Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimidt, Denise Braga
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Heggendornn, Lorraine Herdy, Pereira, Helena de Souza, Vieira, Valéria, Aguiar-Alves, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/315
Resumo: The contents of Biochemistry discipline require previous scientific knowledge and it is often disconnected and fragmented, voiding a meaningful learning. This article describes an experience with the use of an alternative methodology to teach Biochemistry: Concept Maps. The procedural design was based on the use of subject questionnaires before and after reading the Concept Map developed from a subject studied in Biochemistry during the graduation program for the dental school of UFF (RJ, Brazil). Integration of Metabolism is consensus among teachers as a topic able to effectively correlate different concepts as it has been chosen to prepare the Map. The aim of this study was to show this teaching tool that might allow concepts’ integration. The results showed, after using the Map, a higher number of students getting right answers to all proposed questions, suggesting improvement in Significant Learning.
id SBBQM-1_8474002b599c92c749d1ad545582f06d
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/315
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific ConceptsMapas Conceituais no Ensino de Bioquímica, uma Integração entre os Conceitos CientíficosMapas Conceituais no Ensino de Bioquímica, uma Integração entre os Conceitos CientíficosMethodologies; Teaching Biochemistry; Concept Maps.Metodologias de ensino; Ensino de Bioquímica; Mapas conceituaisThe contents of Biochemistry discipline require previous scientific knowledge and it is often disconnected and fragmented, voiding a meaningful learning. This article describes an experience with the use of an alternative methodology to teach Biochemistry: Concept Maps. The procedural design was based on the use of subject questionnaires before and after reading the Concept Map developed from a subject studied in Biochemistry during the graduation program for the dental school of UFF (RJ, Brazil). Integration of Metabolism is consensus among teachers as a topic able to effectively correlate different concepts as it has been chosen to prepare the Map. The aim of this study was to show this teaching tool that might allow concepts’ integration. The results showed, after using the Map, a higher number of students getting right answers to all proposed questions, suggesting improvement in Significant Learning.Os conteúdos apresentados na disciplina de Bioquímica exigem conhecimentos científicos prévios e são, muitas vezes, descontextualizados e fragmentados, impedindo um significado para o aprendizado. O artigo relata a experiência com o uso de uma metodologia alternativa no ensino de Bioquímica: Mapas Conceituais. O desenho procedimental baseou-se no uso de questões objetivas com questionários conceituais antes e após a leitura do Mapa Conceitual desenvolvido a partir de tema estudado na disciplina de Bioquímica do curso de Odontologia da UFF (RJ). O tema Integração do Metabolismo, consenso entre os docentes como capaz de relacionar diferentes conceitos, foi escolhido para elaboração do Mapa. Objetivou-se demonstrar que tal ferramenta de ensino pode permitir integração de conceitos. Os resultados mostraram que, após o uso do Mapa, o número de alunos que acertou grande parte ou todas as questões propostas no questionário foi consideravelmente maior, sugerindo Aprendizagem Significativa.Palavras-chave: Metodologias de ensino; Ensino de Bioquímica; Mapas conceituaisOs conteúdos apresentados na disciplina de Bioquímica exigem conhecimentos científicos prévios e são, muitas vezes, descontextualizados e fragmentados, impedindo um significado para o aprendizado. O artigo relata a experiência com o uso de uma metodologia alternativa no ensino de Bioquímica: Mapas Conceituais. O desenho procedimental baseou-se no uso de questões objetivas com questionários conceituais antes e após a leitura do Mapa Conceitual desenvolvido a partir de tema estudado na disciplina de Bioquímica do curso de Odontologia da UFF (RJ). O tema Integração do Metabolismo, consenso entre os docentes como capaz de relacionar diferentes conceitos, foi escolhido para elaboração do Mapa. Objetivou-se demonstrar que tal ferramenta de ensino pode permitir integração de conceitos. Os resultados mostraram que, após o uso do Mapa, o número de alunos que acertou grande parte ou todas as questões propostas no questionário foi consideravelmente maior, sugerindo Aprendizagem Significativa.Palavras-chave: Metodologias de ensino; Ensino de Bioquímica; Mapas conceituais.