A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a ideologia presente na expressão aprender a aprender na formação de professores da Educação Básica, em nível superior. Tal expressão se propagou no meio educacional, sendo enfatizada na década de 1990 e prevalecendo na primeira década do século XXI. Para esta análise, trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Recorremos ao aporte teórico de Saviani (1994, 2007, 2009, 2010, 2011), Duarte (2001, 2008, 2010), entre outros autores que descortinam o significado do aprender a aprender, possibilitando assim, compreender o motivo pelo qual a formação de professores se apresenta de forma cada vez mais aligeirada. Concluímos que a ideologia presente no aprender a aprender, traz consequências tanto para o professor como profissional, para a sua prática cotidiana em sala de aula, quanto para a aprendizagem do aluno durante seu processo de escolarização. |
id |
UFMS-2_d4ee4b4cbe49a5ac1314822626c27f5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/2062 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação BásicaFormação de professores. Aprender a aprender. Mercado de trabalho Este artigo tem como objetivo discutir a ideologia presente na expressão aprender a aprender na formação de professores da Educação Básica, em nível superior. Tal expressão se propagou no meio educacional, sendo enfatizada na década de 1990 e prevalecendo na primeira década do século XXI. Para esta análise, trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Recorremos ao aporte teórico de Saviani (1994, 2007, 2009, 2010, 2011), Duarte (2001, 2008, 2010), entre outros autores que descortinam o significado do aprender a aprender, possibilitando assim, compreender o motivo pelo qual a formação de professores se apresenta de forma cada vez mais aligeirada. Concluímos que a ideologia presente no aprender a aprender, traz consequências tanto para o professor como profissional, para a sua prática cotidiana em sala de aula, quanto para a aprendizagem do aluno durante seu processo de escolarização. Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 90-1032358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062/1778https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062/6560Fernandes, Christiane Caetano Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/2062Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
title |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
spellingShingle |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica Fernandes, Christiane Caetano Martins Formação de professores. Aprender a aprender. Mercado de trabalho |
title_short |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
title_full |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
title_fullStr |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
title_sort |
A ideologia do "aprender a aprender" e o aligeiramento na formação de professores da Educação Básica |
author |
Fernandes, Christiane Caetano Martins |
author_facet |
Fernandes, Christiane Caetano Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Christiane Caetano Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Aprender a aprender. Mercado de trabalho |
topic |
Formação de professores. Aprender a aprender. Mercado de trabalho |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a ideologia presente na expressão aprender a aprender na formação de professores da Educação Básica, em nível superior. Tal expressão se propagou no meio educacional, sendo enfatizada na década de 1990 e prevalecendo na primeira década do século XXI. Para esta análise, trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Recorremos ao aporte teórico de Saviani (1994, 2007, 2009, 2010, 2011), Duarte (2001, 2008, 2010), entre outros autores que descortinam o significado do aprender a aprender, possibilitando assim, compreender o motivo pelo qual a formação de professores se apresenta de forma cada vez mais aligeirada. Concluímos que a ideologia presente no aprender a aprender, traz consequências tanto para o professor como profissional, para a sua prática cotidiana em sala de aula, quanto para a aprendizagem do aluno durante seu processo de escolarização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062/1778 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2062/6560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 90-103 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245997178880 |