Saberes profissionais dos condutores de trilhas de longa duração para atuação em parques nacionais: contribuições para formação inicial em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Marcial Cotes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177575
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaJorge, Marcial CotesNascimento, Juarez Vieira doSchiavetti, Alexandre2017-07-18T04:05:02Z2017-07-18T04:05:02Z2016346227https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177575Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.O propósito desta tese foi investigar os saberes profissionais dos condutores de trilhas de longa duração (TLD), que atuam em dois Parques Nacionais (PARNAs): do Caparaó (PNC) e da Serra da Capivara (PNSC). Para tanto foi necessário identificar o perfil sociodemográfico, de formação e intervenção dos condutores de TLD dos PARNAs; averiguar os conhecimentos dos condutores nas suas dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais; descrever as situações de aprendizagem profissional dos condutores; e identificar as necessidades formativas para condução de TLD em PARNAs. Realizou-se um estudo descritivo, de natureza exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Participaram da pesquisa 79 condutores de TLD, sendo 39 no PNC e 40 no PNSC. Na coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, baseada em temas geradores definidos a priori. Os recursos da estatística descritiva foram empregados na análise quantitativa dos dados, bem como o teste Qui-quadrado para identificar possíveis associações entre variáveis investigadas. O software QSR NVivo, versão 9.2, foi utilizado na análise qualitativa dos dados, auxiliando na categorização, classificação e organização das informações. Os resultados revelaram que a maioria dos condutores investigados é do sexo masculino (88,6%), possui a educação básica completa ou incompleta (62,0%), é casado ou mantém união estável (55,7%), possui entre 31 e 40 anos de idade (46,8%), recebe até um salário mínimo por mês (72,2%) e mora no entorno do PARNA em que atuam. Enquanto que 55,0% dos condutores do PNSC estão cursando ou já concluíram cursos de graduação ou pós-graduação, 79,5% dos condutores que atuam no PNC possuem apenas formação em nível básico. Nenhum dos condutores investigados realiza ou realizou curso de graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado). O caráter educativo da condução predominou nos relatos dos condutores do PNSC e o caráter de aventura foi mais frequente entre os condutores do PNC. Embora as dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais marquem os conhecimentos dos condutores, os conhecimentos procedimentais são mais valorizados pelos investigados. Quanto às situações de aprendizagem profissional, a maioria dos condutores, independente do nível de formação e dos anos de experiência profissional, valoriza as situações informais, procurando aprender com os visitantes, com os demais condutores e a partir da reflexão sobre o próprio trabalho. Dentre as necessidades formativas, ressalta-se a preocupação dos cursos de capacitação contemplar a realidade específica de cada PARNA do território brasileiro. Diante das características regionais e respectivos biomas, os cursos necessitam abordar conteúdos de primeiros socorros, bem como sobre a flora, a fauna, a geologia e a história do PARNA. As evidências encontradas permitem concluir que, não menos importante e imprescindível para o trabalho de condução é a formação continuada destes profissionais, assim como a contribuição que a área de Educação Física poderá agregar.<br>Abstract : The purpose of this thesis was to investigate the professional knowledge of long duration trail (TLD) guides who work in two National Parks (PARNAs): Caparaó (PNC) and Serra da Capivara (PNSC). Firstly, the following procedures were necessary: to identify the sociodemographic, training, and intervention profile of the TLD guides of the PARNAs; to ascertain the guides? knowledge regarding their attitudinal, conceptual, and procedural dimensions; to describe the professional learning situations of the guides; and to identify the training needs for guiding TLDs at the PARNAs. A descriptive exploratory study took place through a quantitative and qualitative data approach. Participated in the study 79 TLD guides, being 39 from PNC and 40 from PNSC. For data collection, a semi-structured interview took place based on the generating themes defined a priori. Descriptive statistics were applied for the quantitative analysis of data, as well as the chi-square test, in order to identify possible associations among the investigated variables. The software QSR NVivo version 9.2 was used for the qualitative analysis of the data, supporting the categorization, classification, and organization of the information. The results revealed that most of the surveyed guides are male (88.6%), have complete or incomplete primary education (62.0%), are married or in stable union (55.7%) have between 31 and 40 years of age (46.8%), receives up to a minimum wage per month (72.2%), and live around the PARNAs where they work. Whereas 55.0% of PNSC guides are attending or have completed undergraduate or graduate studies, 79.5% of guides operating in the PARNAs have only concluded the primary level of education. Neither of the PARNAs? guides investigated have attended or is currently attending to a Physical Education course (B.S. nor B.A.). The educational character of guiding predominated in the reports of the PNSC?s guides, and the adventure character was more frequent among the PNC?s guides. Although attitudinal, conceptual, and procedural dimensions mark the guides? knowledge, procedural knowledge was more valued by those investigated. With regard to situations of professional learning, most guides valued informal situations regardless of the training level and years of experience, as well as trying to learn from the visitors, with other guides, and from the reflection on the work itself. Among the training needs, it is worth mentioning the concern of the training courses to contemplate the specific reality of each PARNA of the Brazilian territory. Considering the regional characteristic and their biomes, the courses need to address first aid contents, as well as the flora, fauna, geology, and the history of PARNAs. The evidence found supports conclusions regarding the importance of continuing education for the development of these professional, as well as the contribution that the area of Physical Education can add.188 p.| il., tabs.porEducação físicaTrilhasParques nacionaisSaberes profissionais dos condutores de trilhas de longa duração para atuação em parques nacionais: contribuições para formação inicial em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL346227.pdfapplication/pdf7787774https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177575/1/346227.pdfcad886b82d72923b7d61d28410630014MD51123456789/1775752017-07-18 01:05:02.396oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177575Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-18T04:05:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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