As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Mônica Ribeiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/162
Resumo: O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos.
id SANT_9d85f9723ca16a7176be96a59496680b
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/162
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:08057528893http://lattes.cnpq.br/1030002426868804Falcão, Mônica Ribeiro2015-02-04T21:22:28Z2009-09-182007-08-23FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/162O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorelações entre o ensinar e o aprendero papel do professormediação pedagógica.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALMonica Ribeiro Falcao.pdfapplication/pdf1867353https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/1/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdfc85dda5a8344875bb6c6e78431b18a11MD51TEXTMonica Ribeiro Falcao.pdf.txtMonica Ribeiro Falcao.pdf.txtExtracted texttext/plain590552https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/2/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.txt33cf8539a9acff5ead0f2b9da7b09e6cMD52THUMBNAILMonica Ribeiro Falcao.pdf.jpgMonica Ribeiro Falcao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/3/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.jpgdbbc58ec2443dac94d0d3fd9bc6359cbMD53tede/1622021-10-04 18:28:32.0oai:tede.unisantos.br:tede/162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
title As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
Falcão, Mônica Ribeiro
relações entre o ensinar e o aprender
o papel do professor
mediação pedagógica.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
title_full As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
title_sort As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem
author Falcão, Mônica Ribeiro
author_facet Falcão, Mônica Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:67205089891
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7099315868609771
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:08057528893
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1030002426868804
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Mônica Ribeiro
contributor_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv relações entre o ensinar e o aprender
o papel do professor
mediação pedagógica.
topic relações entre o ensinar e o aprender
o papel do professor
mediação pedagógica.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-23
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/162
identifier_str_mv FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/1/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/2/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/162/3/Monica%20Ribeiro%20Falcao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c85dda5a8344875bb6c6e78431b18a11
33cf8539a9acff5ead0f2b9da7b09e6c
dbbc58ec2443dac94d0d3fd9bc6359cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587577729024