A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma investigação sobre a promoção da cidadania através do uso de Modelagem Matemática em sala de aula e quais são os desafios enfrentados quanto ao cumprimento do currículo escolar. O principal objetivo do trabalho é apresentar possibilidades para o professor que ensina Matemática através do uso de atividades de Modelagem Matemática. Sob o referencial teórico-metodológico de Barbosa (2001 e 2004), e com traços nas teorias de Skovsmose (2001), Bassanezi (2002), Biembengut (2000) e Laurentino et. al. (2017) discutimos uma possibilidade de atividade em sala de aula desenvolvida no grupo de pesquisa de Educação Matemática do CAp-UERJ, o GEMAT-UERJ e que foi aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro/RJ. A principal conclusão da atividade proposta foi constatar a relevância do uso da Modelagem Matemática como elemento propulsor da cidadania e de uma discussão mais aprofundada sobre os significados dos componentes curriculares. |
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A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃEducação; Ensino; Ciências da Matemática;modelagem matemática; currículo; matemática crítica; funçõesO presente artigo trata de uma investigação sobre a promoção da cidadania através do uso de Modelagem Matemática em sala de aula e quais são os desafios enfrentados quanto ao cumprimento do currículo escolar. O principal objetivo do trabalho é apresentar possibilidades para o professor que ensina Matemática através do uso de atividades de Modelagem Matemática. Sob o referencial teórico-metodológico de Barbosa (2001 e 2004), e com traços nas teorias de Skovsmose (2001), Bassanezi (2002), Biembengut (2000) e Laurentino et. al. (2017) discutimos uma possibilidade de atividade em sala de aula desenvolvida no grupo de pesquisa de Educação Matemática do CAp-UERJ, o GEMAT-UERJ e que foi aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro/RJ. A principal conclusão da atividade proposta foi constatar a relevância do uso da Modelagem Matemática como elemento propulsor da cidadania e de uma discussão mais aprofundada sobre os significados dos componentes curriculares.Revista UniabeuCeni de Almeida, Moisés2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 91-1042179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T00:24:58Zoai:ojs2.abeu.local:article/3976Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-06-30T00:24:58Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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