O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Thayná Tavares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jesus, Patrícia Britto Ribeiro de, Paula, Vanessa Galdino de, Pires, Bruna Maiara Ferreira Barreto, Gomes, Helena Ferraz, Andrade, Janeide de Moraes Caldas, Silva, Rafael Pires, Ferreira, Dennis de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Informática na Educação
Texto Completo: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946
Resumo: Identificar, na rede social Instagram®, o entendimento dos discentes e enfermeiros acerca da utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem na Enfermagem. Trata- se de um estudo descritivo, seccional, de abordagem quantitativa aplicada por meio da utilização dos stickers do Instagram® para captação de informações dos usuários sobre o uso do aplicativo como ferramenta de ensino- aprendizagem. Pesquisa realizada com 34 participantes, com prevalência do sexo feminino, idade entre 18 e 24 anos, raça branca, estado civil solteiro, religião católica e moradores do Estado do Rio de Janeiro, que utilizam principalmente o celular como forma de acesso a rede social, no período noturno. Foi possível identificar a rede social Instagram® como recurso de ensino- aprendizagem através da afirmação de 100% dos participantes. Percebe-se a importância das tecnologias no processo de formação em saúde, não só para Enfermagem, mas para todas as áreas nas quais os conteúdos se atualizam rapidamente. Sendo assim, o Instagram® pode ser utilizado como uma estratégia de ensino- aprendizagem. Logo, o produto dessa pesquisa, elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação, contribuirá para o ensino por meio de informações as quais os acadêmicos de Enfermagem e os profissionais da saúde buscam e consomem nas redes sociais.
id SBC-6_9c489f8faa4ac2d2c022fbca4801faa3
oai_identifier_str oai:journals-sol.sbc.org.br:article/2946
network_acronym_str SBC-6
network_name_str Revista Brasileira de Informática na Educação
repository_id_str
spelling O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivoInstagram® as a tool technological support in nursing education: a descriptive studyInstagram® como herramienta tecnológica de apoyo a la formación en enfermería: un estudio descriptivoInformática en SaludUso de Redes SocialesEducación en EnfermeríaSimulación realistaInformática em SaúdeUso das Redes SociaisEducação em enfermagemSimulação RealísticaHealth InformaticsUse of Social NetworksNursing EducationRealistic SimulationIdentificar, na rede social Instagram®, o entendimento dos discentes e enfermeiros acerca da utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem na Enfermagem. Trata- se de um estudo descritivo, seccional, de abordagem quantitativa aplicada por meio da utilização dos stickers do Instagram® para captação de informações dos usuários sobre o uso do aplicativo como ferramenta de ensino- aprendizagem. Pesquisa realizada com 34 participantes, com prevalência do sexo feminino, idade entre 18 e 24 anos, raça branca, estado civil solteiro, religião católica e moradores do Estado do Rio de Janeiro, que utilizam principalmente o celular como forma de acesso a rede social, no período noturno. Foi possível identificar a rede social Instagram® como recurso de ensino- aprendizagem através da afirmação de 100% dos participantes. Percebe-se a importância das tecnologias no processo de formação em saúde, não só para Enfermagem, mas para todas as áreas nas quais os conteúdos se atualizam rapidamente. Sendo assim, o Instagram® pode ser utilizado como uma estratégia de ensino- aprendizagem. Logo, o produto dessa pesquisa, elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação, contribuirá para o ensino por meio de informações as quais os acadêmicos de Enfermagem e os profissionais da saúde buscam e consomem nas redes sociais.To identify, on the social network Instagram®, the understanding of students and nurses about the use of active methodologies in the teaching-learning process in Nursing. This is a descriptive, sectional study, with a quantitative approach applied through the use of Instagram® stickers to capture information from users about the use of the application as a teaching-learning tool. Research carried out with 34 participants, with a prevalence of females, aged between 18 and 24 years, white race, single marital status, Catholic religion and residents of the State of Rio de Janeiro, who mainly use the cell phone as a means of accessing the social network, in the night period. It was possible to identify the Instagram® social network as a teaching-learning resource through the affirmation of 100% of the participants. The importance of technologies in the health education process is perceived, not only for Nursing, but for all areas in which the contents are updated quickly. Therefore, Instagram® can be used as a teaching-learning strategy. Therefore, the product of this research, elaborated from the undergraduate course completion work, will contribute to teaching through information that nursing students and health professionals seek and consume on social networks.  Identificar, en la red social Instagram®, la comprensión de estudiantes y enfermeros sobre el uso de metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en Enfermería. Se trata de un estudio descriptivo, seccional, con enfoque cuantitativo aplicado mediante el uso de stickers de Instagram® para captar información de los usuarios sobre el uso de la aplicación como herramienta de enseñanza-aprendizaje. Investigación realizada con 34 participantes, con predominio del sexo femenino, con edad entre 18 y 24 años, raza blanca, estado civil soltero, religión católica y residentes en el Estado de Río de Janeiro, que utilizan principalmente el teléfono celular como medio de acceso la red social, en el periodo de la noche. Se logró identificar la red social Instagram® como recurso de enseñanza-aprendizaje a través de la afirmación del 100% de los participantes. Se percibe la importancia de las tecnologías en el proceso de educación en salud, no sólo para Enfermería, sino para todas las áreas en las que los contenidos se actualicen rápidamente. Por lo