Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - Famema
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015 |
Resumo: | INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho relata a experiência da Unidade Educacional do Sistema Endocrinológico (UESE), que acontece durante a 2ª série do curso médico da FAMEMA. Ela foi construída por uma equipe transdisciplinar com perspectiva de ensino/aprendizagem de forma integrada, contribuindo para a formação de médicos que levem em consideração o ser humano nas três dimensões de sua existência biopsicossocial. METODOLOGIA: Foi utilizada a UESE e as avaliações (campos abertos e fechados) realizadas por estudantes e tutores com critérios de satisfatório (S) e insatisfatório (I) para o desenvolvimento da unidade, conferências, objetivos de aprendizagem e problemas. RESULTADOS: O desenvolvimento da unidade: foi S para 92% dos estudantes e I para 8%. Para tutores, 66% consideraram S e 33% não responderam. As conferências foram avaliadas somente pelos estudantes e foram S para 97% deles. Os objetivos educacionais foram avaliados como S por 88% dos tutores e 96% dos estudantes, e os problemas foram S para 80% dos tutores e 88% de estudantes. CONCLUSÕES: As avaliações corroboraram o trabalho da equipe transdisciplinar na integração das dimensões biopsicossocias e da articulação básico-clínica na construção da unidade. Apesar disto, os comentários feitos nos campos abertos das avaliações demonstraram a necessidade de maiores reflexões sobre os passos do processo tutorial por parte dos estudantes e tutores. |
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Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - FamemaAprendizagem Baseada em ProblemasSistema endócrinoEducação médicaProcesso tutorialINTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho relata a experiência da Unidade Educacional do Sistema Endocrinológico (UESE), que acontece durante a 2ª série do curso médico da FAMEMA. Ela foi construída por uma equipe transdisciplinar com perspectiva de ensino/aprendizagem de forma integrada, contribuindo para a formação de médicos que levem em consideração o ser humano nas três dimensões de sua existência biopsicossocial. METODOLOGIA: Foi utilizada a UESE e as avaliações (campos abertos e fechados) realizadas por estudantes e tutores com critérios de satisfatório (S) e insatisfatório (I) para o desenvolvimento da unidade, conferências, objetivos de aprendizagem e problemas. RESULTADOS: O desenvolvimento da unidade: foi S para 92% dos estudantes e I para 8%. Para tutores, 66% consideraram S e 33% não responderam. As conferências foram avaliadas somente pelos estudantes e foram S para 97% deles. Os objetivos educacionais foram avaliados como S por 88% dos tutores e 96% dos estudantes, e os problemas foram S para 80% dos tutores e 88% de estudantes. CONCLUSÕES: As avaliações corroboraram o trabalho da equipe transdisciplinar na integração das dimensões biopsicossocias e da articulação básico-clínica na construção da unidade. Apesar disto, os comentários feitos nos campos abertos das avaliações demonstraram a necessidade de maiores reflexões sobre os passos do processo tutorial por parte dos estudantes e tutores.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.48 n.4 2004reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302004000400015info:eu-repo/semantics/openAccessTsuji,HissachiAguilar-da-Silva,Rinaldo H.por2005-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302004000400015Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2005-03-07T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false |
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