O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spielmann, Rosane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864
Resumo: A pesquisa busca discutir o tema Avaliação da Aprendizagem em Matemática e o instrumento comumente utilizado pelo professor, a prova. Neste trabalho, a prova é entendida como um instrumento escrito e individual, por meio do qual os alunos respondem a questões de matemática relacionadas aos assuntos discutidos em aula. A presente pesquisa tem como motivação as dificuldades relatadas pelos alunos em se resolver uma prova e a complexidade do ato de avaliar, vivenciada pelos docentes. Nesse sentido, o problema de pesquisa consiste em buscar indícios do que manifestam saber os alunos quando analisam suas próprias provas de Matemática e o que denotam saber ao comentar o que fizeram nela. Diante disso, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como foco a análise dos resultados advindos da aplicação de uma prova de Matemática em uma turma do Ensino Fundamental, anos finais. As análises revelam que, de modo geral, embora os alunos saibam realizar o algoritmo, geralmente não compreendem o que estão fazendo, não compreendem o que significam os resultados que encontram e nem mesmo porque o algoritmo funciona.
id SBEM_MAT-1_0bcc9b850473b8bb2564e39f8be53f00
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/864
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provasAvaliação da Aprendizagem. Prova. Educação Matemática. Matemática.A pesquisa busca discutir o tema Avaliação da Aprendizagem em Matemática e o instrumento comumente utilizado pelo professor, a prova. Neste trabalho, a prova é entendida como um instrumento escrito e individual, por meio do qual os alunos respondem a questões de matemática relacionadas aos assuntos discutidos em aula. A presente pesquisa tem como motivação as dificuldades relatadas pelos alunos em se resolver uma prova e a complexidade do ato de avaliar, vivenciada pelos docentes. Nesse sentido, o problema de pesquisa consiste em buscar indícios do que manifestam saber os alunos quando analisam suas próprias provas de Matemática e o que denotam saber ao comentar o que fizeram nela. Diante disso, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como foco a análise dos resultados advindos da aplicação de uma prova de Matemática em uma turma do Ensino Fundamental, anos finais. As análises revelam que, de modo geral, embora os alunos saibam realizar o algoritmo, geralmente não compreendem o que estão fazendo, não compreendem o que significam os resultados que encontram e nem mesmo porque o algoritmo funciona.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 193-2112317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSpielmann, RosaneVertuan, Rodolfo Eduardo2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/864Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
title O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
spellingShingle O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
Spielmann, Rosane
Avaliação da Aprendizagem. Prova. Educação Matemática. Matemática.
title_short O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
title_full O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
title_fullStr O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
title_full_unstemmed O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
title_sort O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas
author Spielmann, Rosane
author_facet Spielmann, Rosane
Vertuan, Rodolfo Eduardo
author_role author
author2 Vertuan, Rodolfo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spielmann, Rosane
Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem. Prova. Educação Matemática. Matemática.
topic Avaliação da Aprendizagem. Prova. Educação Matemática. Matemática.
description A pesquisa busca discutir o tema Avaliação da Aprendizagem em Matemática e o instrumento comumente utilizado pelo professor, a prova. Neste trabalho, a prova é entendida como um instrumento escrito e individual, por meio do qual os alunos respondem a questões de matemática relacionadas aos assuntos discutidos em aula. A presente pesquisa tem como motivação as dificuldades relatadas pelos alunos em se resolver uma prova e a complexidade do ato de avaliar, vivenciada pelos docentes. Nesse sentido, o problema de pesquisa consiste em buscar indícios do que manifestam saber os alunos quando analisam suas próprias provas de Matemática e o que denotam saber ao comentar o que fizeram nela. Diante disso, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como foco a análise dos resultados advindos da aplicação de uma prova de Matemática em uma turma do Ensino Fundamental, anos finais. As análises revelam que, de modo geral, embora os alunos saibam realizar o algoritmo, geralmente não compreendem o que estão fazendo, não compreendem o que significam os resultados que encontram e nem mesmo porque o algoritmo funciona.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/864/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 193-211
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129036869632