E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira da Silva, André Gustavo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Werle de Almeida, Lourdes Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317
Resumo: Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.
id SBEM_006dbdd60e3af005b587e961758c5679
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/317
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem MatemáticaNeste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 482526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317/325https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, André GustavoWerle de Almeida, Lourdes Maria2023-07-12T17:04:48Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/317Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T17:04:48Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
spellingShingle E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
Oliveira da Silva, André Gustavo
title_short E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_full E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_fullStr E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_full_unstemmed E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_sort E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
author Oliveira da Silva, André Gustavo
author_facet Oliveira da Silva, André Gustavo
Werle de Almeida, Lourdes Maria
author_role author
author2 Werle de Almeida, Lourdes Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira da Silva, André Gustavo
Werle de Almeida, Lourdes Maria
description Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317/325
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48
Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48
Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313496078712832