Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540 |
Resumo: | Several studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process. |
id |
SBBQM-1_8ca1725394a18ceb0af6aaa0e96a9dd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/540 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesisTwister Proteico: uma ferramenta lúdica envolvendo a síntese de proteínasJogos; Aulas práticas; Genéticaensino; Genética; jogoSeveral studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process.Diversos estudos demonstram que discentes dos mais variados níveis escolares relatam a Genética como um tema abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, apresentando múltiplas problemáticas no processo de ensino-aprendizagem e tornando-se necessárias práticas auxiliares. Dentre as ferramentas didáticas, o jogo é uma atividade lúdica muito utilizada atualmente, uma vez que, estimula as várias inteligências e permite maior interação entre aluno e professor. O presente trabalho busca a elaboração e aplicação de um jogo didático inovador e dinâmico, o Twister Proteico, como recurso pedagógico para a disciplina de Genética. A elaboração do jogo foi baseada na utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo pelo educando podendo abordar conhecimentos de transcrição, tradução e dobramento proteico. A atividade foi proposta e aplicada em sala de aula tendo como piloto alunos de graduação. A diversão associada ao conhecimento da ciência permitiu não apenas uma melhor memorização do conteúdo abordado, como despertou a curiosidade, reflexão do tema, construção do caráter e espírito de colaboração, além da competitividade através da interação entre a turma. Esta prática mostrou-se uma ferramenta eficaz na fuga da rotina e reparação de falhas do processo de ensino teórico.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqWeyh, AlineBarbosa Carvalho, Isis Gabrieladel Valle Garnero, Analía2015-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/54010.16923/reb.v13i1.540Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74Journal of Biochemistry Education; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-742318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540/470/*ref*/Klautau N, Aurora A, Dulce D, Silviene S, Helena H, Correia A. Relação entre herança genética, reprodução e meiose: um estudo das concepções de estudantes universitários do Brasil e Portugal. In Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de lãs Ciencias, Barcelona, (2009) p. 2267-2270. Disponível em: http://ensciencias.uab.es/congreso09/numero extra/art-2267-2270.pdf, Acesso em: 28 de julho de 2012./*ref*/Jann PN, Leite MF. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências e Cognição. 2010; v.15 (1): 282-293/*ref*/Krasilchik M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2004, 197p./*ref*/Kishimoto TM. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo. 1996./*ref*/Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998./*ref*/Macedo L, Petty ALS, Pessoa NC. Os jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed; 2005./*ref*/Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf . Acesso em: 20 de maio de 2012./*ref*/Rieder R, Zanelato EM, Brancher JD. Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimensionais em um ambiente aberto. In IX Taller Internacional de Software Educativo, 2004. p 61-66./*ref*/Zanon DAV, Guerreiro MAS, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Revista Ciências e Cognição. 2008; v.13: 72-81./*ref*/Miranda S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje. 2001; v.28: p. 64-66./*ref*/Agamme ALDA. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose. Monografia, Universidade Presbiterana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Paulo, 2010./*ref*/Falkembach GAM. O Lúdico e os Jogos Educacionais. Mídias na Educação. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2014.São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasilestudante, professor, pesquisadorDireitos autorais 2015 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:25:22Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/540Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:25:22Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis Twister Proteico: uma ferramenta lúdica envolvendo a síntese de proteínas |
title |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis |
spellingShingle |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis Weyh, Aline Jogos; Aulas práticas; Genética ensino; Genética; jogo |
title_short |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis |
title_full |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis |
title_fullStr |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis |
title_full_unstemmed |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis |
title_sort |
Twister Protein: a ludic tool involving protein synthesis |
author |
Weyh, Aline |
author_facet |
Weyh, Aline Barbosa Carvalho, Isis Gabriela del Valle Garnero, Analía |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Carvalho, Isis Gabriela del Valle Garnero, Analía |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weyh, Aline Barbosa Carvalho, Isis Gabriela del Valle Garnero, Analía |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos; Aulas práticas; Genética ensino; Genética; jogo |
topic |
Jogos; Aulas práticas; Genética ensino; Genética; jogo |
description |
Several studies show that students of various grade levels report the Genetics as an abstract theme and difficult to assimilate by the students, with multiple problems in the teaching-learning process and becoming necessary the development of auxiliary practices. Among the teaching tools, the game is the most currently opted playful activity by stimulating multiple intelligences, allowing greater student-teacher interaction. This work seeks the production of an innovative and dynamic educational game, Twister Protein, as a pedagogical resource for Genetics discipline. The development of the game was based on the use of easily accessible and low cost materials by teachers, allowing the knowledge of transcription, translation and protein folding. The activity was proposed and applied in the classroom with pilot undergraduate students. The fun associated with the knowledge of science not only allowed a better memorization of the content addressed, as aroused the curiosity, theme reflection, character building and collaborative spirits, as well as competitiveness through the interaction between class. This practice proved to be an effective tool in the escape from routine and fault repair of the theoretical process. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540 10.16923/reb.v13i1.540 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v13i1.540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/540/470 /*ref*/Klautau N, Aurora A, Dulce D, Silviene S, Helena H, Correia A. Relação entre herança genética, reprodução e meiose: um estudo das concepções de estudantes universitários do Brasil e Portugal. In Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de lãs Ciencias, Barcelona, (2009) p. 2267-2270. Disponível em: http://ensciencias.uab.es/congreso09/numero extra/art-2267-2270.pdf, Acesso em: 28 de julho de 2012. /*ref*/Jann PN, Leite MF. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências e Cognição. 2010; v.15 (1): 282-293 /*ref*/Krasilchik M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2004, 197p. /*ref*/Kishimoto TM. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo. 1996. /*ref*/Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998. /*ref*/Macedo L, Petty ALS, Pessoa NC. Os jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed; 2005. /*ref*/Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf . Acesso em: 20 de maio de 2012. /*ref*/Rieder R, Zanelato EM, Brancher JD. Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimensionais em um ambiente aberto. In IX Taller Internacional de Software Educativo, 2004. p 61-66. /*ref*/Zanon DAV, Guerreiro MAS, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Revista Ciências e Cognição. 2008; v.13: 72-81. /*ref*/Miranda S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje. 2001; v.28: p. 64-66. /*ref*/Agamme ALDA. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose. Monografia, Universidade Presbiterana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Paulo, 2010. /*ref*/Falkembach GAM. O Lúdico e os Jogos Educacionais. Mídias na Educação. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil estudante, professor, pesquisador |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74 Journal of Biochemistry Education; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 13, n. 1 (2015): REB (Jan-Jul); 58-74 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126677310242816 |