A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. |
id |
SBEM_190be75f8e32c9b1d1d152f3dc9a9deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/547 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquitetaModelagem (matemática)Processos criativosNarrativasArquiteturaEste artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2021-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/54710.37001/remat25269062v18id547Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; v. 18 (2021): Publicação contínua; e0210232526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/254https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/388https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/389https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/390https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2022-03-12T14:45:12ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
title |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
spellingShingle |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Modelagem (matemática) Processos criativos Narrativas Arquitetura |
title_short |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
title_full |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
title_fullStr |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
title_full_unstemmed |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
title_sort |
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta |
author |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_facet |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem (matemática) Processos criativos Narrativas Arquitetura |
topic |
Modelagem (matemática) Processos criativos Narrativas Arquitetura |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547 10.37001/remat25269062v18id547 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547 |
identifier_str_mv |
10.37001/remat25269062v18id547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/254 https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/388 https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/389 https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023 Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 18 (2021): Publicação contínua; e021023 Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023 Revista de Educação Matemática; v. 18 (2021): Publicação contínua; e021023 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313497717637120 |