Cell cycle: construction and validation of a didactic sequence by the methodology of didactic engineering

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kieling, Ketelin Monique Cavalheiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva Goulart, Aline, Roehrs, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/815
Resumo: In teaching biology, many are complex and revolutionary for the teacher to teach them. Dought this problematic, it is the use of the schools of teaching that will enable the learning of the contents. The development of Didactic Sequences (DS) is presented as a planning strategy for teaching that is much used in science teaching. This objective constitutes a work for the construction, application and validation of an SD focused on the teaching of the Cell Cycle. To that end, the Didactic Engineering (DE) methodology guided the construction of DS based on previous knowledge, difficulties and challenges faced by DS. By means of an inductive method, an analysis was made from the comparisons between a prior analysis and a posteriori analysis. The results of the DS application were satisfactory and a DS was validated.
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spelling Cell cycle: construction and validation of a didactic sequence by the methodology of didactic engineeringCiclo celular: construção e validação de uma sequência didática pela metodologia da engenharia didáticaMolecular biology; teaching strategies; play activitiesBiologia molecular; estratégias de ensino; atividades lúdicasIn teaching biology, many are complex and revolutionary for the teacher to teach them. Dought this problematic, it is the use of the schools of teaching that will enable the learning of the contents. The development of Didactic Sequences (DS) is presented as a planning strategy for teaching that is much used in science teaching. This objective constitutes a work for the construction, application and validation of an SD focused on the teaching of the Cell Cycle. To that end, the Didactic Engineering (DE) methodology guided the construction of DS based on previous knowledge, difficulties and challenges faced by DS. By means of an inductive method, an analysis was made from the comparisons between a prior analysis and a posteriori analysis. The results of the DS application were satisfactory and a DS was validated.No ensino de Biologia, muitos conteúdos são complexos e abstratos se tornando um desafio para o professor ensiná-los. Diante desta problemática, se faz necessário o uso de estratégias de ensino que possibilitem a aprendizagem destes conteúdos. A elaboração de Sequências Didáticas (SD) se apresenta como uma estratégia de planejamento de aula muito empregada no ensino de Ciências, permitindo ao professor dar sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Neste sentido, constitui-se como objetivo deste trabalho a construção, aplicação e validação de uma SD voltada ao ensino do Ciclo Celular. Para tanto, a metodologia da Engenharia Didática (ED) norteou a construção da SD a partir dos conhecimentos prévios, das dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentam no estudo deste conteúdo e nos auxiliou na validação da SD. Por ser um método indutivo, a validação ocorreu a partir das comparações entre a análise a priori e a análise a posteriori. Os resultados da aplicação da SD foram satisfatórios e a SD foi validada.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqPIBID, Capes, CNPqPIBID, Capes, CNPqKieling, Ketelin Monique Cavalheiroda Silva Goulart, AlineRoehrs, Rafael2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/81510.16923/reb.v16i2.815Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 2 (2018): REB (Jul-Dez); 48 - 70Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 16, n. 2 (2018): REB (Jul-Dez); 48 - 70Journal of Biochemistry Education; v. 16, n. 2 (2018): REB (Jul-Dez); 48 - 70Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 2 (2018): REB (Jul-Dez); 48 - 702318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/815/655/*ref*/Lazzaroni AA, Gerlinde APBT. 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Elaboração e Avaliação de uma Sequência Didática de ensino para o conteúdo de eletroquímica. In Anais do III Encontro de Iniciação à docência da UEPB; 15 a 18 de outubro de 2013, Campina Grande, PB. Universidade Estadual da Paraíba, 2013./*ref*/Guimarães YAF, Giordan M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 05 a 09 de dezembro de 2011, Campinas. Universidade Estadual de Campinas, 2012./*ref*/Giordan M, Guimarães YAF, Massi L. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. In Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 05 a 09 de dezembro de 2011, Campinas. Universidade Estadual de Campinas, 2012./*ref*/Pantoja LFL, Silva FHS. Engenharia Didática: articulando um referencial metodológico para o ensino de matemática na eja. 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Genética na escola. 2008; 3(2): 24-27.Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:27Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/815Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:27Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
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