Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Eduardo Rocha dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/990
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que, nos últimos anos, cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial. É sob essa ótica que este artigo apresenta um caso bem-sucedido, em que foi possível incentivar e privilegiar a interação entre pessoas com limitações sensoriais (cegos e surdos) e pessoas sem deficiência durante a realização de um curso de Educação Financeira, oferecido a distância. O principal propósito é mostrar que a interação entre pessoas com diferentes características é possível quando se emprega diferentes mídias. As situações que apresentamos foram oferecidas por meio de história em quadrinhos (HQ), da audiodescrição, de textos descritivos e de vídeos em Libras, recursos que permitiram que nenhum dos participantes ficasse excluído das discussões. Ao trabalhar em um Ambiente Virtual para Aprendizagem acessível, pessoas com e sem deficiência participaram das atividades com equidade. 
id SBEM_MAT-1_07549eb8195c744e8ddfc1a8e4e5b5f9
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/990
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeiraA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que, nos últimos anos, cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial. É sob essa ótica que este artigo apresenta um caso bem-sucedido, em que foi possível incentivar e privilegiar a interação entre pessoas com limitações sensoriais (cegos e surdos) e pessoas sem deficiência durante a realização de um curso de Educação Financeira, oferecido a distância. O principal propósito é mostrar que a interação entre pessoas com diferentes características é possível quando se emprega diferentes mídias. As situações que apresentamos foram oferecidas por meio de história em quadrinhos (HQ), da audiodescrição, de textos descritivos e de vídeos em Libras, recursos que permitiram que nenhum dos participantes ficasse excluído das discussões. Ao trabalhar em um Ambiente Virtual para Aprendizagem acessível, pessoas com e sem deficiência participaram das atividades com equidade. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/990Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 80-922317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/990/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carlos Eduardo Rocha dosFernandes, Solange Hassan Ahmad Ali2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/990Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
title Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
spellingShingle Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
Santos, Carlos Eduardo Rocha dos
title_short Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
title_full Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
title_fullStr Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
title_full_unstemmed Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
title_sort Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira
author Santos, Carlos Eduardo Rocha dos
author_facet Santos, Carlos Eduardo Rocha dos
Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
author_role author
author2 Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Eduardo Rocha dos
Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
description A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que, nos últimos anos, cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial. É sob essa ótica que este artigo apresenta um caso bem-sucedido, em que foi possível incentivar e privilegiar a interação entre pessoas com limitações sensoriais (cegos e surdos) e pessoas sem deficiência durante a realização de um curso de Educação Financeira, oferecido a distância. O principal propósito é mostrar que a interação entre pessoas com diferentes características é possível quando se emprega diferentes mídias. As situações que apresentamos foram oferecidas por meio de história em quadrinhos (HQ), da audiodescrição, de textos descritivos e de vídeos em Libras, recursos que permitiram que nenhum dos participantes ficasse excluído das discussões. Ao trabalhar em um Ambiente Virtual para Aprendizagem acessível, pessoas com e sem deficiência participaram das atividades com equidade. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/990
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/990/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 80-92
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129402822656