Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/147 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização. |
id |
SANT_6b4f451588f05e966b9e905a9ffab76b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/147 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:30063303825http://lattes.cnpq.br/4228020868949763Carvalho, Andréia Santana de2015-02-04T21:22:23Z2009-04-162008-08-15CARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/147O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãopráticas pedagógicasprática de ensinoformação inicial de professores polivalentescursos normais.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAndreia Santana de Carvalho.pdfapplication/pdf5665531https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/1/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf01bb382d33ce5fd5bc1914dd38113413MD51THUMBNAILAndreia Santana de Carvalho.pdf.jpgAndreia Santana de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/3/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.jpg0667b5d524c7890f3bb37229281e0ea8MD53TEXTAndreia Santana de Carvalho.pdf.txtAndreia Santana de Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain451047https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/2/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.txt6acd1b445bc9126dbf4a2c756a30a457MD52tede/1472021-10-04 18:31:21.0oai:tede.unisantos.br:tede/147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:31:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
title |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
spellingShingle |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 Carvalho, Andréia Santana de práticas pedagógicas prática de ensino formação inicial de professores polivalentes cursos normais. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
title_full |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
title_fullStr |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
title_full_unstemmed |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
title_sort |
Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960 |
author |
Carvalho, Andréia Santana de |
author_facet |
Carvalho, Andréia Santana de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47595426804 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:37785664820 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:30063303825 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4228020868949763 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Andréia Santana de |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro Saviani, Nereide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas pedagógicas prática de ensino formação inicial de professores polivalentes cursos normais. |
topic |
práticas pedagógicas prática de ensino formação inicial de professores polivalentes cursos normais. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas da disciplina de Prática de Ensino estimuladas nos cursos Normais do Estado de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Foi de extrema importância para este estudo contextualizar de maneira breve a história dos cursos Normais no Estado de São Paulo. Isso, por sua vez, possibilitou a compreensão de vários avanços e, também, de ranços que a formação inicial de professores polivalentes enfrenta até hoje. Para realizar o presente estudo utilizei entrevistas semi-estruturadas com ex-normalistas que estudaram nas décadas de 1950 e 1960. Analisei depoimentos e documentos da época, tanto coletados no momento das entrevistas, quanto junto ao Centro de Memória da Universidade de São Paulo. Ao ponderar os discursos das exnormalistas, suas falas, lembranças, memórias e registros documentais pude compreender a importância da inter-institucionalização entre a preparação de professores polivalentes e as classes do ensino primário anexas aos cursos Normais, estabelecendo assim uma unidade entre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas, fruto de uma construção coletiva. Nessa perspectiva, esse trabalho de pesquisa focou sua atenção em dados que emergiram da articulação dos diferentes tipos de análise de coleta de dados e assim realçou alguns aspectos que me pareceram fundamentais na tessitura dos antigos cursos Normais: a importância da orientação e supervisão da professora de Prática de Ensino; a relevância pedagógica das normalistas conhecerem a realidade escolar primária; a importância das normalistas planejarem e ministrarem aulas nas classes do ensino primário anexas aos cursos Normais sob a avaliação da professora de Prática de Ensino e de outras normalistas; a relevância da professora de Prática de Ensino e das normalistas analisarem coletivamente as regências de aulas em diferentes disciplinas ministradas por cada normalista no ensino primário, avaliando o domínio de conteúdo, as estratégias pedagógicas, os materiais didáticos, a postura da normalista para a (re) construção identitária da docência polivalente, possibilitando, assim, vislumbrar possíveis maneiras para se alcançar a tão almejada profissionalização. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/147 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Andréia Santana de. Formação de professores polivalentes : um estudo a partir das práticas pedagógicas dos cursos normais paulistas na década de 1950 e 1960. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/1/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/3/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/147/2/Andreia%20Santana%20de%20Carvalho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01bb382d33ce5fd5bc1914dd38113413 0667b5d524c7890f3bb37229281e0ea8 6acd1b445bc9126dbf4a2c756a30a457 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1815437926136283136 |