Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/393 |
Resumo: | Este texto discute o tema das avaliações externas e em larga escala na formação continuada de professores de matemática a partir de pesquisas a nível de pós-graduação que tratam sobre a temática. Para tanto, o estudo guia-se por uma análise qualitativa do tipo revisão sistemática de literatura com intuito de caracterizar os percursos metodológicos bem como análise de evidências. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar a evidente necessidade em reorganizar práticas pedagógicas em Educação Matemática alinhadas à formação continuada de professores bem como suporte docente para administrar situações que envolvam as avaliações externas. |
id |
SBEM_7b141a9794ea97044096a43efd718b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/393 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação MatemáticaAvaliações externasEducação MatemáticaFormação de ProfessoresEste texto discute o tema das avaliações externas e em larga escala na formação continuada de professores de matemática a partir de pesquisas a nível de pós-graduação que tratam sobre a temática. Para tanto, o estudo guia-se por uma análise qualitativa do tipo revisão sistemática de literatura com intuito de caracterizar os percursos metodológicos bem como análise de evidências. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar a evidente necessidade em reorganizar práticas pedagógicas em Educação Matemática alinhadas à formação continuada de professores bem como suporte docente para administrar situações que envolvam as avaliações externas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2023-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/39310.37001/remat25269062v20id393Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação Contínua; e023098Revista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação Contínua; e023098Revista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua; e0230982526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/393/542Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPostingue, Thais PaschoalJunior, Jair Lopes2024-01-30T17:00:29Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/393Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2024-01-30T17:00:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
title |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
spellingShingle |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática Postingue, Thais Paschoal Avaliações externas Educação Matemática Formação de Professores |
title_short |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
title_full |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
title_fullStr |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
title_sort |
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática |
author |
Postingue, Thais Paschoal |
author_facet |
Postingue, Thais Paschoal Junior, Jair Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Jair Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Postingue, Thais Paschoal Junior, Jair Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliações externas Educação Matemática Formação de Professores |
topic |
Avaliações externas Educação Matemática Formação de Professores |
description |
Este texto discute o tema das avaliações externas e em larga escala na formação continuada de professores de matemática a partir de pesquisas a nível de pós-graduação que tratam sobre a temática. Para tanto, o estudo guia-se por uma análise qualitativa do tipo revisão sistemática de literatura com intuito de caracterizar os percursos metodológicos bem como análise de evidências. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar a evidente necessidade em reorganizar práticas pedagógicas em Educação Matemática alinhadas à formação continuada de professores bem como suporte docente para administrar situações que envolvam as avaliações externas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/393 10.37001/remat25269062v20id393 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/393 |
identifier_str_mv |
10.37001/remat25269062v20id393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/393/542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação Contínua; e023098 Revista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação Contínua; e023098 Revista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua; e023098 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313496135335936 |