Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190 |
Resumo: | A Rede de Feiras de Matemática constitui-se em um movimento, criado em 1985, que tinha como objetivo principal socializar propostas pedagógicas de ensino de Matemática que apresentassem a sala de aula como um laboratório de aprendizagem científica e, que incluíssem todos os alunos e não apenas alguns mais propensos e entusiasmados por esta Ciência. No decorrer destas mais de três décadas a avaliação dos trabalhos apresentados nestas Feiras passou por inúmeras modificações, desde uma versão puramente classificatória até o modelo atual, uma versão mais colaborativa e processual, que busca analisar os projetos apresentados de forma a fornecer subsídios para continuidade e aprofundamento (se necessário) da prática pedagógica. Desta forma este artigo tem como objetivo apresentar o processo de avaliação nas Feiras de Matemática, a sua evolução em vários momentos nestas mais de três décadas e como ele se desenvolve hoje, mostrando como foi se construindo o seu caráter colaborativo e de que forma se busca, por meio das análises dos trabalhos apresentados, propiciar aos professores orientadores subsídios para continuação de sua prática pedagógica junto aos estudantes. Para isso utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de documentos além do depoimento de professores que participaram das Feiras de Matemática. É possível observar que o processo de avaliação, nestes 35 anos de existência das Feiras de Matemática, já evoluiu consideravelmente, passando de quantitativa e classificatória para descritiva, colaborativa e de análise de processo. |
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Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processualFeiras de MatemáticaAvaliação colaborativa e processualPremiaçãoA Rede de Feiras de Matemática constitui-se em um movimento, criado em 1985, que tinha como objetivo principal socializar propostas pedagógicas de ensino de Matemática que apresentassem a sala de aula como um laboratório de aprendizagem científica e, que incluíssem todos os alunos e não apenas alguns mais propensos e entusiasmados por esta Ciência. No decorrer destas mais de três décadas a avaliação dos trabalhos apresentados nestas Feiras passou por inúmeras modificações, desde uma versão puramente classificatória até o modelo atual, uma versão mais colaborativa e processual, que busca analisar os projetos apresentados de forma a fornecer subsídios para continuidade e aprofundamento (se necessário) da prática pedagógica. Desta forma este artigo tem como objetivo apresentar o processo de avaliação nas Feiras de Matemática, a sua evolução em vários momentos nestas mais de três décadas e como ele se desenvolve hoje, mostrando como foi se construindo o seu caráter colaborativo e de que forma se busca, por meio das análises dos trabalhos apresentados, propiciar aos professores orientadores subsídios para continuação de sua prática pedagógica junto aos estudantes. Para isso utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de documentos além do depoimento de professores que participaram das Feiras de Matemática. É possível observar que o processo de avaliação, nestes 35 anos de existência das Feiras de Matemática, já evoluiu consideravelmente, passando de quantitativa e classificatória para descritiva, colaborativa e de análise de processo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id180REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190/189Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessClotilde da Silva, VivianePoffo Possamai, Janaína2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/190Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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