa. 'Eu, não, nós!' : o humanismo relacional de Paulo Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica. 2022. 291 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpedagogia humanista de Paulo Freire; humanismo;epistemologia da educação; pedagogia críticahumanist pedagogy by Paulo Freire; humanism; epistemology of education; critical pedagogy'Eu, não, nós!' : o humanismo relacional de Paulo Freire como princípio epistemológico para uma pedagogia crítica"Me, no, we!" Paulo Freire's relational humanism as an epistemological principle for a critical pedagogyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALGUADALUPE CORREA MOTA.pdfGUADALUPE CORREA MOTA.pdfTese_Doutorado em Educaçãoapplication/pdf2525609https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7939/1/GUADALUPE%20%20CORREA%20MOTA.pdf59db7d096e2d40ce84b939082178356aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7939/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTGUADALUPE CORREA MOTA.pdf.txtGUADALUPE CORREA MOTA.pdf.txtExtracted texttext/plain683942https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7939/3/GUADALUPE%20%20CORREA%20MOTA.pdf.txt0243a3473a561350661033acafb7b0a5MD53THUMBNAILGUADALUPE CORREA MOTA.pdf.jpgGUADALUPE CORREA MOTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7939/4/GUADALUPE%20%20CORREA%20MOTA.pdf.jpgd19687a480c22dab0f18f69db19b9669MD54tede/79392023-10-02 12:29:00.156oai:tede.unisantos.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132023-10-02T15:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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