E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317 |
Resumo: | Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã. |
id |
SBEM_006dbdd60e3af005b587e961758c5679 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/317 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem MatemáticaNeste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 482526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317/325https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, André GustavoWerle de Almeida, Lourdes Maria2023-07-12T17:04:48Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/317Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T17:04:48Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
title |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
spellingShingle |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática Oliveira da Silva, André Gustavo |
title_short |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
title_full |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
title_fullStr |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
title_full_unstemmed |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
title_sort |
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática |
author |
Oliveira da Silva, André Gustavo |
author_facet |
Oliveira da Silva, André Gustavo Werle de Almeida, Lourdes Maria |
author_role |
author |
author2 |
Werle de Almeida, Lourdes Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira da Silva, André Gustavo Werle de Almeida, Lourdes Maria |
description |
Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317/325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48 Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48 Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009; 35 - 48 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313496078712832 |