Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito da formação de professores nas Feiras de Matemática. O objetivofoi investigar as contribuições da Comissão Permanente das Feiras de Matemática – CPFM para a formação continuada de professores e seu aporte para a manutenção dos princípios norteadores das Feiras de Matemática.A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário com questões abertas aos membros da CPFM Nacional e Catarinense. A análise permitiu evidenciar que essa Comissão dissemina os princípios do evento aliados à sua manutenção. Ao considerar as categorias Reducionista e Ampliada, os resultados mostraram que a maior parte dos membros da CPFM apresenta uma epistemologia crítica com relação aos princípios das Feiras de Matemática e à formação de professores como processo de reflexão e humanização do conhecimento matemático. |
id |
UFPA-6_140173bf654b2e20a76f728bec591de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/184 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professoresFormação de ProfessoresProcesso colaborativoInclusãoEste artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito da formação de professores nas Feiras de Matemática. O objetivofoi investigar as contribuições da Comissão Permanente das Feiras de Matemática – CPFM para a formação continuada de professores e seu aporte para a manutenção dos princípios norteadores das Feiras de Matemática.A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário com questões abertas aos membros da CPFM Nacional e Catarinense. A análise permitiu evidenciar que essa Comissão dissemina os princípios do evento aliados à sua manutenção. Ao considerar as categorias Reducionista e Ampliada, os resultados mostraram que a maior parte dos membros da CPFM apresenta uma epistemologia crítica com relação aos princípios das Feiras de Matemática e à formação de professores como processo de reflexão e humanização do conhecimento matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18410.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id171REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184/183Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Zago de Oliveira, Fátima PeresGrawieski Civiero, Paula Andrea2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/184Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
title |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
spellingShingle |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores Zago de Oliveira, Fátima Peres Formação de Professores Processo colaborativo Inclusão |
title_short |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
title_full |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
title_fullStr |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
title_sort |
Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores |
author |
Zago de Oliveira, Fátima Peres |
author_facet |
Zago de Oliveira, Fátima Peres Grawieski Civiero, Paula Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Grawieski Civiero, Paula Andrea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago de Oliveira, Fátima Peres Grawieski Civiero, Paula Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Processo colaborativo Inclusão |
topic |
Formação de Professores Processo colaborativo Inclusão |
description |
Este artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito da formação de professores nas Feiras de Matemática. O objetivofoi investigar as contribuições da Comissão Permanente das Feiras de Matemática – CPFM para a formação continuada de professores e seu aporte para a manutenção dos princípios norteadores das Feiras de Matemática.A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário com questões abertas aos membros da CPFM Nacional e Catarinense. A análise permitiu evidenciar que essa Comissão dissemina os princípios do evento aliados à sua manutenção. Ao considerar as categorias Reducionista e Ampliada, os resultados mostraram que a maior parte dos membros da CPFM apresenta uma epistemologia crítica com relação aos princípios das Feiras de Matemática e à formação de professores como processo de reflexão e humanização do conhecimento matemático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id171 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184/183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 30 (2019) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003205640192 |