Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255223
Resumo: No contexto atual, o uso das tecnologias digitais faz parte da vida da maioria dos discentes e o cotidiano educacional não pode permanecer inerte à sua influência. Consideramos que o modelo Rotação por Estações, aliado ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), possa contribuir com os professores nesse processo de integração das tecnologias digitais na prática pedagógica. Diante disso, o tema da pesquisa foi o modelo Rotação por Estações suas possibilidades e desafios no ensino na disciplina de História com discentes do 5.º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Rotação por Estações como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos foram: planejar as aulas de História de acordo com o modelo Rotação por Estações; levantar as impressões dos discentes por meio de questionários sobre a utilização do modelo nas aulas de História; criar um kit de jogos de História como produto educacional. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e interventiva e na construção do produto educacional a metodologia utilizada se aproximou da metodologia do desgin think. Os dados revelaram, entre outros aspectos, o anseio dos discentes por metodologias mais ativas, a integração das tecnologias digitais por meio do modelo Rotação por Estações, a necessidade de um número maior de equipamentos (tablets, notebooks) para atender de modo satisfatório os discentes, a necessidade da formação continuada dos professores. Consideramos que resultados desta natureza possam auxiliar os professores a repensar e inovar suas práticas em sala de aula.
id UNSP_b3a33da068975a1f7de32cc2e8e84d8d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255223
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos IniciaisStation rotation: possibilities and challenges in the learning process in the History disciplineRotação por estaçõesTecnologias digitais de informação e comunicaçãoMetodologias ativasHistóriaNo contexto atual, o uso das tecnologias digitais faz parte da vida da maioria dos discentes e o cotidiano educacional não pode permanecer inerte à sua influência. Consideramos que o modelo Rotação por Estações, aliado ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), possa contribuir com os professores nesse processo de integração das tecnologias digitais na prática pedagógica. Diante disso, o tema da pesquisa foi o modelo Rotação por Estações suas possibilidades e desafios no ensino na disciplina de História com discentes do 5.º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Rotação por Estações como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos foram: planejar as aulas de História de acordo com o modelo Rotação por Estações; levantar as impressões dos discentes por meio de questionários sobre a utilização do modelo nas aulas de História; criar um kit de jogos de História como produto educacional. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e interventiva e na construção do produto educacional a metodologia utilizada se aproximou da metodologia do desgin think. Os dados revelaram, entre outros aspectos, o anseio dos discentes por metodologias mais ativas, a integração das tecnologias digitais por meio do modelo Rotação por Estações, a necessidade de um número maior de equipamentos (tablets, notebooks) para atender de modo satisfatório os discentes, a necessidade da formação continuada dos professores. Consideramos que resultados desta natureza possam auxiliar os professores a repensar e inovar suas práticas em sala de aula.In the current context, the use of digital technologies is part of the lives of most students and the educational daily routine cannot remain inert to their influence. We consider that the Station Rotation model, combined with the use of Digital Information and Communication Technologies (ICT), can contribute with the teachers to this process of integrating technologies into the school environment. In this context, the theme of the research was the Station Rotation model its possibilities and challenges in the learning process in the History discipline with students of the 5th year of the Elementary Education. The overall objective of the research sought to analyze the challenges and potential of the Station Rotation methodology as a possibility for the teaching and learning process in the History discipline. To that end, the specific objectives were: to plan History classes according to the Station Rotation model; gather students' feedback through questionnaires regarding the use of the model in history classes; create a History game kit as an educational product. The methodology used on the research was of a qualitative, descriptive and interventional aproach and in the construction of the educational product the methodology used was close to the design think methodology. The data revealed, among other things, the longing of students for more active methodologies, the integration of digital technologies through the Station Rotation model, the need for more equipment (tablets, laptops) to better serve school students, the need for ongoing teacher professional development. We consider that results of this nature can help teachers rethink and innovate their classroom practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de2024-04-19T10:27:49Z2024-04-19T10:27:49Z2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARVALHO, E. C. R. de. Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o ensino fundamental - anos iniciais. Orientador: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 125 p. Dissertação (Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-19T10:27:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255223Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:09.012204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
Station rotation: possibilities and challenges in the learning process in the History discipline
title Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
spellingShingle Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de
Rotação por estações
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Metodologias ativas
História
title_short Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
title_full Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
title_fullStr Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
title_full_unstemmed Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
title_sort Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o Ensino Fundamental - anos Iniciais
author Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de
author_facet Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Eliete Conceição Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Rotação por estações
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Metodologias ativas
História
topic Rotação por estações
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Metodologias ativas
História
description No contexto atual, o uso das tecnologias digitais faz parte da vida da maioria dos discentes e o cotidiano educacional não pode permanecer inerte à sua influência. Consideramos que o modelo Rotação por Estações, aliado ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), possa contribuir com os professores nesse processo de integração das tecnologias digitais na prática pedagógica. Diante disso, o tema da pesquisa foi o modelo Rotação por Estações suas possibilidades e desafios no ensino na disciplina de História com discentes do 5.º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Rotação por Estações como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos foram: planejar as aulas de História de acordo com o modelo Rotação por Estações; levantar as impressões dos discentes por meio de questionários sobre a utilização do modelo nas aulas de História; criar um kit de jogos de História como produto educacional. A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e interventiva e na construção do produto educacional a metodologia utilizada se aproximou da metodologia do desgin think. Os dados revelaram, entre outros aspectos, o anseio dos discentes por metodologias mais ativas, a integração das tecnologias digitais por meio do modelo Rotação por Estações, a necessidade de um número maior de equipamentos (tablets, notebooks) para atender de modo satisfatório os discentes, a necessidade da formação continuada dos professores. Consideramos que resultados desta natureza possam auxiliar os professores a repensar e inovar suas práticas em sala de aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-19T10:27:49Z
2024-04-19T10:27:49Z
2024-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, E. C. R. de. Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o ensino fundamental - anos iniciais. Orientador: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 125 p. Dissertação (Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255223
identifier_str_mv CARVALHO, E. C. R. de. Rotação por estações: possibilidades e desafios no ensino de História para o ensino fundamental - anos iniciais. Orientador: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 125 p. Dissertação (Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128409401819136