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSchimidt, Denise BragaHeggendornn, Lorraine HerdyPereira, Helena de SouzaVieira, ValériaAguiar-Alves, Fábio2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empíricaapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/31510.16923/reb.v12i2.315Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23Journal of Biochemistry Education; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-232318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/315/448http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/315/10/*ref*/Moura GRS, Vale JMF. O Ensino de Ciências na 5ª e na 6ª Séries do Ensino Fundamental. Educação em Ciências, da Pesquisa a Prática Docente (org. Roberto Nardi). São Paulo: Escrituras Editora. 2002./*ref*/Zeni ALB. Conhecimento Prévio para a Disciplina de Bioquímica em Cursos da Área de Saúde da Universidade Regional de Blumenau-SC. Rev Bras Ens Bioq Biol Mol. 2010; 2 (1): 1-14./*ref*/Luz MR, Oliveira GA, Da Poian AT. Glucose as the Sole Metabolic Fuel: Overcoming a Misconception Using Conceptual Change to Teach the Energy-yielding Metabolism to Brazilian High School Students. Biochem Mol Biol Educ. 2013; 41(4): 224–231./*ref*/Azevedo AMP, Lazzarotto GB, Timm MI, Zaroonzio MA. Relato de uma Experiência com o Uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs. Revista Renone: Novas Tecnologias na Educação (UFRGS). 2004; 1(2): 1-9./*ref*/Cox JR. Enhancing Student Interactions with the Instructor and Content Using Pen-based Technology, YouTube Videos, and Virtual Conferencing. Biochem Mol Biol Educ. 2011; 39, (1): 4–9./*ref*/Fialho NN. Os Jogos Pedagógicos como Ferramenta de Ensino. In: Congresso Nacional de Educação; 06 a 09 de outubro de 2008, Curitiba, PR. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2008. p. 12298-12306. Acesso em: 27 de janeiro de 2012. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/trabalhos10.html./*ref*/Anderson TR, Schonborn KJ. Bridging the Educational Research-teaching Practice Gap: Conceptual Understanding, Part 2: Assessing and Developing Student Knowledge, Biochem Mol Biol Educ. 2008; 36 (5): 372-379./*ref*/Mattos C, Johnson M, White H, Sears D, Bailey C, Bell E. Introduction: Promoting Concept Driven Teaching Strategies in Biochemistry and Molecular Biology. Biochem Molec Biol Educ. 2013; 41 (5): 287-288./*ref*/Santos VT, Anacleto AC. Monitorias como Ferramenta Auxiliar para Aprendizagem da Disciplina Bioquímica: Uma Análise no UNILESTE-MG. Rev Bras Ens Bioq Biol Mol. 2007; 1: E1-E8./*ref*/V. Oenning, J.M.P. Oliveira (2011), Dinâmicas em sala de aula: envolvendo os alunos no processo de ensino, exemplo com os mecanismos de transporte da membrana plasmática. Rev. Bras. de Ens. de Bioq. e Biol. Molec, article 3, ed. 01/2011./*ref*/Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Educational Psychology: a Cognitive View. 2. ed. New York, 2 ed. 733p; 1978./*ref*/Novak JD, Cañas AJ. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them, Technical Report IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition. 2008. Acesso em 27 de janeiro de 2011. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/Publications/ResearchPapers/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf./*ref*/L. Roberts (1999), Using concept maps to measure statistical understanding, Int. J. Math. Educ. Sci. Technol. 20, (5), 707-717./*ref*/Novak JD, Gowin DB. Learning How to Learn. New York: Cambridge: University Press. 1984./*ref*/Gomes AP. Mapas Conceituais e o Ensino da Medicina. Rev Bras Edu Med. 2011; 35 (2): 275-282./*ref*/Maffra SM. Mapas Conceituais como recurso facilitador da Aprendizagem Significativa – uma abordagem prática. