As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Alexandre Silva de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/536
Resumo: Os pequenos e médios supermercados são um importante segmento da economia brasileira e da região da Baixada Santista, com grande importância no desenvolvimento regional na criação de empregos diretos e indiretos, mas especificamente nesta região é pouco tratado pelos estudos acadêmicos. Esta dissertação analisa como estas organizações podem colaborar para a manutenção e a sobrevivência dos pequenos supermercados, ao estudar o caso de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral, na sua forma de operacionalizar e desenvolver atividades. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um instrumento importante de competitividade para os supermercados independentes, por meio da economia de escala e escopo que proporciona, podendo ser aplicada nas diversas atividades de sua cadeia de valor e podendo transformar-se em fonte de vantagem competitiva, além de superar suas limitações individuais para o seu pleno desenvolvimento. A dissertação desenvolve os principais conceitos ligados às Centrais de Negócios, identificando o varejo e suas particularidades, o setor supermercadista e seu histórico, a competitividade no setor e o desenvolvimento do associativismo entre empresas, que resultou na criação das Centrais de Negócios e aborda os fatores de competitividade por meio da análise da estrutura do setor e do desenvolvimento da cadeia de valor. A conclusão discute os resultados da pesquisa com os associados sobre a sua competitividade no mercado com a participação na Rede Litoral e indicam as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.
id SANT_fe45a24ee3d7b38d7bec6894eac7dd53
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/536
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Serralvo, Francisco AntonioCPF:510908738http://lattes.cnpq.br/2999474609778308CPF:12124547828http://lattes.cnpq.br/7881155797042026Barros, Alexandre Silva de2015-02-04T21:39:36Z2007-10-292007-05-28BARROS, Alexandre Silva de. As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/536Os pequenos e médios supermercados são um importante segmento da economia brasileira e da região da Baixada Santista, com grande importância no desenvolvimento regional na criação de empregos diretos e indiretos, mas especificamente nesta região é pouco tratado pelos estudos acadêmicos. Esta dissertação analisa como estas organizações podem colaborar para a manutenção e a sobrevivência dos pequenos supermercados, ao estudar o caso de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral, na sua forma de operacionalizar e desenvolver atividades. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um instrumento importante de competitividade para os supermercados independentes, por meio da economia de escala e escopo que proporciona, podendo ser aplicada nas diversas atividades de sua cadeia de valor e podendo transformar-se em fonte de vantagem competitiva, além de superar suas limitações individuais para o seu pleno desenvolvimento. A dissertação desenvolve os principais conceitos ligados às Centrais de Negócios, identificando o varejo e suas particularidades, o setor supermercadista e seu histórico, a competitividade no setor e o desenvolvimento do associativismo entre empresas, que resultou na criação das Centrais de Negócios e aborda os fatores de competitividade por meio da análise da estrutura do setor e do desenvolvimento da cadeia de valor. A conclusão discute os resultados da pesquisa com os associados sobre a sua competitividade no mercado com a participação na Rede Litoral e indicam as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãovarejoredes de empresascentral de negóciossupermercadosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTEXTAlexandre Silva de Barros.pdf.txtAlexandre Silva de Barros.pdf.txtExtracted texttext/plain433995https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/536/2/Alexandre%20Silva%20de%20Barros.pdf.txt8c9806521c40aa8f86b9e924c7e21de5MD52ORIGINALAlexandre Silva de Barros.pdfapplication/pdf993503https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/536/1/Alexandre%20Silva%20de%20Barros.pdfd625445bffcf6a05a8028cd042adbb82MD51THUMBNAILAlexandre Silva de Barros.pdf.jpgAlexandre Silva de Barros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/536/3/Alexandre%20Silva%20de%20Barros.pdf.jpgf4cedd465e80f7a41520e7b795255d1dMD53tede/5362021-10-04 18:21:39.0oai:tede.unisantos.br:tede/536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:21:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
title As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
spellingShingle As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
Barros, Alexandre Silva de
varejo
redes de empresas
central de negócios
supermercados
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
title_full As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
title_fullStr As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
title_full_unstemmed As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
title_sort As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
author Barros, Alexandre Silva de
author_facet Barros, Alexandre Silva de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:510908738
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2999474609778308
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:12124547828
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7881155797042026
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Alexandre Silva de
contributor_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv varejo
redes de empresas
central de negócios
supermercados
topic varejo
redes de empresas
central de negócios
supermercados
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Os pequenos e médios supermercados são um importante segmento da economia brasileira e da região da Baixada Santista, com grande importância no desenvolvimento regional na criação de empregos diretos e indiretos, mas especificamente nesta região é pouco tratado pelos estudos acadêmicos. Esta dissertação analisa como estas organizações podem colaborar para a manutenção e a sobrevivência dos pequenos supermercados, ao estudar o caso de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral, na sua forma de operacionalizar e desenvolver atividades. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um instrumento importante de competitividade para os supermercados independentes, por meio da economia de escala e escopo que proporciona, podendo ser aplicada nas diversas atividades de sua cadeia de valor e podendo transformar-se em fonte de vantagem competitiva, além de superar suas limitações individuais para o seu pleno desenvolvimento. A dissertação desenvolve os principais conceitos ligados às Centrais de Negócios, identificando o varejo e suas particularidades, o setor supermercadista e seu histórico, a competitividade no setor e o desenvolvimento do associativismo entre empresas, que resultou na criação das Centrais de Negócios e aborda os fatores de competitividade por meio da análise da estrutura do setor e do desenvolvimento da cadeia de valor. A conclusão discute os resultados da pesquisa com os associados sobre a sua competitividade no mercado com a participação na Rede Litoral e indicam as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Alexandre Silva de. As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/536
identifier_str_mv BARROS, Alexandre Silva de. As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/536/2/Alexandre%20Silva%20de%20Barros.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/536/1/Alexandre%20Silva%20de%20Barros.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/536/3/Alexandre%20Silva%20de%20Barros.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c9806521c40aa8f86b9e924c7e21de5
d625445bffcf6a05a8028cd042adbb82
f4cedd465e80f7a41520e7b795255d1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1815437923781181440