tanto, Instagram® puede ser utilizado como estrategia de enseñanza-aprendizaje. Por lo tanto, el producto de esta investigación, elaborado a partir del trabajo de finalización del curso de pregrado, contribuirá a la enseñanza a través de informaciones que los estudiantes de enfermería y profesionales de la salud buscan y consumen en las redes sociales.Sociedade Brasileira de Computação2023-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946Revista Brasileña de Informática en la Educación; Vol. 31 (2023); 829-843Revista Brasileira de Informática na Educação; Vol. 31 (2023); 829-843Brazilian Journal of Computers in Education; Vol. 31 (2023); 829-8432317-61211414-5685reponame:Revista Brasileira de Informática na Educaçãoinstname:Sociedade Brasileira de Computação (SBC)instacron:SBCporhttps://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946/2396Copyright (c) 2023 Thayná Tavares Vasques, Patrícia Britto Ribeiro de Jesus, Vanessa Galdino de Paula, Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Helena Ferraz Gomes, Janeide de Moraes Caldas Andrade, Rafael Pires Silva, Dennis de Carvalho Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasques, Thayná TavaresJesus, Patrícia Britto Ribeiro dePaula, Vanessa Galdino dePires, Bruna Maiara Ferreira BarretoGomes, Helena FerrazAndrade, Janeide de Moraes CaldasSilva, Rafael PiresFerreira, Dennis de Carvalho2024-01-09T17:44:03Zoai:journals-sol.sbc.org.br:article/2946Revistahttps://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbieONGhttps://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/oaipublicacoes@sbc.org.br2317-61211414-5685opendoar:2024-01-09T17:44:03Revista Brasileira de Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
Instagram® as a tool technological support in nursing education: a descriptive study
Instagram® como herramienta tecnológica de apoyo a la formación en enfermería: un estudio descriptivo
title O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
spellingShingle O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
Vasques, Thayná Tavares
Informática en Salud
Uso de Redes Sociales
Educación en Enfermería
Simulación realista
Informática em Saúde
Uso das Redes Sociais
Educação em enfermagem
Simulação Realística
Health Informatics
Use of Social Networks
Nursing Education
Realistic Simulation
title_short O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
title_full O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
title_fullStr O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
title_full_unstemmed O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
title_sort O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
author Vasques, Thayná Tavares
author_facet Vasques, Thayná Tavares
Jesus, Patrícia Britto Ribeiro de
Paula, Vanessa Galdino de
Pires, Bruna Maiara Ferreira Barreto
Gomes, Helena Ferraz
Andrade, Janeide de Moraes Caldas
Silva, Rafael Pires
Ferreira, Dennis de Carvalho
author_role author
author2 Jesus, Patrícia Britto Ribeiro de
Paula, Vanessa Galdino de
Pires, Bruna Maiara Ferreira Barreto
Gomes, Helena Ferraz
Andrade, Janeide de Moraes Caldas
Silva, Rafael Pires
Ferreira, Dennis de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Thayná Tavares
Jesus, Patrícia Britto Ribeiro de
Paula, Vanessa Galdino de
Pires, Bruna Maiara Ferreira Barreto
Gomes, Helena Ferraz
Andrade, Janeide de Moraes Caldas
Silva, Rafael Pires
Ferreira, Dennis de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Informática en Salud
Uso de Redes Sociales
Educación en Enfermería
Simulación realista
Informática em Saúde
Uso das Redes Sociais
Educação em enfermagem
Simulação Realística
Health Informatics
Use of Social Networks
Nursing Education
Realistic Simulation
topic Informática en Salud
Uso de Redes Sociales
Educación en Enfermería
Simulación realista
Informática em Saúde
Uso das Redes Sociais
Educação em enfermagem
Simulação Realística
Health Informatics
Use of Social Networks
Nursing Education
Realistic Simulation
description Identificar, na rede social Instagram®, o entendimento dos discentes e enfermeiros acerca da utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem na Enfermagem. Trata- se de um estudo descritivo, seccional, de abordagem quantitativa aplicada por meio da utilização dos stickers do Instagram® para captação de informações dos usuários sobre o uso do aplicativo como ferramenta de ensino- aprendizagem. Pesquisa realizada com 34 participantes, com prevalência do sexo feminino, idade entre 18 e 24 anos, raça branca, estado civil solteiro, religião católica e moradores do Estado do Rio de Janeiro, que utilizam principalmente o celular como forma de acesso a rede social, no período noturno. Foi possível identificar a rede social Instagram® como recurso de ensino- aprendizagem através da afirmação de 100% dos participantes. Percebe-se a importância das tecnologias no processo de formação em saúde, não só para Enfermagem, mas para todas as áreas nas quais os conteúdos se atualizam rapidamente. Sendo assim, o Instagram® pode ser utilizado como uma estratégia de ensino- aprendizagem. Logo, o produto dessa pesquisa, elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação, contribuirá para o ensino por meio de informações as quais os acadêmicos de Enfermagem e os profissionais da saúde buscam e consomem nas redes sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946
url https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946/2396
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Computação
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Computação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileña de Informática en la Educación; Vol. 31 (2023); 829-843
Revista Brasileira de Informática na Educação; Vol. 31 (2023); 829-843
Brazilian Journal of Computers in Education; Vol. 31 (2023); 829-843
2317-6121
1414-5685
reponame:Revista Brasileira de Informática na Educação
instname:Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Revista Brasileira de Informática na Educação
collection Revista Brasileira de Informática na Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
repository.mail.fl_str_mv publicacoes@sbc.org.br
_version_ 1821501802863919104