Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258
Resumo: O artigo descreve uma das etapas da trajetória de Júlio César de Mello e Souza, cuja escolha recai à época em que ele concorreu à Cátedra de Matemática do Colégio Pedro II, nos idos 1933 e 1934.  Para tanto, apresento, brevemente, a escolarização por ele obtida em anos anteriores, enfatizando o longo período em que permaneceu no Curso de Engenharia Civil. O concurso prestado, juntamente, com outros três candidatos - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto e Luiz Sauerbronn, exigia um dedicado e cuidadoso preparo matemático, de nível superior, o que não correspondia ao saber a ser ensinado no Colégio em que o candidato aprovado desempenharia na função de professor. Fato que se distancia de uma Matemática a ensinar e de uma Matemática para ensinar, as quais sempre estiveram presentes nas preocupações didático-pedagógicas, seja na escolarização primária ou secundária, apresentadas ora por Mello e Souza, ora por Malba Tahan.
id SBEM_1b9a2f543dad8a85f712bce2967bf13e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/258
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)Mello e SouzaMalba TahanCátedra de MatemáticaO artigo descreve uma das etapas da trajetória de Júlio César de Mello e Souza, cuja escolha recai à época em que ele concorreu à Cátedra de Matemática do Colégio Pedro II, nos idos 1933 e 1934.  Para tanto, apresento, brevemente, a escolarização por ele obtida em anos anteriores, enfatizando o longo período em que permaneceu no Curso de Engenharia Civil. O concurso prestado, juntamente, com outros três candidatos - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto e Luiz Sauerbronn, exigia um dedicado e cuidadoso preparo matemático, de nível superior, o que não correspondia ao saber a ser ensinado no Colégio em que o candidato aprovado desempenharia na função de professor. Fato que se distancia de uma Matemática a ensinar e de uma Matemática para ensinar, as quais sempre estiveram presentes nas preocupações didático-pedagógicas, seja na escolarização primária ou secundária, apresentadas ora por Mello e Souza, ora por Malba Tahan.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 1952526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258/267https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira Filho, Moysés Gonçalves2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/258Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
title Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
spellingShingle Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Mello e Souza
Malba Tahan
Cátedra de Matemática
title_short Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
title_full Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
title_fullStr Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
title_full_unstemmed Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
title_sort Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
author Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author_facet Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Mello e Souza
Malba Tahan
Cátedra de Matemática
topic Mello e Souza
Malba Tahan
Cátedra de Matemática
description O artigo descreve uma das etapas da trajetória de Júlio César de Mello e Souza, cuja escolha recai à época em que ele concorreu à Cátedra de Matemática do Colégio Pedro II, nos idos 1933 e 1934.  Para tanto, apresento, brevemente, a escolarização por ele obtida em anos anteriores, enfatizando o longo período em que permaneceu no Curso de Engenharia Civil. O concurso prestado, juntamente, com outros três candidatos - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto e Luiz Sauerbronn, exigia um dedicado e cuidadoso preparo matemático, de nível superior, o que não correspondia ao saber a ser ensinado no Colégio em que o candidato aprovado desempenharia na função de professor. Fato que se distancia de uma Matemática a ensinar e de uma Matemática para ensinar, as quais sempre estiveram presentes nas preocupações didático-pedagógicas, seja na escolarização primária ou secundária, apresentadas ora por Mello e Souza, ora por Malba Tahan.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258/267
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495552327680