Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weyh, Aline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa Carvalho, Isis Gabriela, del Valle Garnero, Analía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540
Resumo: Several studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process.
id SBBQM-1_8ca1725394a18ceb0af6aaa0e96a9dd2
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/540
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesisTwister Proteico: uma ferramenta lúdica envolvendo a síntese de proteínasJogos; Aulas práticas; Genéticaensino; Genética; jogoSeveral studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process.Diversos estudos demonstram que discentes dos mais variados níveis escolares relatam a Genética como um tema abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, apresentando múltiplas problemáticas no processo de ensino-aprendizagem e tornando-se necessárias práticas auxiliares. Dentre as ferramentas didáticas, o jogo é uma atividade lúdica muito utilizada atualmente, uma vez que, estimula as várias inteligências e permite maior interação entre aluno e professor. O presente trabalho busca a elaboração e aplicação de um jogo didático inovador e dinâmico, o Twister Proteico, como recurso pedagógico para a disciplina de Genética. A elaboração do jogo foi baseada na utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo pelo educando podendo abordar conhecimentos de transcrição, tradução e dobramento proteico. A atividade foi proposta e aplicada em sala de aula tendo como piloto alunos de graduação. A diversão associada ao conhecimento da ciência permitiu não apenas uma melhor memorização do conteúdo abordado, como despertou a curiosidade, reflexão do tema, construção do caráter e espírito de colaboração, além da competitividade através da interação entre a turma. Esta prática mostrou-se uma ferramenta eficaz na fuga da rotina e reparação de falhas do processo de ensino teórico.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqWeyh, AlineBarbosa Carvalho, Isis Gabrieladel Valle Garnero, Analía2015-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/54010.16923/reb.v13i1.540Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74Journal of Biochemistry Education; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-742318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540/470/*ref*/Klautau N, Aurora A, Dulce D, Silviene S, Helena H, Correia A. Relação entre herança genética, reprodução e meiose: um estudo das concepções de estudantes universitários do Brasil e Portugal. In Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de lãs Ciencias, Barcelona, (2009) p. 2267-2270. Disponível em: http://ensciencias.uab.es/congreso09/numero extra/art-2267-2270.pdf, Acesso em: 28 de julho de 2012./*ref*/Jann PN, Leite MF. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências e Cognição. 2010; v.15 (1): 282-293/*ref*/Krasilchik M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2004, 197p./*ref*/Kishimoto TM. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo. 1996./*ref*/Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998./*ref*/Macedo L, Petty ALS, Pessoa NC. Os jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed; 2005./*ref*/Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf . Acesso em: 20 de maio de 2012./*ref*/Rieder R, Zanelato EM, Brancher JD. Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimensionais em um ambiente aberto. In IX Taller Internacional de Software Educativo, 2004. p 61-66./*ref*/Zanon DAV, Guerreiro MAS, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Revista Ciências e Cognição. 2008; v.13: 72-81./*ref*/Miranda S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje. 2001; v.28: p. 64-66./*ref*/Agamme ALDA. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose. Monografia, Universidade Presbiterana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Paulo, 2010./*ref*/Falkembach GAM. O Lúdico e os Jogos Educacionais. Mídias na Educação. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2014.São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasilestudante, professor, pesquisadorDireitos autorais 2015 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:25:22Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/540Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:25:22Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
Twister Proteico: uma ferramenta lúdica envolvendo a síntese de proteínas
title Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
spellingShingle Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
Weyh, Aline
Jogos; Aulas práticas; Genética
ensino; Genética; jogo
title_short Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
title_full Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
title_fullStr Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
title_full_unstemmed Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
title_sort Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
author Weyh, Aline
author_facet Weyh, Aline
Barbosa Carvalho, Isis Gabriela
del Valle Garnero, Analía
author_role author
author2 Barbosa Carvalho, Isis Gabriela
del Valle Garnero, Analía
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Weyh, Aline
Barbosa Carvalho, Isis Gabriela
del Valle Garnero, Analía
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Jogos; Aulas práticas; Genética
ensino; Genética; jogo
topic Jogos; Aulas práticas; Genética
ensino; Genética; jogo
description Several studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-02
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540
10.16923/reb.v13i1.540
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540
identifier_str_mv 10.16923/reb.v13i1.540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540/470
/*ref*/Klautau N, Aurora A, Dulce D, Silviene S, Helena H, Correia A. Relação entre herança genética, reprodução e meiose: um estudo das concepções de estudantes universitários do Brasil e Portugal. In Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de lãs Ciencias, Barcelona, (2009) p. 2267-2270. Disponível em: http://ensciencias.uab.es/congreso09/numero extra/art-2267-2270.pdf, Acesso em: 28 de julho de 2012.
/*ref*/Jann PN, Leite MF. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências e Cognição. 2010; v.15 (1): 282-293
/*ref*/Krasilchik M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2004, 197p.
/*ref*/Kishimoto TM. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo. 1996.
/*ref*/Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
/*ref*/Macedo L, Petty ALS, Pessoa NC. Os jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed; 2005.
/*ref*/Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf . Acesso em: 20 de maio de 2012.
/*ref*/Rieder R, Zanelato EM, Brancher JD. Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimensionais em um ambiente aberto. In IX Taller Internacional de Software Educativo, 2004. p 61-66.
/*ref*/Zanon DAV, Guerreiro MAS, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Revista Ciências e Cognição. 2008; v.13: 72-81.
/*ref*/Miranda S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje. 2001; v.28: p. 64-66.
/*ref*/Agamme ALDA. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose. Monografia, Universidade Presbiterana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Paulo, 2010.
/*ref*/Falkembach GAM. O Lúdico e os Jogos Educacionais. Mídias na Educação. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil

estudante, professor, pesquisador
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74
Journal of Biochemistry Education; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126677310242816