Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clotilde da Silva, Viviane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Poffo Possamai, Janaína
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190
Resumo: A Rede de Feiras de Matemática constitui-se em um movimento, criado em 1985, que tinha como objetivo principal socializar propostas pedagógicas de ensino de Matemática que apresentassem a sala de aula como um laboratório de aprendizagem científica e, que incluíssem todos os alunos e não apenas alguns mais propensos e entusiasmados por esta Ciência. No decorrer destas mais de três décadas a avaliação dos trabalhos apresentados nestas Feiras passou por inúmeras modificações, desde uma versão puramente classificatória até o modelo atual, uma versão mais colaborativa e processual, que busca analisar os projetos apresentados de forma a fornecer subsídios para continuidade e aprofundamento (se necessário) da prática pedagógica. Desta forma este artigo tem como objetivo apresentar o processo de avaliação nas Feiras de Matemática, a sua evolução em vários momentos nestas mais de três décadas e como ele se desenvolve hoje, mostrando como foi se construindo o seu caráter colaborativo e de que forma se busca, por meio das análises dos trabalhos apresentados, propiciar aos professores orientadores subsídios para continuação de sua prática pedagógica junto aos estudantes. Para isso utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de documentos além do depoimento de professores que participaram das Feiras de Matemática. É possível observar que o processo de avaliação, nestes 35 anos de existência das Feiras de Matemática, já evoluiu consideravelmente, passando de quantitativa e classificatória para descritiva, colaborativa e de análise de processo.
id UFPA-6_107f5461e0d78753a0f5747560adba7d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/190
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processualFeiras de MatemáticaAvaliação colaborativa e processualPremiaçãoA Rede de Feiras de Matemática constitui-se em um movimento, criado em 1985, que tinha como objetivo principal socializar propostas pedagógicas de ensino de Matemática que apresentassem a sala de aula como um laboratório de aprendizagem científica e, que incluíssem todos os alunos e não apenas alguns mais propensos e entusiasmados por esta Ciência. No decorrer destas mais de três décadas a avaliação dos trabalhos apresentados nestas Feiras passou por inúmeras modificações, desde uma versão puramente classificatória até o modelo atual, uma versão mais colaborativa e processual, que busca analisar os projetos apresentados de forma a fornecer subsídios para continuidade e aprofundamento (se necessário) da prática pedagógica. Desta forma este artigo tem como objetivo apresentar o processo de avaliação nas Feiras de Matemática, a sua evolução em vários momentos nestas mais de três décadas e como ele se desenvolve hoje, mostrando como foi se construindo o seu caráter colaborativo e de que forma se busca, por meio das análises dos trabalhos apresentados, propiciar aos professores orientadores subsídios para continuação de sua prática pedagógica junto aos estudantes. Para isso utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de documentos além do depoimento de professores que participaram das Feiras de Matemática. É possível observar que o processo de avaliação, nestes 35 anos de existência das Feiras de Matemática, já evoluiu consideravelmente, passando de quantitativa e classificatória para descritiva, colaborativa e de análise de processo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id180REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190/189Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessClotilde da Silva, VivianePoffo Possamai, Janaína2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/190Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
title Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
spellingShingle Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
Clotilde da Silva, Viviane
Feiras de Matemática
Avaliação colaborativa e processual
Premiação
title_short Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
title_full Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
title_fullStr Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
title_full_unstemmed Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
title_sort Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
author Clotilde da Silva, Viviane
author_facet Clotilde da Silva, Viviane
Poffo Possamai, Janaína
author_role author
author2 Poffo Possamai, Janaína
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clotilde da Silva, Viviane
Poffo Possamai, Janaína
dc.subject.por.fl_str_mv Feiras de Matemática
Avaliação colaborativa e processual
Premiação
topic Feiras de Matemática
Avaliação colaborativa e processual
Premiação
description A Rede de Feiras de Matemática constitui-se em um movimento, criado em 1985, que tinha como objetivo principal socializar propostas pedagógicas de ensino de Matemática que apresentassem a sala de aula como um laboratório de aprendizagem científica e, que incluíssem todos os alunos e não apenas alguns mais propensos e entusiasmados por esta Ciência. No decorrer destas mais de três décadas a avaliação dos trabalhos apresentados nestas Feiras passou por inúmeras modificações, desde uma versão puramente classificatória até o modelo atual, uma versão mais colaborativa e processual, que busca analisar os projetos apresentados de forma a fornecer subsídios para continuidade e aprofundamento (se necessário) da prática pedagógica. Desta forma este artigo tem como objetivo apresentar o processo de avaliação nas Feiras de Matemática, a sua evolução em vários momentos nestas mais de três décadas e como ele se desenvolve hoje, mostrando como foi se construindo o seu caráter colaborativo e de que forma se busca, por meio das análises dos trabalhos apresentados, propiciar aos professores orientadores subsídios para continuação de sua prática pedagógica junto aos estudantes. Para isso utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de documentos além do depoimento de professores que participaram das Feiras de Matemática. É possível observar que o processo de avaliação, nestes 35 anos de existência das Feiras de Matemática, já evoluiu consideravelmente, passando de quantitativa e classificatória para descritiva, colaborativa e de análise de processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id180
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190/189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003215077376