Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes,Pamella Rio Branco
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santiago,Savanna Santos, Szabo,Tatiana Nogueira, Toledo,Luciana Passos, Gollücke,Andréa Pittelli Boiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000200004
Resumo: O suco de uva contém compostos fenólicos em quantidades importantes e, portanto, seu consumo é desejável como aporte de substâncias antioxidantes naturais. Os objetivos do estudo foram investigar os atributos sensoriais e avaliar a aceitação de sucos de uva comerciais. Foram analisados três tipos de suco de uva comercializados no Brasil: suco integral, suco concentrado e néctar. Utilizaram-se a Análise Descritiva Quantitativa modificada e o Teste de Aceitação com escala hedônica estruturada de nove pontos, incluindo questões sobre consumo e compra. Os resultados apontam que o suco integral apresentou cor e gosto amargo mais intensos; o suco concentrado (reconstituído) apresentou baixa intensidade em todos os atributos; e o néctar de uva apresentou maior intensidade de gosto doce e sabor característico de uva. O teste de aceitação mostrou que o néctar de uva e o suco integral foram os mais aceitos. A maioria dos consumidores relatou consumir quatro ou mais copos suco de uva por mês. O suco integral recebeu maior intenção de compra e o néctar foi a bebida mais consumida. Concluiu-se que o consumidor aprecia o suco integral da uva, com equilibrada intensidade nos atributos sensoriais investigados, todavia, consume com maior frequência o néctar, bebida à qual são adicionadas água e sacarose.
id SBCTA-1_e4ebb52d5ec96203133bfee76c44190a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612010000200004
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciaisanálise sensorialanálise descritiva quantitativasuco de uvaanálise afetivaO suco de uva contém compostos fenólicos em quantidades importantes e, portanto, seu consumo é desejável como aporte de substâncias antioxidantes naturais. Os objetivos do estudo foram investigar os atributos sensoriais e avaliar a aceitação de sucos de uva comerciais. Foram analisados três tipos de suco de uva comercializados no Brasil: suco integral, suco concentrado e néctar. Utilizaram-se a Análise Descritiva Quantitativa modificada e o Teste de Aceitação com escala hedônica estruturada de nove pontos, incluindo questões sobre consumo e compra. Os resultados apontam que o suco integral apresentou cor e gosto amargo mais intensos; o suco concentrado (reconstituído) apresentou baixa intensidade em todos os atributos; e o néctar de uva apresentou maior intensidade de gosto doce e sabor característico de uva. O teste de aceitação mostrou que o néctar de uva e o suco integral foram os mais aceitos. A maioria dos consumidores relatou consumir quatro ou mais copos suco de uva por mês. O suco integral recebeu maior intenção de compra e o néctar foi a bebida mais consumida. Concluiu-se que o consumidor aprecia o suco integral da uva, com equilibrada intensidade nos atributos sensoriais investigados, todavia, consume com maior frequência o néctar, bebida à qual são adicionadas água e sacarose.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000200004Food Science and Technology v.30 n.2 2010reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612010000200004info:eu-repo/semantics/openAccessPontes,Pamella Rio BrancoSantiago,Savanna SantosSzabo,Tatiana NogueiraToledo,Luciana PassosGollücke,Andréa Pittelli Boiagopor2010-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612010000200004Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2010-08-05T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
title Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
spellingShingle Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
Pontes,Pamella Rio Branco
análise sensorial
análise descritiva quantitativa
suco de uva
análise afetiva
title_short Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
title_full Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
title_fullStr Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
title_full_unstemmed Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
title_sort Atributos sensoriais e aceitação de sucos de uva comerciais
author Pontes,Pamella Rio Branco
author_facet Pontes,Pamella Rio Branco
Santiago,Savanna Santos
Szabo,Tatiana Nogueira
Toledo,Luciana Passos
Gollücke,Andréa Pittelli Boiago
author_role author
author2 Santiago,Savanna Santos
Szabo,Tatiana Nogueira
Toledo,Luciana Passos
Gollücke,Andréa Pittelli Boiago
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes,Pamella Rio Branco
Santiago,Savanna Santos
Szabo,Tatiana Nogueira
Toledo,Luciana Passos
Gollücke,Andréa Pittelli Boiago
dc.subject.por.fl_str_mv análise sensorial
análise descritiva quantitativa
suco de uva
análise afetiva
topic análise sensorial
análise descritiva quantitativa
suco de uva
análise afetiva
description O suco de uva contém compostos fenólicos em quantidades importantes e, portanto, seu consumo é desejável como aporte de substâncias antioxidantes naturais. Os objetivos do estudo foram investigar os atributos sensoriais e avaliar a aceitação de sucos de uva comerciais. Foram analisados três tipos de suco de uva comercializados no Brasil: suco integral, suco concentrado e néctar. Utilizaram-se a Análise Descritiva Quantitativa modificada e o Teste de Aceitação com escala hedônica estruturada de nove pontos, incluindo questões sobre consumo e compra. Os resultados apontam que o suco integral apresentou cor e gosto amargo mais intensos; o suco concentrado (reconstituído) apresentou baixa intensidade em todos os atributos; e o néctar de uva apresentou maior intensidade de gosto doce e sabor característico de uva. O teste de aceitação mostrou que o néctar de uva e o suco integral foram os mais aceitos. A maioria dos consumidores relatou consumir quatro ou mais copos suco de uva por mês. O suco integral recebeu maior intenção de compra e o néctar foi a bebida mais consumida. Concluiu-se que o consumidor aprecia o suco integral da uva, com equilibrada intensidade nos atributos sensoriais investigados, todavia, consume com maior frequência o néctar, bebida à qual são adicionadas água e sacarose.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612010000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.30 n.2 2010
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126315291475968