O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220 |
Resumo: | Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados. |
id |
SBEM_MAT-1_0c1136d996e3c7e3f1203ee820dc94b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/220 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básicanúmeros inteirosregularidadesálgebrapré-vestibulandos.Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220Educação Matemática em Revista; Número 33 - Agosto, 2011; 04 - 122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220/209Freitas, José Luiz Magalhães deLima, Anete Valeria Masson Coimbra deSilva, Maysa Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/220Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
title |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
spellingShingle |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica Freitas, José Luiz Magalhães de números inteiros regularidades álgebra pré-vestibulandos. |
title_short |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
title_full |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
title_fullStr |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
title_sort |
O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica |
author |
Freitas, José Luiz Magalhães de |
author_facet |
Freitas, José Luiz Magalhães de Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de Silva, Maysa Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de Silva, Maysa Ferreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, José Luiz Magalhães de Lima, Anete Valeria Masson Coimbra de Silva, Maysa Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
números inteiros regularidades álgebra pré-vestibulandos. |
topic |
números inteiros regularidades álgebra pré-vestibulandos. |
description |
Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 33 - Agosto, 2011; 04 - 12 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127881338881 |