Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Mariana Busato
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mello, Najara Nogari de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38099
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
id UFPR_17101c313d1ac20fc54e8a40fef628a1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38099
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Toledo, Mariana BusatoMello, Najara Nogari deRios, Flavia Sant'Anna, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:02:31Z2022-09-19T18:02:31Z2014https://hdl.handle.net/1884/38099Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientadora: Flavia Sant'Anna RiosTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : Para abordagem dos conteúdos de Biologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) apresentam diversas propostas úteis ao professor e, dentre elas, estão os jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para ensinar de forma mais prazerosa, aumentando o interesse do aluno e facilitando a compreensão de conceitos científicos. Além de ser uma alternativa para os professores tornarem as aulas mais instigantes e atraentes. O jogo de tabuleiro "O caminho do desenvolvimento: uma abordagem lúdica ao ensino de Biologia" foi desenvolvido a partir dessa ideia, com o objetivo de associar Genética e Embriologia de forma lúdica e mostrar que ambas as matérias estão diretamente relacionadas, uma vez que essas matérias são ensinadas em períodos distintos no currículo escolar para o Ensino Médio. Para isso, o jogo foi aplicado a alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino médio, de um colégio localizado na região de Curitiba. Os resultados mostraram que o jogo é uma ótima ferramenta para esclarecer tais conceitos, muitas vezes de difícil associação, e também evidenciou os problemas relacionados ao entendimento da matéria em si, Genética (genes, DNA, alelo, cromossomos) e Embriologia (folhetos embrionários, fases do desenvolvimento embrionário, períodos da gestação). A metodologia utilizada no jogo, por meio de cartões pergunta e informação, facilitou no esclarecimento desses temas, pois nos cartões constavam situações e esclarecimentos sobre técnicas, tópicos abordados nas matérias citadas acima e suporte aos estudantes para responderem as perguntas de modo simplificado. Dessa forma, o jogo tornou-se uma ferramenta didática facilitadora no reforço de conteúdos e na sociabilidade entre os alunos, além de permitir ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas alternativas de ensino e, aos alunos, uma nova forma de aprender, de modo participativo, relacionando-se com o conteúdo escolar.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderGenéticaEmbriologiaJogos educativosJogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdfapplication/pdf2055104https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/1/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf38daf295deae39d17e3b142424d60cbeMD51open accessTEXTTCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdf.txtExtracted Texttext/plain86856https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/2/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.txt726021c4c53a90e0f0e48c81cd04711dMD52open accessTHUMBNAILTCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/3/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.jpgebee36e6df32df8d07a06a0b4596bad6MD53open access1884/380992022-09-19 15:02:31.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:02:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
title Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
spellingShingle Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
Toledo, Mariana Busato
Genética
Embriologia
Jogos educativos
title_short Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
title_full Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
title_fullStr Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
title_full_unstemmed Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
title_sort Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
author Toledo, Mariana Busato
author_facet Toledo, Mariana Busato
Mello, Najara Nogari de
author_role author
author2 Mello, Najara Nogari de
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rios, Flavia Sant'Anna, 1972-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Mariana Busato
Mello, Najara Nogari de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
contributor_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Embriologia
Jogos educativos
topic Genética
Embriologia
Jogos educativos
description Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T18:02:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T18:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38099
url https://hdl.handle.net/1884/38099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/1/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/2/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/3/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38daf295deae39d17e3b142424d60cbe
726021c4c53a90e0f0e48c81cd04711d
ebee36e6df32df8d07a06a0b4596bad6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860419731587072