Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andréia Santana de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/147
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização.
id SANT_6b4f451588f05e966b9e905a9ffab76b
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/147
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:30063303825http://lattes.cnpq.br/4228020868949763Carvalho, Andréia Santana de2015-02-04T21:22:23Z2009-04-162008-08-15CARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/147O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãopráticas pedagógicasprática de ensinoformação inicial de professores polivalentescursos normais.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAndreia Santana de Carvalho.pdfapplication/pdf5665531https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/1/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf01bb382d33ce5fd5bc1914dd38113413MD51THUMBNAILAndreia Santana de Carvalho.pdf.jpgAndreia Santana de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/3/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.jpg0667b5d524c7890f3bb37229281e0ea8MD53TEXTAndreia Santana de Carvalho.pdf.txtAndreia Santana de Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain451047https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/2/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.txt6acd1b445bc9126dbf4a2c756a30a457MD52tede/1472021-10-04 18:31:21.0oai:tede.unisantos.br:tede/147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:31:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
title Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
spellingShingle Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
Carvalho, Andréia Santana de
práticas pedagógicas
prática de ensino
formação inicial de professores polivalentes
cursos normais.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
title_full Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
title_fullStr Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
title_full_unstemmed Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
title_sort Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
author Carvalho, Andréia Santana de
author_facet Carvalho, Andréia Santana de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47595426804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3600560690195448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Saviani, Nereide
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:37785664820
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1203911603561619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:30063303825
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4228020868949763
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andréia Santana de
contributor_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Saviani, Nereide
dc.subject.por.fl_str_mv práticas pedagógicas
prática de ensino
formação inicial de professores polivalentes
cursos normais.
topic práticas pedagógicas
prática de ensino
formação inicial de professores polivalentes
cursos normais.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-15
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/147
identifier_str_mv CARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/1/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/3/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/2/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01bb382d33ce5fd5bc1914dd38113413
0667b5d524c7890f3bb37229281e0ea8
6acd1b445bc9126dbf4a2c756a30a457
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1815437926136283136