Ecomarketing na Web como Estratégia Competitiva de Empresas Turísticas em Parnaíba (PI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibiapina, Mayara Maia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Thaís Mayara Paes de, Perinotto, André Riani Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6498
Resumo: A crescente preocupação da sociedade a respeito de questões ambientais está desencadeando certa pressão nas organizações. Cobram-se práticas responsáveis e rejeitam as agressões ambientais, estimulando a busca de alternativas ambientalmente corretas. Aliados a essa realidade surge um “novo” turista, com escolhas ambientalmente responsáveis e que preferem montar seus próprios roteiros de viagem utilizando a internet como base para suas pesquisas. Percebe-se então uma ligação importante entre as novas tecnologias e o Ecomarketing no desenvolvimento do turismo, assim, esse artigo surge da falta de estudos sobre o uso de estratégias de Marketing ecológico nas empresas turísticas de Parnaíba-PI e suas divulgações utilizando os recursos das novas tecnologias buscando investigar inicialmente os websites das empresas turísticas de Parnaíba para divulgação de seus serviços analisando a existência do uso de Ecomarketing nos mesmos. Espera-se com isso que esse trabalho contribua para uma visão ambientalmente responsável nas empresas turísticas de Parnaíba, aliando as preocupações ambientais com estratégia de marketing que influenciam positivamente no produto, preço, distribuição e promoção de seus serviços e estimule a maior visibilidade das empresas turísticas da cidade de Parnaíba na Web. Como metodologia, foram utilizados levantamento bibliográfico e estatístico e pesquisa exploratória com observação informal e aplicação de questionários cujas perguntas buscavam investigar se empresários e gestores conhecem as estratégias ecológicas. A partir do estudo proposto, identificou-se um despreparo das empresas no uso das tecnologias e no aproveitamento do Ecomarketing para desenvolver tanto seus negócios quanto o turismo local. Ecomarketing on the Web as a Competitive Strategy for Tourism Companies in Parnaíba (PI, Brazil) Ecotourism The social growing concern about environmental issues is sparking some pressure on organizations, charging responsible practices and rejecting environmental aggression, stimulating the search for environmentally right alternatives. Allied to this reality comes a "new" tourist with environmentally responsible choices who prefer to build their own travel itineraries using the internet as a basis for their research. Therefore, it becomes an important link between new technologies and the Eco Marketing in tourism development, so this article arises from the lack of studies on the use of environmental marketing strategies in tourist companies of Parnaíba and advertises using the resources of the new technologies in order to initially investigate the websites of tourism enterprises of Parnaíba (PI, Brazil) to publicize their services by analyzing the existence of using Eco Marketing in them. Hoping this work contributes to an environmentally responsible vision in tourist business of Parnaíba, combining environmental concerns with marketing strategy that positively influence the product, price, distribution and promotion of their services and encourage greater visibility of tourism enterprises of Parnaíba on the internet. The methodology used with bibliographic and statistical survey and exploratory research with informal observation and questionnaires whose questions aimed to investigate if business owners and managers really know the ecological strategies. From the proposed study, was identified a lack of preparation of companies in the use of technology and the use of Eco Marketing to develop both their companies and local tourism. KEYWORDS: Ecomarketing; Strategy Competitive; Parnaíba; Websites.
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