E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Gustavo Oliveira da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida, Lourdes Maria Werle de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58
Resumo: Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.
id SBEM_794f17053f2ec7a51bd16815a9076f97
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/58
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem MatemáticaNeste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14: Jan/Dez 2009; 35 - 482526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58/pdfCopyright (c) 2017 André Gustavo Oliveira da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Gustavo Oliveira daAlmeida, Lourdes Maria Werle de2021-05-06T16:12:08ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
spellingShingle E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
Silva, André Gustavo Oliveira da
title_short E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_full E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_fullStr E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_full_unstemmed E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
title_sort E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
author Silva, André Gustavo Oliveira da
author_facet Silva, André Gustavo Oliveira da
Almeida, Lourdes Maria Werle de
author_role author
author2 Almeida, Lourdes Maria Werle de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Gustavo Oliveira da
Almeida, Lourdes Maria Werle de
description Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 André Gustavo Oliveira da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 André Gustavo Oliveira da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48
Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48
Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14: Jan/Dez 2009; 35 - 48
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542052172627968