Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/306 |
Resumo: | Ao longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos. Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam, em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior. |
id |
SBEM_4b59699c3baa7405fcc2e6c34b6234fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/306 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogosAo longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos. Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam, em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/306Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 27 - 36Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 27 - 36Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 27 - 362526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/306/314https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, André GustavoSalvi, Rosana2023-07-12T16:46:54Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/306Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T16:46:54Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
title |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
spellingShingle |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos Oliveira da Silva, André Gustavo |
title_short |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
title_full |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
title_fullStr |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
title_full_unstemmed |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
title_sort |
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos |
author |
Oliveira da Silva, André Gustavo |
author_facet |
Oliveira da Silva, André Gustavo Salvi, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Salvi, Rosana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira da Silva, André Gustavo Salvi, Rosana |
description |
Ao longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos. Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam, em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/306 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/306/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 27 - 36 Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 27 - 36 Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011; 27 - 36 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495624679424 |