Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Gustavo Oliveira da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Salvi, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65
Resumo: Ao longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte  aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete  geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do  tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos  algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais  eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos.  Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam,  em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior.
id SBEM_ead4e406c9fe8ba19f19edcb6bad446d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/65
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogosAo longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte  aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete  geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do  tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos  algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais  eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos.  Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam,  em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 27 - 362526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65/pdfCopyright (c) 2017 André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Salviinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Gustavo Oliveira daSalvi, Rosana2021-05-06T16:12:04ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
title Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
spellingShingle Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
Silva, André Gustavo Oliveira da
title_short Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
title_full Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
title_fullStr Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
title_full_unstemmed Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
title_sort Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
author Silva, André Gustavo Oliveira da
author_facet Silva, André Gustavo Oliveira da
Salvi, Rosana
author_role author
author2 Salvi, Rosana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Gustavo Oliveira da
Salvi, Rosana
description Ao longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte  aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete  geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do  tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos  algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais  eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos.  Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam,  em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Salvi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Salvi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36
Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 27 - 36
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542052181016576