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação de Ensino de Ciências, IFRJ - 2011/*ref*/J.D. Novak (1998), Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept Maps as Facilitative Tools for Schools and Corporations, Mahwah, N.J.,Lawrence Erlbaum and Assoc., 317p./*ref*/White BT, Bolker ED. Interactive Computer Simulations of Genetics, Biochemistry and Molecular Biology. Biochem Mol Bio Educ. 2008; 36 (1): 77–84./*ref*/Grillo M, Lima MRV. Mapas Conceituais e sua Utilização na Educação. 2011. Acesso em 01 de fevereiro de 2012. Disponível em: http://www.colegiosantissima.com.br/site/pages/formacaocontinuada/files/02.07.11/mapasconceituais.pdf./*ref*/Moreira MA. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Porto Alegre: Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (adaptado e atualizado, em 1997, de Moreira, MA. Mapas conceituais e Aprendizagem significativa. O Ensino, Pontevadra / Espanha e Braga / Portugal, 23-28, 1988: 87 – 95)./*ref*/Moreira MA. Mapas Conceituais – Instrumentos Didáticos de Avaliação e Análise de Currículo. São Paulo. 1987./*ref*/Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, Batista SHS, Batista NA. Mapa Conceitual: Ensaiando Critérios de Análise. Ciência e Educação. 2007; 3 (13): 453-463./*ref*/Costamagna AM. Innovaciones Didácticas: Mapas Conceptuales como Expresión de Procesos de Interrelación para Evaluar la Evolución del Conocimiento de Alumnos Universitarios. Enseñanza de las Ciencias. 2001; 19 (2): 309-318./*ref*/Akinsanya C, Williams M. Concept Mapping for Meaningful Learning. Nurse Educ Today, Anglia Polytechnic University. 2004; 24 (1): 41-46. Acesso em 27 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14690643./*ref*/Freitas Filho JR. Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciências & Cognição. 2007; 12: 86-95./*ref*/Tavares R. Construindo Mapas Conceituais. Ciência e Cognição. 2007; 12: 72-85. Acesso em: 27 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/./*ref*/Moreira MA. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Cadernos de Aplicação, 11 (2): 143 -156, 1998./*ref*/Luchetta LH. Mapas Conceituais na Prática Pedagógica. IX Congredso Nacional de Educação e III Encontro Brasileiro de Psico Pedagogia, PUCPR, 2009/*ref*/Santos VJSV, Oliveira EA, Garzon JCV. Desenvolvimento e Avaliação de uma Ferramenta para Diagnóstico de Literacia Visual Contextualizada no Ensino de Metabolismo. Rev Ens Bioq. 2013; 1: 54-88./*ref*/G.A.B. Lima (2004), Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectiva em Ciência da Informação. 9 (2), 134-145./*ref*/Moreira MA, Buchweitz B. Novas Estratégias de Ensino e Aprendizagem: os Mapas Conceptuais e o Vê Epistemológico. Plátano Edições Técnicas. 1993./*ref*/Aguiar JG. Desenvolvimento e Validação de um Questionário para Avaliar o Nível de Conhecimento dos Alunos sobre Mapas Conceituais. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, USP, 2012.Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:25:24Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/315Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:25:24Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts

Mapas Conceituais no Ensino de Bioquímica, uma Integração entre os Conceitos Científicos
Mapas Conceituais no Ensino de Bioquímica, uma Integração entre os Conceitos Científicos
title Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
spellingShingle Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
Schimidt, Denise Braga
Methodologies; Teaching Biochemistry; Concept Maps.
Metodologias de ensino; Ensino de Bioquímica; Mapas conceituais
title_short Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
title_full Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
title_fullStr Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
title_full_unstemmed Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
title_sort Concept Maps in Teaching of Biochemistry, an Integration between Scientific Concepts
author Schimidt, Denise Braga
author_facet Schimidt, Denise Braga
Heggendornn, Lorraine Herdy
Pereira, Helena de Souza
Vieira, Valéria
Aguiar-Alves, Fábio
author_role author
author2 Heggendornn, Lorraine Herdy
Pereira, Helena de Souza
Vieira, Valéria
Aguiar-Alves, Fábio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv



dc.contributor.author.fl_str_mv Schimidt, Denise Braga
Heggendornn, Lorraine Herdy
Pereira, Helena de Souza
Vieira, Valéria
Aguiar-Alves, Fábio
dc.subject.none.fl_str_mv





dc.subject.por.fl_str_mv Methodologies; Teaching Biochemistry; Concept Maps.
