A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceni de Almeida, Moisés
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976
Resumo: O presente artigo trata de uma investigação sobre a promoção da cidadania através do uso de Modelagem Matemática em sala de aula e quais são os desafios enfrentados quanto ao cumprimento do currículo escolar. O principal objetivo do trabalho é apresentar possibilidades para o professor que ensina Matemática através do uso de atividades de Modelagem Matemática. Sob o referencial teórico-metodológico de Barbosa (2001 e 2004), e com traços nas teorias de Skovsmose (2001), Bassanezi (2002), Biembengut (2000) e Laurentino et. al. (2017) discutimos uma possibilidade de atividade em sala de aula desenvolvida no grupo de pesquisa de Educação Matemática do CAp-UERJ, o GEMAT-UERJ e que foi aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro/RJ. A principal conclusão da atividade proposta foi constatar a relevância do uso da Modelagem Matemática como elemento propulsor da cidadania e de uma discussão mais aprofundada sobre os significados dos componentes curriculares.
id UNIABEU-1_84dc22bca52e72b87549ea922b2940f4
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3976
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃEducação; Ensino; Ciências da Matemática;modelagem matemática; currículo; matemática crítica; funçõesO presente artigo trata de uma investigação sobre a promoção da cidadania através do uso de Modelagem Matemática em sala de aula e quais são os desafios enfrentados quanto ao cumprimento do currículo escolar. O principal objetivo do trabalho é apresentar possibilidades para o professor que ensina Matemática através do uso de atividades de Modelagem Matemática. Sob o referencial teórico-metodológico de Barbosa (2001 e 2004), e com traços nas teorias de Skovsmose (2001), Bassanezi (2002), Biembengut (2000) e Laurentino et. al. (2017) discutimos uma possibilidade de atividade em sala de aula desenvolvida no grupo de pesquisa de Educação Matemática do CAp-UERJ, o GEMAT-UERJ e que foi aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro/RJ. A principal conclusão da atividade proposta foi constatar a relevância do uso da Modelagem Matemática como elemento propulsor da cidadania e de uma discussão mais aprofundada sobre os significados dos componentes curriculares.Revista UniabeuCeni de Almeida, Moisés2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 91-1042179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T00:24:58Zoai:ojs2.abeu.local:article/3976Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-06-30T00:24:58Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
title A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
spellingShingle A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
Ceni de Almeida, Moisés
Educação; Ensino; Ciências da Matemática;
modelagem matemática; currículo; matemática crítica; funções
title_short A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
title_full A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
title_fullStr A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
title_full_unstemmed A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
title_sort A RELAÇÃO BINOMIAL ENTRE CURRÍCULO E MODELAGEM MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA CIDADÃ
author Ceni de Almeida, Moisés
author_facet Ceni de Almeida, Moisés
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceni de Almeida, Moisés
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino; Ciências da Matemática;
modelagem matemática; currículo; matemática crítica; funções
topic Educação; Ensino; Ciências da Matemática;
modelagem matemática; currículo; matemática crítica; funções
description O presente artigo trata de uma investigação sobre a promoção da cidadania através do uso de Modelagem Matemática em sala de aula e quais são os desafios enfrentados quanto ao cumprimento do currículo escolar. O principal objetivo do trabalho é apresentar possibilidades para o professor que ensina Matemática através do uso de atividades de Modelagem Matemática. Sob o referencial teórico-metodológico de Barbosa (2001 e 2004), e com traços nas teorias de Skovsmose (2001), Bassanezi (2002), Biembengut (2000) e Laurentino et. al. (2017) discutimos uma possibilidade de atividade em sala de aula desenvolvida no grupo de pesquisa de Educação Matemática do CAp-UERJ, o GEMAT-UERJ e que foi aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro/RJ. A principal conclusão da atividade proposta foi constatar a relevância do uso da Modelagem Matemática como elemento propulsor da cidadania e de uma discussão mais aprofundada sobre os significados dos componentes curriculares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3976/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 91-104
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819881402368