O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir os preceitos que norteiam o movimento das Feiras de Matemática e o papel da Comissão Permanente no contexto nacional. Especialmente, avaliam-se os diferentes aspectos de contribuição da Comissão Permanente no contexto das Feiras Baianas de Matemática, enfatizando a formação de professores, bem como o processo de inscrição e avaliação de trabalhos. Por fim, discute-se o processo de avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática com um olhar sobre desmitificar a meritocracia. Os resultados indicam que as Feiras de Matemática têm instigado novos olhares para o ensino de matemática que podem proporcionar espaços de ação e reflexão. |
id |
SBEM_MAT-1_0bd78ba5d6f0ef6df858b07b4340153c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1426 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professoresFeiras de MatemáticaEducação MatemáticaComissão PermanenteEste artigo tem como objetivo discutir os preceitos que norteiam o movimento das Feiras de Matemática e o papel da Comissão Permanente no contexto nacional. Especialmente, avaliam-se os diferentes aspectos de contribuição da Comissão Permanente no contexto das Feiras Baianas de Matemática, enfatizando a formação de professores, bem como o processo de inscrição e avaliação de trabalhos. Por fim, discute-se o processo de avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática com um olhar sobre desmitificar a meritocracia. Os resultados indicam que as Feiras de Matemática têm instigado novos olhares para o ensino de matemática que podem proporcionar espaços de ação e reflexão.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 125-1392317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Oliveira, Fátima Peres ZagoCiviero, Paula Andrea GrawieskiPossamai, Janaína Poffo2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1426Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
title |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
spellingShingle |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores De Oliveira, Fátima Peres Zago Feiras de Matemática Educação Matemática Comissão Permanente |
title_short |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
title_full |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
title_fullStr |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
title_full_unstemmed |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
title_sort |
O trabalho colaborativo da comissão permanente das Feiras de Matemática: cenários, bastidores e formação de professores |
author |
De Oliveira, Fátima Peres Zago |
author_facet |
De Oliveira, Fátima Peres Zago Civiero, Paula Andrea Grawieski Possamai, Janaína Poffo |
author_role |
author |
author2 |
Civiero, Paula Andrea Grawieski Possamai, Janaína Poffo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Oliveira, Fátima Peres Zago Civiero, Paula Andrea Grawieski Possamai, Janaína Poffo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feiras de Matemática Educação Matemática Comissão Permanente |
topic |
Feiras de Matemática Educação Matemática Comissão Permanente |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir os preceitos que norteiam o movimento das Feiras de Matemática e o papel da Comissão Permanente no contexto nacional. Especialmente, avaliam-se os diferentes aspectos de contribuição da Comissão Permanente no contexto das Feiras Baianas de Matemática, enfatizando a formação de professores, bem como o processo de inscrição e avaliação de trabalhos. Por fim, discute-se o processo de avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática com um olhar sobre desmitificar a meritocracia. Os resultados indicam que as Feiras de Matemática têm instigado novos olhares para o ensino de matemática que podem proporcionar espaços de ação e reflexão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1426/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 125-139 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130253217792 |