Metodologias de ensino; Ensino de Bioquímica; Mapas conceituais
topic Methodologies; Teaching Biochemistry; Concept Maps.
Metodologias de ensino; Ensino de Bioquímica; Mapas conceituais
description The contents of Biochemistry discipline require previous scientific knowledge and it is often disconnected and fragmented, voiding a meaningful learning. This article describes an experience with the use of an alternative methodology to teach Biochemistry: Concept Maps. The procedural design was based on the use of subject questionnaires before and after reading the Concept Map developed from a subject studied in Biochemistry during the graduation program for the dental school of UFF (RJ, Brazil). Integration of Metabolism is consensus among teachers as a topic able to effectively correlate different concepts as it has been chosen to prepare the Map. The aim of this study was to show this teaching tool that might allow concepts’ integration. The results showed, after using the Map, a higher number of students getting right answers to all proposed questions, suggesting improvement in Significant Learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.none.fl_str_mv






dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/315
10.16923/reb.v12i2.315
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/315
identifier_str_mv 10.16923/reb.v12i2.315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/315/448
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/315/10
/*ref*/Moura GRS, Vale JMF. O Ensino de Ciências na 5ª e na 6ª Séries do Ensino Fundamental. Educação em Ciências, da Pesquisa a Prática Docente (org. Roberto Nardi). São Paulo: Escrituras Editora. 2002.
/*ref*/Zeni ALB. Conhecimento Prévio para a Disciplina de Bioquímica em Cursos da Área de Saúde da Universidade Regional de Blumenau-SC. Rev Bras Ens Bioq Biol Mol. 2010; 2 (1): 1-14.
/*ref*/Luz MR, Oliveira GA, Da Poian AT. Glucose as the Sole Metabolic Fuel: Overcoming a Misconception Using Conceptual Change to Teach the Energy-yielding Metabolism to Brazilian High School Students. Biochem Mol Biol Educ. 2013; 41(4): 224–231.
/*ref*/Azevedo AMP, Lazzarotto GB, Timm MI, Zaroonzio MA. Relato de uma Experiência com o Uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs. Revista Renone: Novas Tecnologias na Educação (UFRGS). 2004; 1(2): 1-9.
/*ref*/Cox JR. Enhancing Student Interactions with the Instructor and Content Using Pen-based Technology, YouTube Videos, and Virtual Conferencing. Biochem Mol Biol Educ. 2011; 39, (1): 4–9.
/*ref*/Fialho NN. Os Jogos Pedagógicos como Ferramenta de Ensino. In: Congresso Nacional de Educação; 06 a 09 de outubro de 2008, Curitiba, PR. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2008. p. 12298-12306. Acesso em: 27 de janeiro de 2012. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/trabalhos10.html.
/*ref*/Anderson TR, Schonborn KJ. Bridging the Educational Research-teaching Practice Gap: Conceptual Understanding, Part 2: Assessing and Developing Student Knowledge, Biochem Mol Biol Educ. 2008; 36 (5): 372-379.
/*ref*/Mattos C, Johnson M, White H, Sears D, Bailey C, Bell E. Introduction: Promoting Concept Driven Teaching Strategies in Biochemistry and Molecular Biology. Biochem Molec Biol Educ. 2013; 41 (5): 287-288.
/*ref*/Santos VT, Anacleto AC. Monitorias como Ferramenta Auxiliar para Aprendizagem da Disciplina Bioquímica: Uma Análise no UNILESTE-MG. Rev Bras Ens Bioq Biol Mol. 2007; 1: E1-E8.
/*ref*/V. Oenning, J.M.P. Oliveira (2011), Dinâmicas em sala de aula: envolvendo os alunos no processo de ensino, exemplo com os mecanismos de transporte da membrana plasmática. Rev. Bras. de Ens. de Bioq. e Biol. Molec, article 3, ed. 01/2011.
/*ref*/Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Educational Psychology: a Cognitive View. 2. ed. New York, 2 ed. 733p; 1978.
