O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manechine, Selma Rosana Santiago
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Caldeira, Ana Maria de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56
Resumo: O artigo apresenta a análise semiótica dos signos-pensamento gerados pelos alunos desde as suas primeiras concepções hipotéticas de comprimento (estimativa) até a máxima sistematização com leitura e comparação de medida representada na linguagem matemática. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações discentes/docentes, no referencial teórico da filosofia de Peirce (1839- 1914). Para ele, o modo de apreensão de um fenômeno se dá de forma triádica: primeiridade, secundidade e terceiridade, e o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos Sentir-Perceber/Relacionar/Conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes, nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos apreendidos pelos alunos. As atividades foram desenvolvidas com 32 alunos de 3ª série da Educação Básica- escola pública. Procuramos demonstrar que a questão de aquisição de conceitos matemáticos e sua significação vão além das representações e envolve a integração dos símbolos matemáticos, lingüísticos e científicos.
id SBEM_7029c891666a459ad863a79544c5f877
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/56
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemáticaO artigo apresenta a análise semiótica dos signos-pensamento gerados pelos alunos desde as suas primeiras concepções hipotéticas de comprimento (estimativa) até a máxima sistematização com leitura e comparação de medida representada na linguagem matemática. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações discentes/docentes, no referencial teórico da filosofia de Peirce (1839- 1914). Para ele, o modo de apreensão de um fenômeno se dá de forma triádica: primeiridade, secundidade e terceiridade, e o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos Sentir-Perceber/Relacionar/Conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes, nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos apreendidos pelos alunos. As atividades foram desenvolvidas com 32 alunos de 3ª série da Educação Básica- escola pública. Procuramos demonstrar que a questão de aquisição de conceitos matemáticos e sua significação vão além das representações e envolve a integração dos símbolos matemáticos, lingüísticos e científicos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14: Jan/Dez 2009; 9 - 242526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56/pdfCopyright (c) 2017 Selma Rposana Santiago Manechine, Ana Maria de Andrade Caldeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessManechine, Selma Rosana SantiagoCaldeira, Ana Maria de Andrade2021-05-06T16:12:09ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
title O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
spellingShingle O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
Manechine, Selma Rosana Santiago
title_short O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
title_full O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
title_fullStr O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
title_sort O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
author Manechine, Selma Rosana Santiago
author_facet Manechine, Selma Rosana Santiago
Caldeira, Ana Maria de Andrade
author_role author
author2 Caldeira, Ana Maria de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manechine, Selma Rosana Santiago
Caldeira, Ana Maria de Andrade
description O artigo apresenta a análise semiótica dos signos-pensamento gerados pelos alunos desde as suas primeiras concepções hipotéticas de comprimento (estimativa) até a máxima sistematização com leitura e comparação de medida representada na linguagem matemática. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações discentes/docentes, no referencial teórico da filosofia de Peirce (1839- 1914). Para ele, o modo de apreensão de um fenômeno se dá de forma triádica: primeiridade, secundidade e terceiridade, e o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos Sentir-Perceber/Relacionar/Conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes, nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos apreendidos pelos alunos. As atividades foram desenvolvidas com 32 alunos de 3ª série da Educação Básica- escola pública. Procuramos demonstrar que a questão de aquisição de conceitos matemáticos e sua significação vão além das representações e envolve a integração dos símbolos matemáticos, lingüísticos e científicos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Selma Rposana Santiago Manechine, Ana Maria de Andrade Caldeira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Selma Rposana Santiago Manechine, Ana Maria de Andrade Caldeira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 12 No. 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24
Revista de Educação Matemática; Vol. 12 Núm. 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24
Revista de Educação Matemática; v. 12 n. 14: Jan/Dez 2009; 9 - 24
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542052168433665