FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363 |
Resumo: | O artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica. |
id |
UERN-5_49c5448a191d9fd1f20f49a6225a8b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4363 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de CiênciasEnsino de CiênciasFormação CidadãProeja-FICSaberes PopularesSustentabilidadeO artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363/3477Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joselma Ferreira Lima eSilva, Pedro Alves da2022-12-28T01:51:20Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4363Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:20Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
title |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências Silva, Joselma Ferreira Lima e Ensino de Ciências Formação Cidadã Proeja-FIC Saberes Populares Sustentabilidade |
title_short |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
title_full |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
title_sort |
FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências |
author |
Silva, Joselma Ferreira Lima e |
author_facet |
Silva, Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Pedro Alves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Formação Cidadã Proeja-FIC Saberes Populares Sustentabilidade |
topic |
Ensino de Ciências Formação Cidadã Proeja-FIC Saberes Populares Sustentabilidade |
description |
O artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363/3477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127100915712 |