/*ref*/Novak JD, Cañas AJ. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them, Technical Report IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition. 2008. Acesso em 27 de janeiro de 2011. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/Publications/ResearchPapers/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf.
/*ref*/L. Roberts (1999), Using concept maps to measure statistical understanding, Int. J. Math. Educ. Sci. Technol. 20, (5), 707-717.
/*ref*/Novak JD, Gowin DB. Learning How to Learn. New York: Cambridge: University Press. 1984.
/*ref*/Gomes AP. Mapas Conceituais e o Ensino da Medicina. Rev Bras Edu Med. 2011; 35 (2): 275-282.
/*ref*/Maffra SM. Mapas Conceituais como recurso facilitador da Aprendizagem Significativa – uma abordagem prática. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação de Ensino de Ciências, IFRJ - 2011
/*ref*/J.D. Novak (1998), Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept Maps as Facilitative Tools for Schools and Corporations, Mahwah, N.J.,Lawrence Erlbaum and Assoc., 317p.
/*ref*/White BT, Bolker ED. Interactive Computer Simulations of Genetics, Biochemistry and Molecular Biology. Biochem Mol Bio Educ. 2008; 36 (1): 77–84.
/*ref*/Grillo M, Lima MRV. Mapas Conceituais e sua Utilização na Educação. 2011. Acesso em 01 de fevereiro de 2012. Disponível em: http://www.colegiosantissima.com.br/site/pages/formacaocontinuada/files/02.07.11/mapasconceituais.pdf.
/*ref*/Moreira MA. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Porto Alegre: Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (adaptado e atualizado, em 1997, de Moreira, MA. Mapas conceituais e Aprendizagem significativa. O Ensino, Pontevadra / Espanha e Braga / Portugal, 23-28, 1988: 87 – 95).
/*ref*/Moreira MA. Mapas Conceituais – Instrumentos Didáticos de Avaliação e Análise de Currículo. São Paulo. 1987.
/*ref*/Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, Batista SHS, Batista NA. Mapa Conceitual: Ensaiando Critérios de Análise. Ciência e Educação. 2007; 3 (13): 453-463.
/*ref*/Costamagna AM. Innovaciones Didácticas: Mapas Conceptuales como Expresión de Procesos de Interrelación para Evaluar la Evolución del Conocimiento de Alumnos Universitarios. Enseñanza de las Ciencias. 2001; 19 (2): 309-318.
/*ref*/Akinsanya C, Williams M. Concept Mapping for Meaningful Learning. Nurse Educ Today, Anglia Polytechnic University. 2004; 24 (1): 41-46. Acesso em 27 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14690643.
/*ref*/Freitas Filho JR. Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciências & Cognição. 2007; 12: 86-95.
/*ref*/Tavares R. Construindo Mapas Conceituais. Ciência e Cognição. 2007; 12: 72-85. Acesso em: 27 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/.
/*ref*/Moreira MA. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Cadernos de Aplicação, 11 (2): 143 -156, 1998.
/*ref*/Luchetta LH. Mapas Conceituais na Prática Pedagógica. IX Congredso Nacional de Educação e III Encontro Brasileiro de Psico Pedagogia, PUCPR, 2009
/*ref*/Santos VJSV, Oliveira EA, Garzon JCV. Desenvolvimento e Avaliação de uma Ferramenta para Diagnóstico de Literacia Visual Contextualizada no Ensino de Metabolismo. Rev Ens Bioq. 2013; 1: 54-88.
/*ref*/G.A.B. Lima (2004), Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectiva em Ciência da Informação. 9 (2), 134-145.
/*ref*/Moreira MA, Buchweitz B. Novas Estratégias de Ensino e Aprendizagem: os Mapas Conceptuais e o Vê Epistemológico. Plátano Edições Técnicas. 1993.
/*ref*/Aguiar JG. Desenvolvimento e Validação de um Questionário para Avaliar o Nível de Conhecimento dos Alunos sobre Mapas Conceituais. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, USP, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23
Journal of Biochemistry Education; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 2 (2014): REB (Ago-Dez); 7-23
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126677971894272