O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira, Fátima Peres Zago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Civiero, Paula Andrea Grawieski, Possamai, Janaína Poffo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir os preceitos que norteiam o movimento das Feiras de Matemática e o papel da Comissão Permanente no contexto nacional. Especialmente, avaliam-se os diferentes aspectos de contribuição da Comissão Permanente no contexto das Feiras Baianas de Matemática, enfatizando a formação de professores, bem como o processo de inscrição e avaliação de trabalhos. Por fim, discute-se o processo de avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática com um olhar sobre desmitificar a meritocracia. Os resultados indicam que as Feiras de Matemática têm instigado novos olhares para o ensino de matemática que podem proporcionar espaços de ação e reflexão.
id SBEM_MAT-1_0bd78ba5d6f0ef6df858b07b4340153c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1426
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professoresFeiras de MatemáticaEducação MatemáticaComissão PermanenteEste artigo tem como objetivo discutir os preceitos que norteiam o movimento das Feiras de Matemática e o papel da Comissão Permanente no contexto nacional. Especialmente, avaliam-se os diferentes aspectos de contribuição da Comissão Permanente no contexto das Feiras Baianas de Matemática, enfatizando a formação de professores, bem como o processo de inscrição e avaliação de trabalhos. Por fim, discute-se o processo de avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática com um olhar sobre desmitificar a meritocracia. Os resultados indicam que as Feiras de Matemática têm instigado novos olhares para o ensino de matemática que podem proporcionar espaços de ação e reflexão.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 125-1392317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Oliveira, Fátima Peres ZagoCiviero, Paula Andrea GrawieskiPossamai, Janaína Poffo2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1426Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
title O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
spellingShingle O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
De Oliveira, Fátima Peres Zago
Feiras de Matemática
Educação Matemática
Comissão Permanente
title_short O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
title_full O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
title_fullStr O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
title_full_unstemmed O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
title_sort O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
author De Oliveira, Fátima Peres Zago
author_facet De Oliveira, Fátima Peres Zago
Civiero, Paula Andrea Grawieski
Possamai, Janaína Poffo
author_role author
author2 Civiero, Paula Andrea Grawieski
Possamai, Janaína Poffo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira, Fátima Peres Zago
Civiero, Paula Andrea Grawieski
Possamai, Janaína Poffo
dc.subject.por.fl_str_mv Feiras de Matemática
Educação Matemática
Comissão Permanente
topic Feiras de Matemática
Educação Matemática
Comissão Permanente
description Este artigo tem como objetivo discutir os preceitos que norteiam o movimento das Feiras de Matemática e o papel da Comissão Permanente no contexto nacional. Especialmente, avaliam-se os diferentes aspectos de contribuição da Comissão Permanente no contexto das Feiras Baianas de Matemática, enfatizando a formação de professores, bem como o processo de inscrição e avaliação de trabalhos. Por fim, discute-se o processo de avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática com um olhar sobre desmitificar a meritocracia. Os resultados indicam que as Feiras de Matemática têm instigado novos olhares para o ensino de matemática que podem proporcionar espaços de ação e reflexão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 125-139
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130253217792