A interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio : concepções dos professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Moura da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27736
Resumo: A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar as concepções dos professores de Matemática sobre a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. O presente trabalho foi realizado com sete professores de Matemática da etapa final da Educação Básica nas escolas Cidadãs Integrais Técnica e Estaduais do Vale do Mamanguape/PB. A caracterização da pesquisa tem sua abordagem como uma pesquisa qualitativa, pois a partir dos resultados obtidos, foi identificado quais as concepções dos professores de Matemática sobre a interdisciplinaridade no processo de ensinoaprendizagem do Ensino Médio. Nesse sentido, quanto aos objetivos, a pesquisa é de caráter exploratório. Referente aos procedimentos técnicos de investigação foi realizado um estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semiaberto, contendo doze questões, direcionado aos professores de Matemática do Ensino Médio. O referencial teórico para fundamentar a pesquisa foi a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e autores que tratam da interdisciplinaridade, bem como sobre concepções de professores, tais como Japiassu (1976), Fazenda (1979, 1994, 1998, 2002, 2011), Saxe (1991), Ponte (1992) e Thompson (1992, 1997), entre outros. Para a análise das respostas do questionário aplicado aos professores de Matemática do Ensino Médio, a técnica utilizada está dentro da modalidade de análise do conteúdo. A análise de dados demonstrou que as concepções que os professores de Matemática têm a respeito da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio se apresentam com algumas ambiguidades. Para alguns desses professores de Matemática da Educação Básica, a interdisciplinaridade promove o diálogo com duas ou mais disciplinas, de maneira coletiva. E para outros, a interdisciplinaridade é compreendida como trazer questões contextualizadas em outras áreas do conhecimento. Assim, concluiu-se que a partir das concepções apresentadas pelos professores de Matemática, eles compreendem que trabalhar a interdisciplinaridade possibilita a relação entre duas ou mais disciplinas e contribui para o seu engajamento profissional e na construção do conhecimento do aluno em outras áreas do conhecimento.
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Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semiaberto, contendo doze questões, direcionado aos professores de Matemática do Ensino Médio. O referencial teórico para fundamentar a pesquisa foi a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e autores que tratam da interdisciplinaridade, bem como sobre concepções de professores, tais como Japiassu (1976), Fazenda (1979, 1994, 1998, 2002, 2011), Saxe (1991), Ponte (1992) e Thompson (1992, 1997), entre outros. Para a análise das respostas do questionário aplicado aos professores de Matemática do Ensino Médio, a técnica utilizada está dentro da modalidade de análise do conteúdo. A análise de dados demonstrou que as concepções que os professores de Matemática têm a respeito da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio se apresentam com algumas ambiguidades. Para alguns desses professores de Matemática da Educação Básica, a interdisciplinaridade promove o diálogo com duas ou mais disciplinas, de maneira coletiva. E para outros, a interdisciplinaridade é compreendida como trazer questões contextualizadas em outras áreas do conhecimento. Assim, concluiu-se que a partir das concepções apresentadas pelos professores de Matemática, eles compreendem que trabalhar a interdisciplinaridade possibilita a relação entre duas ou mais disciplinas e contribui para o seu engajamento profissional e na construção do conhecimento do aluno em outras áreas do conhecimento.The research conducted for this Course Completion Paper aimed to investigate the conceptions of Mathematics teachers about interdisciplinarity in the teaching-learning process in High School. The present work was carried out with seven Mathematics teachers of the final stage of Basic Education in the Technical and State Integral Citizen schools of the Mamanguape Valley/PB. The characterization of the research has its approach as a qualitative research, because from the results obtained, it was identified what are the conceptions of the Mathematics teachers about interdisciplinarity in the teaching-learning process of High School. In this sense, regarding the objectives, the research is exploratory in nature. Regarding the technical research procedures, a case study was carried out. As an instrument of data collection, a semi-open questionnaire containing twelve questions was applied to high school mathematics teachers. The theoretical framework to support the research was the Common National Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) and authors who deal with interdisciplinarity, as well as on teachers' conceptions, such as Japiassu (1976), Fazenda (1979, 1994, 1998, 2002, 2011), Saxe (1991), Ponte (1992) and Thompson (1992, 1997), among others. For the analysis of the answers of the questionnaire applied to the high school mathematics teachers, the technique used is within the content analysis modality. The data analysis showed that the conceptions that the Mathematics teachers have about interdisciplinarity in the teaching-learning process in High School are presented with some ambiguities. For some of these elementary school mathematics teachers, interdisciplinarity promotes the dialogue with two or more subjects, in a collective way. And for others, interdisciplinarity is understood as bringing contextualized issues into other areas of knowledge. Thus, it was concluded that from the conceptions presented by mathematics teachers, they understand that working in interdisciplinarity enables the relationship between two or more disciplines and contributes to their professional engagement and the construction of the student's knowledge in other areas of knowledge.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T13:03:16Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianaMouradaSilva__TCC.pdf: 2311007 bytes, checksum: 127d76583a924fbd818e34c75af203e6 (MD5) AdrianaMouradaSilva__TERMO.pdf: 349117 bytes, checksum: 87d9262934d0adcbe0ad3c2d13cc5997 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-14T13:03:16Z (GMT). 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