As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/162 |
Resumo: | O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos. |
id |
SANT_9d85f9723ca16a7176be96a59496680b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/162 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:08057528893http://lattes.cnpq.br/1030002426868804Falcão, Mônica Ribeiro2015-02-04T21:22:28Z2009-09-182007-08-23FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/162O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorelações entre o ensinar e o aprendero papel do professormediação pedagógica.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALMonica Ribeiro Falcao.pdfapplication/pdf1867353https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/1/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdfc85dda5a8344875bb6c6e78431b18a11MD51TEXTMonica Ribeiro Falcao.pdf.txtMonica Ribeiro Falcao.pdf.txtExtracted texttext/plain590552https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/2/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.txt33cf8539a9acff5ead0f2b9da7b09e6cMD52THUMBNAILMonica Ribeiro Falcao.pdf.jpgMonica Ribeiro Falcao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/3/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.jpgdbbc58ec2443dac94d0d3fd9bc6359cbMD53tede/1622021-10-04 18:28:32.0oai:tede.unisantos.br:tede/162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
title |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem Falcão, Mônica Ribeiro relações entre o ensinar e o aprender o papel do professor mediação pedagógica. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
author |
Falcão, Mônica Ribeiro |
author_facet |
Falcão, Mônica Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:67205089891 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:08057528893 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1030002426868804 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Mônica Ribeiro |
contributor_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações entre o ensinar e o aprender o papel do professor mediação pedagógica. |
topic |
relações entre o ensinar e o aprender o papel do professor mediação pedagógica. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/162 |
identifier_str_mv |
FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/1/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/2/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/3/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c85dda5a8344875bb6c6e78431b18a11 33cf8539a9acff5ead0f2b9da7b09e6c dbbc58ec2443dac94d0d3fd9bc6359cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587577729024 |