Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalil, Carlos Alberto Fahel Fares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/948
Resumo: O presente artigo faz alguns questionamentos junto a professores e a pesquisadores preocupados com o processo de ensino/aprendizagem da matemática e da física, no que tange a proposta de integrar essas disciplinas no ensino médio e, ao mesmo tempo, especificamente, sugere uma abordagem interfacial dos conteúdos de Eletrodinâmica e Funções, tanto afins quanto quadráticas, tentando assim interligar tais conteúdos, dando-lhes suporte, ou seja, a Matemática com suas ideias remodelando a Física e esta, por sua vez, “cedendo” fenômenos para uma contextualização mais cotidiana dos algoritmos matemáticos, atribuindo um pouco mais de sentido a esses fenômenos, na ótica dos alunos.
id SBEM_MAT-1_0ad481591143c12fa3b9c390d224b76f
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/948
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino MédioO presente artigo faz alguns questionamentos junto a professores e a pesquisadores preocupados com o processo de ensino/aprendizagem da matemática e da física, no que tange a proposta de integrar essas disciplinas no ensino médio e, ao mesmo tempo, especificamente, sugere uma abordagem interfacial dos conteúdos de Eletrodinâmica e Funções, tanto afins quanto quadráticas, tentando assim interligar tais conteúdos, dando-lhes suporte, ou seja, a Matemática com suas ideias remodelando a Física e esta, por sua vez, “cedendo” fenômenos para uma contextualização mais cotidiana dos algoritmos matemáticos, atribuindo um pouco mais de sentido a esses fenômenos, na ótica dos alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/948Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 2-82317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/948/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessKalil, Carlos Alberto Fahel Fares2018-01-09T11:47:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/948Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:47:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
title Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
spellingShingle Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
Kalil, Carlos Alberto Fahel Fares
title_short Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
title_full Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
title_fullStr Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
title_full_unstemmed Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
title_sort Concepções interfaciais no processo ensino/aprendizagem da matemática e da física no Ensino Médio
author Kalil, Carlos Alberto Fahel Fares
author_facet Kalil, Carlos Alberto Fahel Fares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalil, Carlos Alberto Fahel Fares
description O presente artigo faz alguns questionamentos junto a professores e a pesquisadores preocupados com o processo de ensino/aprendizagem da matemática e da física, no que tange a proposta de integrar essas disciplinas no ensino médio e, ao mesmo tempo, especificamente, sugere uma abordagem interfacial dos conteúdos de Eletrodinâmica e Funções, tanto afins quanto quadráticas, tentando assim interligar tais conteúdos, dando-lhes suporte, ou seja, a Matemática com suas ideias remodelando a Física e esta, por sua vez, “cedendo” fenômenos para uma contextualização mais cotidiana dos algoritmos matemáticos, atribuindo um pouco mais de sentido a esses fenômenos, na ótica dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/948
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/948/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 2-8
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129367171073