O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, José Luiz Magalhães de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de, Silva, Maysa Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220
Resumo: Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados.
id SBEM_MAT-1_0c1136d996e3c7e3f1203ee820dc94b7
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/220
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básicanúmeros inteirosregularidadesálgebrapré-vestibulandos.Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220Educação Matemática em Revista; Número 33 - Agosto, 2011; 04 - 122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220/209Freitas, José Luiz Magalhães deLima, Anete Valeria Masson Coimbra deSilva, Maysa Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/220Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
title O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
spellingShingle O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
Freitas, José Luiz Magalhães de
números inteiros
regularidades
álgebra
pré-vestibulandos.
title_short O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
title_full O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
title_fullStr O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
title_full_unstemmed O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
title_sort O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
author Freitas, José Luiz Magalhães de
author_facet Freitas, José Luiz Magalhães de
Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de
Silva, Maysa Ferreira da
author_role author
author2 Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de
Silva, Maysa Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, José Luiz Magalhães de
Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de
Silva, Maysa Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv números inteiros
regularidades
álgebra
pré-vestibulandos.
topic números inteiros
regularidades
álgebra
pré-vestibulandos.
description Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220/209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 33 - Agosto, 2011; 04 - 12
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127881338881