Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391
Resumo: Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.
id SBEM_8e9a7174860ae2e42d9ec84bfbd61bfe
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/391
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aulaGeometria EspacialSólidos RARotação por estaçõesEste estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2023-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/39110.37001/remat25269062v20id391Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096Revista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096Revista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua; e0230962526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391/540Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gabriel Willyan Pinheiro deRendeiro, Manoel Fernandes Braz2024-01-29T17:38:20Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/391Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2024-01-29T17:38:20Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
title Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
spellingShingle Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de
Geometria Espacial
Sólidos RA
Rotação por estações
title_short Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
title_full Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
title_fullStr Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
title_full_unstemmed Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
title_sort Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
author Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de
author_facet Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de
Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
author_role author
author2 Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriel Willyan Pinheiro de
Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Espacial
Sólidos RA
Rotação por estações
topic Geometria Espacial
Sólidos RA
Rotação por estações
description Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391
10.37001/remat25269062v20id391
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391
identifier_str_mv 10.37001/remat25269062v20id391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391/540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096
Revista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096
Revista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua; e023096
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313496132190208