Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/206
Resumo: Fundamentada na abordagem curricular crítica, a pesquisa se propõe a analisar o currículo observado (PACHECO, 2005) por alunos de uma escola municipal localizada em Cubatão/SP, referente à etapa da escolarização compreendida entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental, com vistas a reunir elementos que possam contribuir para a sua ou a sua melhor - multiculturalização crítica. De natureza exploratória, esta investigação sustenta-se, fundamentalmente, em pressupostos teóricos de Candau (2001; 2002a; 2002b; 2007), Canen (2007), McLaren (1997; 2000), Moreira (2001a; 2001b; 2001c; 2002) e Pacheco (1996; 2005) a respeito de currículo e multiculturalismo, bem como em análise de documentos oficiais e estudo empírico. Tal estudo contou com questionário composto por questões fechadas e abertas, o qual deu voz a 50 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola mencionada. A análise dos dados recorreu à categoria analítica identidade, a partir da incorporação do conceito de hibridização identitária (CANEN e CANEN, 2005). As respostas dos alunos indicam que a discriminação, em diversos graus e matizes, integra o currículo vivenciado (PACHECO, 2005) de modo quase que naturalizado.
id SANT_b5312417cfc8e13f48eea49c9b6a40b7
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/206
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Martins, Maria Angélica RodriguesCPF:04729790863http://lattes.cnpq.br/1539707598644879CPF:26010447801http://lattes.cnpq.br/5384845293838848Ferreira, Fernanda Nunes2015-02-04T21:22:44Z2012-09-212012-08-02FERREIRA, Fernanda Nunes. Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/206Fundamentada na abordagem curricular crítica, a pesquisa se propõe a analisar o currículo observado (PACHECO, 2005) por alunos de uma escola municipal localizada em Cubatão/SP, referente à etapa da escolarização compreendida entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental, com vistas a reunir elementos que possam contribuir para a sua ou a sua melhor - multiculturalização crítica. De natureza exploratória, esta investigação sustenta-se, fundamentalmente, em pressupostos teóricos de Candau (2001; 2002a; 2002b; 2007), Canen (2007), McLaren (1997; 2000), Moreira (2001a; 2001b; 2001c; 2002) e Pacheco (1996; 2005) a respeito de currículo e multiculturalismo, bem como em análise de documentos oficiais e estudo empírico. Tal estudo contou com questionário composto por questões fechadas e abertas, o qual deu voz a 50 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola mencionada. A análise dos dados recorreu à categoria analítica identidade, a partir da incorporação do conceito de hibridização identitária (CANEN e CANEN, 2005). As respostas dos alunos indicam que a discriminação, em diversos graus e matizes, integra o currículo vivenciado (PACHECO, 2005) de modo quase que naturalizado.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãomulticulturalismocurrículo escolarensino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMulticulturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTEXTfernanda nunes.pdf.txtfernanda nunes.pdf.txtExtracted texttext/plain266048https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/206/2/fernanda%20nunes.pdf.txt09288bdfecfbd13b1142cb765cf453ebMD52ORIGINALfernanda nunes.pdfapplication/pdf843531https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/206/1/fernanda%20nunes.pdf6bde8dbd02354252de71ee0437d78050MD51THUMBNAILfernanda nunes.pdf.jpgfernanda nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/206/3/fernanda%20nunes.pdf.jpg91f0d773eb8a277fb706c7d64b5e3333MD53tede/2062021-10-04 18:31:38.0oai:tede.unisantos.br:tede/206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:31:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
title Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
spellingShingle Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
Ferreira, Fernanda Nunes
multiculturalismo
currículo escolar
ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
title_full Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
title_fullStr Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
title_full_unstemmed Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
title_sort Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental
author Ferreira, Fernanda Nunes
author_facet Ferreira, Fernanda Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Angélica Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:04729790863
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1539707598644879
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:26010447801
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5384845293838848
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Nunes
contributor_str_mv Martins, Maria Angélica Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv multiculturalismo
currículo escolar
ensino fundamental
topic multiculturalismo
currículo escolar
ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Fundamentada na abordagem curricular crítica, a pesquisa se propõe a analisar o currículo observado (PACHECO, 2005) por alunos de uma escola municipal localizada em Cubatão/SP, referente à etapa da escolarização compreendida entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental, com vistas a reunir elementos que possam contribuir para a sua ou a sua melhor - multiculturalização crítica. De natureza exploratória, esta investigação sustenta-se, fundamentalmente, em pressupostos teóricos de Candau (2001; 2002a; 2002b; 2007), Canen (2007), McLaren (1997; 2000), Moreira (2001a; 2001b; 2001c; 2002) e Pacheco (1996; 2005) a respeito de currículo e multiculturalismo, bem como em análise de documentos oficiais e estudo empírico. Tal estudo contou com questionário composto por questões fechadas e abertas, o qual deu voz a 50 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola mencionada. A análise dos dados recorreu à categoria analítica identidade, a partir da incorporação do conceito de hibridização identitária (CANEN e CANEN, 2005). As respostas dos alunos indicam que a discriminação, em diversos graus e matizes, integra o currículo vivenciado (PACHECO, 2005) de modo quase que naturalizado.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Fernanda Nunes. Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/206
identifier_str_mv FERREIRA, Fernanda Nunes. Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/206/2/fernanda%20nunes.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/206/1/fernanda%20nunes.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/206/3/fernanda%20nunes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09288bdfecfbd13b1142cb765cf453eb
6bde8dbd02354252de71ee0437d78050
91f0d773eb8a277fb706c7d64b5e3333
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046588210020352