Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador,Nilson
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Benez,Sérgio H., Mion,Renildo L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000200006
Resumo: A subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo.
id SBEA-1_2aa860e2f970af86b0b05f0fe12c2c05
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162008000200006
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solosubsoladorpotênciaimplementosdeslizamento das rodas motrizesvelocidade operacionalA subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000200006Engenharia Agrícola v.28 n.2 2008reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/S0100-69162008000200006info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador,NilsonBenez,Sérgio H.Mion,Renildo L.por2008-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162008000200006Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2008-07-29T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
title Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
spellingShingle Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
Salvador,Nilson
subsolador
potência
implementos
deslizamento das rodas motrizes
velocidade operacional
title_short Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
title_full Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
title_fullStr Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
title_full_unstemmed Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
title_sort Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
author Salvador,Nilson
author_facet Salvador,Nilson
Benez,Sérgio H.
Mion,Renildo L.
author_role author
author2 Benez,Sérgio H.
Mion,Renildo L.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador,Nilson
Benez,Sérgio H.
Mion,Renildo L.
dc.subject.por.fl_str_mv subsolador
potência
implementos
deslizamento das rodas motrizes
velocidade operacional
topic subsolador
potência
implementos
deslizamento das rodas motrizes
velocidade operacional
description A subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162008000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-69162008000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.28 n.2 2008
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126269106946048