Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258 |
Resumo: | O artigo descreve uma das etapas da trajetória de Júlio César de Mello e Souza, cuja escolha recai à época em que ele concorreu à Cátedra de Matemática do Colégio Pedro II, nos idos 1933 e 1934. Para tanto, apresento, brevemente, a escolarização por ele obtida em anos anteriores, enfatizando o longo período em que permaneceu no Curso de Engenharia Civil. O concurso prestado, juntamente, com outros três candidatos - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto e Luiz Sauerbronn, exigia um dedicado e cuidadoso preparo matemático, de nível superior, o que não correspondia ao saber a ser ensinado no Colégio em que o candidato aprovado desempenharia na função de professor. Fato que se distancia de uma Matemática a ensinar e de uma Matemática para ensinar, as quais sempre estiveram presentes nas preocupações didático-pedagógicas, seja na escolarização primária ou secundária, apresentadas ora por Mello e Souza, ora por Malba Tahan. |
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Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)Mello e SouzaMalba TahanCátedra de MatemáticaO artigo descreve uma das etapas da trajetória de Júlio César de Mello e Souza, cuja escolha recai à época em que ele concorreu à Cátedra de Matemática do Colégio Pedro II, nos idos 1933 e 1934. Para tanto, apresento, brevemente, a escolarização por ele obtida em anos anteriores, enfatizando o longo período em que permaneceu no Curso de Engenharia Civil. O concurso prestado, juntamente, com outros três candidatos - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto e Luiz Sauerbronn, exigia um dedicado e cuidadoso preparo matemático, de nível superior, o que não correspondia ao saber a ser ensinado no Colégio em que o candidato aprovado desempenharia na função de professor. Fato que se distancia de uma Matemática a ensinar e de uma Matemática para ensinar, as quais sempre estiveram presentes nas preocupações didático-pedagógicas, seja na escolarização primária ou secundária, apresentadas ora por Mello e Souza, ora por Malba Tahan.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 195Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 188 - 1952526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/258/267https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira Filho, Moysés Gonçalves2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/258Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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