FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joselma Ferreira Lima e
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Pedro Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363
Resumo: O artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica.
id UERN-5_49c5448a191d9fd1f20f49a6225a8b58
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4363
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de CiênciasEnsino de CiênciasFormação CidadãProeja-FICSaberes PopularesSustentabilidadeO artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363/3477Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joselma Ferreira Lima eSilva, Pedro Alves da2022-12-28T01:51:20Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4363Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:20Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
title FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
spellingShingle FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
Silva, Joselma Ferreira Lima e
Ensino de Ciências
Formação Cidadã
Proeja-FIC
Saberes Populares
Sustentabilidade
title_short FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
title_full FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
title_fullStr FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
title_sort FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências
author Silva, Joselma Ferreira Lima e
author_facet Silva, Joselma Ferreira Lima e
Silva, Pedro Alves da
author_role author
author2 Silva, Pedro Alves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joselma Ferreira Lima e
Silva, Pedro Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Formação Cidadã
Proeja-FIC
Saberes Populares
Sustentabilidade
topic Ensino de Ciências
Formação Cidadã
Proeja-FIC
Saberes Populares
Sustentabilidade
description O artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363/3477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127100915712