Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391 |
Resumo: | Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula. |
id |
SBEM_8e9a7174860ae2e42d9ec84bfbd61bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/391 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aulaGeometria EspacialSólidos RARotação por estaçõesEste estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2023-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/39110.37001/remat25269062v20id391Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096Revista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096Revista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua; e0230962526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391/540Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gabriel Willyan Pinheiro deRendeiro, Manoel Fernandes Braz2024-01-29T17:38:20Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/391Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2024-01-29T17:38:20Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
title |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
spellingShingle |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de Geometria Espacial Sólidos RA Rotação por estações |
title_short |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
title_full |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
title_fullStr |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
title_sort |
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula |
author |
Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de |
author_facet |
Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de Rendeiro, Manoel Fernandes Braz |
author_role |
author |
author2 |
Rendeiro, Manoel Fernandes Braz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de Rendeiro, Manoel Fernandes Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Espacial Sólidos RA Rotação por estações |
topic |
Geometria Espacial Sólidos RA Rotação por estações |
description |
Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391 10.37001/remat25269062v20id391 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391 |
identifier_str_mv |
10.37001/remat25269062v20id391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391/540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096 Revista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096 Revista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313496132190208 |