Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Engenharia Agrícola |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300546 |
Resumo: | RESUMO O trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de estradas não pavimentadas construídas sobre solos moles reforçadas com diferentes geossintéticos. Foram selecionadas três estradas não pavimentadas que apresentassem um trecho com baixa capacidade de suporte de carga. A flecha foi medida pelo método fotográfico para cada número de passadas, nas condições com e sem reforço, e submetido à análise de variância, pelo teste de F, a 5% de probabilidade, e quando houve diferença significativa entre os tratamentos, suas médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Posteriormente, realizou-se o cálculo da razão de benefício de tráfego fornecida pela inclusão do reforço. O geossintético não tecido, quando inserido no interior do solo, contribui de modo significativo para a redução das flechas, principalmente nos solos do trecho das estradas I e III. O geossintético tecido contribui para a redução das flechas, principalmente nos solos do trecho da estrada III. A geogrelha não contribui para a redução das flechas. A razão de benefício de tráfego para os reforços utilizados foram superiores a um, com valores médios de 1,28 para o trecho da estrada I, reforçado com geossintético não tecido, 1,54 para o trecho da estrada II, reforçado com geossintético tecido e de 2,7 para o trecho da estrada III, reforçado com geossintético tecido. |
id |
SBEA-1_77f7f542c024460d7e6ca4f2deaf1d55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-69162016000300546 |
network_acronym_str |
SBEA-1 |
network_name_str |
Engenharia Agrícola |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadascapacidade de suporte de cargatrilha de rodasimulador de tráfegoRESUMO O trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de estradas não pavimentadas construídas sobre solos moles reforçadas com diferentes geossintéticos. Foram selecionadas três estradas não pavimentadas que apresentassem um trecho com baixa capacidade de suporte de carga. A flecha foi medida pelo método fotográfico para cada número de passadas, nas condições com e sem reforço, e submetido à análise de variância, pelo teste de F, a 5% de probabilidade, e quando houve diferença significativa entre os tratamentos, suas médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Posteriormente, realizou-se o cálculo da razão de benefício de tráfego fornecida pela inclusão do reforço. O geossintético não tecido, quando inserido no interior do solo, contribui de modo significativo para a redução das flechas, principalmente nos solos do trecho das estradas I e III. O geossintético tecido contribui para a redução das flechas, principalmente nos solos do trecho da estrada III. A geogrelha não contribui para a redução das flechas. A razão de benefício de tráfego para os reforços utilizados foram superiores a um, com valores médios de 1,28 para o trecho da estrada I, reforçado com geossintético não tecido, 1,54 para o trecho da estrada II, reforçado com geossintético tecido e de 2,7 para o trecho da estrada III, reforçado com geossintético tecido.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300546Engenharia Agrícola v.36 n.3 2016reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n3p546-557/2016info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Lorena A.Viana,Paulo M. F.Santos,Divina C. R.Reis,Elton F.por2016-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162016000300546Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2016-09-21T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
title |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
spellingShingle |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas Oliveira,Lorena A. capacidade de suporte de carga trilha de roda simulador de tráfego |
title_short |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
title_full |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
title_fullStr |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
title_full_unstemmed |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
title_sort |
Uso de geossintéticos como reforço em estradas não pavimentadas |
author |
Oliveira,Lorena A. |
author_facet |
Oliveira,Lorena A. Viana,Paulo M. F. Santos,Divina C. R. Reis,Elton F. |
author_role |
author |
author2 |
Viana,Paulo M. F. Santos,Divina C. R. Reis,Elton F. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Lorena A. Viana,Paulo M. F. Santos,Divina C. R. Reis,Elton F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capacidade de suporte de carga trilha de roda simulador de tráfego |
topic |
capacidade de suporte de carga trilha de roda simulador de tráfego |
description |
RESUMO O trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de estradas não pavimentadas construídas sobre solos moles reforçadas com diferentes geossintéticos. Foram selecionadas três estradas não pavimentadas que apresentassem um trecho com baixa capacidade de suporte de carga. A flecha foi medida pelo método fotográfico para cada número de passadas, nas condições com e sem reforço, e submetido à análise de variância, pelo teste de F, a 5% de probabilidade, e quando houve diferença significativa entre os tratamentos, suas médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Posteriormente, realizou-se o cálculo da razão de benefício de tráfego fornecida pela inclusão do reforço. O geossintético não tecido, quando inserido no interior do solo, contribui de modo significativo para a redução das flechas, principalmente nos solos do trecho das estradas I e III. O geossintético tecido contribui para a redução das flechas, principalmente nos solos do trecho da estrada III. A geogrelha não contribui para a redução das flechas. A razão de benefício de tráfego para os reforços utilizados foram superiores a um, com valores médios de 1,28 para o trecho da estrada I, reforçado com geossintético não tecido, 1,54 para o trecho da estrada II, reforçado com geossintético tecido e de 2,7 para o trecho da estrada III, reforçado com geossintético tecido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300546 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n3p546-557/2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia Agrícola |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia Agrícola |
dc.source.none.fl_str_mv |
Engenharia Agrícola v.36 n.3 2016 reponame:Engenharia Agrícola instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) instacron:SBEA |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) |
instacron_str |
SBEA |
institution |
SBEA |
reponame_str |
Engenharia Agrícola |
collection |
Engenharia Agrícola |
repository.name.fl_str_mv |
Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br |
_version_ |
1752126272789544960 |