Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsuji,Hissachi
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Aguilar-da-Silva,Rinaldo H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015
Resumo: INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho relata a experiência da Unidade Educacional do Sistema Endocrinológico (UESE), que acontece durante a 2ª série do curso médico da FAMEMA. Ela foi construída por uma equipe transdisciplinar com perspectiva de ensino/aprendizagem de forma integrada, contribuindo para a formação de médicos que levem em consideração o ser humano nas três dimensões de sua existência biopsicossocial. METODOLOGIA: Foi utilizada a UESE e as avaliações (campos abertos e fechados) realizadas por estudantes e tutores com critérios de satisfatório (S) e insatisfatório (I) para o desenvolvimento da unidade, conferências, objetivos de aprendizagem e problemas. RESULTADOS: O desenvolvimento da unidade: foi S para 92% dos estudantes e I para 8%. Para tutores, 66% consideraram S e 33% não responderam. As conferências foram avaliadas somente pelos estudantes e foram S para 97% deles. Os objetivos educacionais foram avaliados como S por 88% dos tutores e 96% dos estudantes, e os problemas foram S para 80% dos tutores e 88% de estudantes. CONCLUSÕES: As avaliações corroboraram o trabalho da equipe transdisciplinar na integração das dimensões biopsicossocias e da articulação básico-clínica na construção da unidade. Apesar disto, os comentários feitos nos campos abertos das avaliações demonstraram a necessidade de maiores reflexões sobre os passos do processo tutorial por parte dos estudantes e tutores.
id SBEM-2_8ff56c4ba876acb2d93c4abbf1c4d7c4
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302004000400015
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - FamemaAprendizagem Baseada em ProblemasSistema endócrinoEducação médicaProcesso tutorialINTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho relata a experiência da Unidade Educacional do Sistema Endocrinológico (UESE), que acontece durante a 2ª série do curso médico da FAMEMA. Ela foi construída por uma equipe transdisciplinar com perspectiva de ensino/aprendizagem de forma integrada, contribuindo para a formação de médicos que levem em consideração o ser humano nas três dimensões de sua existência biopsicossocial. METODOLOGIA: Foi utilizada a UESE e as avaliações (campos abertos e fechados) realizadas por estudantes e tutores com critérios de satisfatório (S) e insatisfatório (I) para o desenvolvimento da unidade, conferências, objetivos de aprendizagem e problemas. RESULTADOS: O desenvolvimento da unidade: foi S para 92% dos estudantes e I para 8%. Para tutores, 66% consideraram S e 33% não responderam. As conferências foram avaliadas somente pelos estudantes e foram S para 97% deles. Os objetivos educacionais foram avaliados como S por 88% dos tutores e 96% dos estudantes, e os problemas foram S para 80% dos tutores e 88% de estudantes. CONCLUSÕES: As avaliações corroboraram o trabalho da equipe transdisciplinar na integração das dimensões biopsicossocias e da articulação básico-clínica na construção da unidade. Apesar disto, os comentários feitos nos campos abertos das avaliações demonstraram a necessidade de maiores reflexões sobre os passos do processo tutorial por parte dos estudantes e tutores.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.48 n.4 2004reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302004000400015info:eu-repo/semantics/openAccessTsuji,HissachiAguilar-da-Silva,Rinaldo H.por2005-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302004000400015Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2005-03-07T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
title Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
spellingShingle Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
Tsuji,Hissachi
Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistema endócrino
Educação médica
Processo tutorial
title_short Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
title_full Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
title_fullStr Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
title_full_unstemmed Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
title_sort Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
author Tsuji,Hissachi
author_facet Tsuji,Hissachi
Aguilar-da-Silva,Rinaldo H.
author_role author
author2 Aguilar-da-Silva,Rinaldo H.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tsuji,Hissachi
Aguilar-da-Silva,Rinaldo H.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistema endócrino
Educação médica
Processo tutorial
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistema endócrino
Educação médica
Processo tutorial
description INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho relata a experiência da Unidade Educacional do Sistema Endocrinológico (UESE), que acontece durante a 2ª série do curso médico da FAMEMA. Ela foi construída por uma equipe transdisciplinar com perspectiva de ensino/aprendizagem de forma integrada, contribuindo para a formação de médicos que levem em consideração o ser humano nas três dimensões de sua existência biopsicossocial. METODOLOGIA: Foi utilizada a UESE e as avaliações (campos abertos e fechados) realizadas por estudantes e tutores com critérios de satisfatório (S) e insatisfatório (I) para o desenvolvimento da unidade, conferências, objetivos de aprendizagem e problemas. RESULTADOS: O desenvolvimento da unidade: foi S para 92% dos estudantes e I para 8%. Para tutores, 66% consideraram S e 33% não responderam. As conferências foram avaliadas somente pelos estudantes e foram S para 97% deles. Os objetivos educacionais foram avaliados como S por 88% dos tutores e 96% dos estudantes, e os problemas foram S para 80% dos tutores e 88% de estudantes. CONCLUSÕES: As avaliações corroboraram o trabalho da equipe transdisciplinar na integração das dimensões biopsicossocias e da articulação básico-clínica na construção da unidade. Apesar disto, os comentários feitos nos campos abertos das avaliações demonstraram a necessidade de maiores reflexões sobre os passos do processo tutorial por parte dos estudantes e tutores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302004000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.48 n.4 2004
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734807572545536