A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305 |
Resumo: | Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o Ensino de Matemática |
id |
SBEM_0ecccc79dbec5c0397879f63b31b67ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/305 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em PedagogiaApresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o Ensino de MatemáticaSociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 9 - 26Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 9 - 26Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 9 - 262526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305/313https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, José Marcos2023-07-12T16:46:54Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/305Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T16:46:54Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
title |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
spellingShingle |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia Lopes, José Marcos |
title_short |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
title_full |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
title_fullStr |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
title_full_unstemmed |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
title_sort |
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia |
author |
Lopes, José Marcos |
author_facet |
Lopes, José Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, José Marcos |
description |
Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o Ensino de Matemática |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/305/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 9 - 26 Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 9 - 26 Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 9 - 26 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495623630848 |