Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soller, Juliane Magagnin da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6175
Resumo: RESUMO O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares. Geography and tourism: paths and challenges for a complex reading of patrimony at Garopaba (SC, Brazil) ABSTRACT The text presents a research about the relationship between tourism and geography, considering the role of teaching of geography in the reading of local patrimony. Placed in Garopaba, a town in the coast of Santa Catarina (Brazil), it aims at discovering, temporarily, the importance of the teaching of geography in the construction of the touristic space. For a better comprehension, we have used concepts from geography as well as from the social representation involved in the reading of landscape and the construction of the place. The method used was the complexity one. Through qualitative research, we have done narrated episodic interviews with tourists, locals and geography teachers, and made field observation. We have realized that the teaching of geography is important to the reading of patrimony as it allows a critical view over pre-established forms, helping to go beyond the uncommitted rational discourses of touristic places, as well as to discover the pre-conceptions that are sold about touristic spots. The teaching of high-quality geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of material and immaterial patrimonies that are found in different places. KEYWORDS: Tourism; Geography Teaching; Garopaba; Place and Landscape.
id SBECOTUR-1_1a03f0e996983e100774ede18b60d8b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6175
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)TurismoEnsino de GeografiaGaropabaPaisagem e Lugar.RESUMO O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares. Geography and tourism: paths and challenges for a complex reading of patrimony at Garopaba (SC, Brazil) ABSTRACT The text presents a research about the relationship between tourism and geography, considering the role of teaching of geography in the reading of local patrimony. Placed in Garopaba, a town in the coast of Santa Catarina (Brazil), it aims at discovering, temporarily, the importance of the teaching of geography in the construction of the touristic space. For a better comprehension, we have used concepts from geography as well as from the social representation involved in the reading of landscape and the construction of the place. The method used was the complexity one. Through qualitative research, we have done narrated episodic interviews with tourists, locals and geography teachers, and made field observation. We have realized that the teaching of geography is important to the reading of patrimony as it allows a critical view over pre-established forms, helping to go beyond the uncommitted rational discourses of touristic places, as well as to discover the pre-conceptions that are sold about touristic spots. The teaching of high-quality geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of material and immaterial patrimonies that are found in different places. KEYWORDS: Tourism; Geography Teaching; Garopaba; Place and Landscape.Universidade Federal de São Paulo2014-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/617510.34024/rbecotur.2014.v7.6175Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 1 (2014): fevereiro-abril/2014Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 1 (2014): fevereiro-abril/2014Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 1 (2014): fevereiro-abril/20141983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6175/3964Soller, Juliane Magagnin daCastrogiovanni, Antonio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-29T14:07:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6175Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-10-29T14:07:18Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
spellingShingle Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
Soller, Juliane Magagnin da
Turismo
Ensino de Geografia
Garopaba
Paisagem e Lugar.
title_short Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_full Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_fullStr Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_full_unstemmed Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_sort Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
author Soller, Juliane Magagnin da
author_facet Soller, Juliane Magagnin da
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soller, Juliane Magagnin da
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Ensino de Geografia
Garopaba
Paisagem e Lugar.
topic Turismo
Ensino de Geografia
Garopaba
Paisagem e Lugar.
description RESUMO O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares. Geography and tourism: paths and challenges for a complex reading of patrimony at Garopaba (SC, Brazil) ABSTRACT The text presents a research about the relationship between tourism and geography, considering the role of teaching of geography in the reading of local patrimony. Placed in Garopaba, a town in the coast of Santa Catarina (Brazil), it aims at discovering, temporarily, the importance of the teaching of geography in the construction of the touristic space. For a better comprehension, we have used concepts from geography as well as from the social representation involved in the reading of landscape and the construction of the place. The method used was the complexity one. Through qualitative research, we have done narrated episodic interviews with tourists, locals and geography teachers, and made field observation. We have realized that the teaching of geography is important to the reading of patrimony as it allows a critical view over pre-established forms, helping to go beyond the uncommitted rational discourses of touristic places, as well as to discover the pre-conceptions that are sold about touristic spots. The teaching of high-quality geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of material and immaterial patrimonies that are found in different places. KEYWORDS: Tourism; Geography Teaching; Garopaba; Place and Landscape.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6175
10.34024/rbecotur.2014.v7.6175
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6175
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2014.v7.6175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6175/3964
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 1 (2014): fevereiro-abril/2014
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 1 (2014): fevereiro-abril/2014
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 1 (2014): fevereiro-abril/2014
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609728585728